3º Trim. 2014 - Lição 9 - A verdadeira sabedoria se manifesta na prática V

3º Trim. 2014 - Lição 9 - A verdadeira sabedoria se manifesta na prática V
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2014
FÉ E OBRAS: ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica
COMENTARISTA: ELIEZER DE LIRA E SILVA
COMENTÁRIOS - SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM RECIFE/PE



LIÇÃO 09 – A VERDADEIRA SABEDORIA SE MANIFESTA NA PRÁTICA - 3º TRIM. 2014 (Tg 3.13-18)

INTRODUÇÃO
               Nos dias de Tiago, muitos mestres se diziam sábios, mas, viviam em contendas, se auto gloriando e eram invejosos. Por isso, o apóstolo adverte que a verdadeira sabedoria não se manifesta, necessariamente, em discursos e palavras, mas, principalmente, em obras: “Quem dentre vós é sábio e inteligente? Mostre, pelo seu bom trato, as suas obras em mansidão de sabedoria” (Tg 3.13). Em outras palavras: aquele que é sábio não é invejoso e nem contencioso. Nesta lição veremos a definição de sabedoria; estudaremos o contraste entre a sabedoria que vem de Deus e a que vem do diabo; e, finalmente, a diferença entre o mestre que é carnal e o que é espiritual.

I – DEFINIÇÃO
                  O termo grego para sabedoria é “sophia” e significa “habilidade nas questões da vida”, “sabedoria prática”, “administração sábia e sensata” ou “uso correto do conhecimento” (Lc 21.15; At 6.3; 7.10; Cl 1.28; 3.16; 4.5). “A sabedoria é a capacidade espiritual de ver e avaliar nossa vida e conduta do ponto de vista de Deus. Inclui fazer escolhas acertadas e praticar as coisas certas de conformidade com a Palavra de Deus  e na direção do Espírito Santo (STAMPS, 1995, p. 1926). “Ter sabedoria é pensar bem e agir bem em qualquer empreendimento realizado, seja secular ou espiritual” (CHAMPLIN, 2004, p. 7).

II – DOIS TIPOS DE SABEDORIA
            No capítulo 3 de sua epístola, o apóstolo Tiago enumera dois tipos de sabedoria. Vejamos:

2.1 A sabedoria que não vem do alto (Tg 3.15). Esta sabedoria não procede de Deus e possui três características principais: é terrena, animal e diabólica. É a sabedoria que produz maus frutos e não promovem a paz e a comunhão. Vejamos:
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROF. PAULO AVELINO
 fonte 
 http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/3412-3%C2%BA-trim-2014-li%C3%A7%C3%A3o-9-a-verdadeira-sabedoria-se-manifesta-na-pr%C3%A1tica-v.html