3º Trim. 2014 - Lição 9 - A verdadeira sabedoria se manifesta na prática I Plano de Aula

3º Trim. 2014 - Lição 9 - A verdadeira sabedoria se manifesta na prática I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2014
FÉ E OBRAS: ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica
COMENTARISTA: ELIEZER DE LIRA E SILVA
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SPPLANO DE AULA  Nº 9


                                                                                                           


LIÇÃO Nº 9 – A VERDADEIRA SABEDORIA SE MANIFESTA NA PRÁTICA
1º SLIDE  INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo da epístola universal de Tiago, estudaremos hoje a passagem de Tg.3:13-18, quando o irmão do Senhor nos fala a respeito da verdadeira sabedoria.
- A vida cristã depende da sabedoria que vem do alto.
2º SLIDE  I – MOSTRANDO A VERDADEIRA SABEDORIA
- Tiago mostra-nos, depois da língua, outro obstáculo que pode perturbar a nossa peregrinação terrena rumo ao céu: a sabedoria terrena.
- Tiago faz uma indagação: Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria (Tg.3:13).
3º SLIDE
-. Ninguém pode se dizer sábio e entendido, sabedor das coisas, se não o demonstrar por suas obras, por suas ações, por seu comportamento, por sua conduta.
- “Conhecer” entre os israelitas significa “intimidade”, “experiência”, uma vivência que leve a um envolvimento, a um compartilhamento existencial.
4º SLIDE
- Este conhecimento é o objetivo da própria missão salvífica de Cristo Jesus, que veio restaurar a comunhão perdida entre Deus e o homem por causa do pecado (Jo.17:21).
- Se alguém se considera sábio e entendido no meio do povo de Deus, deve demonstrar que tem este conhecimento, ou seja, que tem plena comunhão com o Senhor, que é um com Deus por Cristo Jesus, através de um “bom trato”, através de “obras em mansidão de sabedoria”.
5º SLIDE
- A sabedoria é algo que vem diretamente de Deus (Tg.1:5), não nasce no homem.
- Quem se diz sábio e entendido, portanto, é pessoa que obedece ao Senhor, guarda os Seus mandamentos e, deste modo, tem uma vida piedosa, uma vida que se guia pelos ditames estabelecidos por Deus.
6º SLIDE
- Quem é sábio e entendido mostra as suas obras “em mansidão de sabedoria”, ou seja,  aprende com Jesus e, por aprender com o Mestre dos mestres, passa a ser manso e humilde de coração.
- A verdadeira sabedoria manifesta-se em mansidão, ou seja, em humildade.
7º SLIDE  II – A SABEDORIA TERRENA, ANIMAL E DIABÓLICA
- Tiago apresenta a falsa sabedoria, que ele chamará de “sabedoria terrena, animal e diabólica”, que é demonstrada por (Tg.3:14): a) amarga inveja; b) sentimento faccioso.
8º SLIDE
- A inveja é a manifestação do domínio do ego sobre o ser humano, uma típica manifestação da carne.
- A inveja é o sentimento pelo qual alguém deseja o mal a outrem por causa do sucesso que este outro está a ter. É a inconformidade com o bem-estar do outro a mostrar uma mentalidade que é egoísta, individualista, que somente pensa em si.
9º SLIDE
- O sentimento faccioso é um elemento que nos dissocia dos outros, que nos afasta do próximo e de Deus.
- Sentimento faccioso é o sentimento de divisão, que nos distancia das pessoas, que nos faz entender sermos melhores e maiores do que os outros, que nos leva a querer a eliminação ou a desconsideração de outras pessoas.
10º SLIDE
- Cristo veio para a reconciliação entre Deus e o homem (II Co.5:19) e, por isso, n’Ele não houve nem podia haver qualquer sentimento faccioso.
- A sabedoria que é demonstrada por amarga inveja e sentimento faccioso é uma sabedoria que, diz Tiago, não vem do alto, mas é terrena, animal e diabólica (Tg.3:15).
11º SLIDE
- A falsa sabedoria é:
a) terrena, porque ela é criada aqui mesmo na Terra;
b) animal, porque guiada pelos instintos humanos, numa perspectiva meramente horizontal da vida;
c) diabólica, porque incitada, estimulada pela proposta satânica da independência de Deus.
12º SLIDE
- “Onde há inveja e espírito faccioso, aí há perturbação e toda a obra perversa” (Tg.3:16).
- A sabedoria terrena, animal e diabólica somente produz perturbação e perversidade. Quem é animado por este tipo de sabedoria só pode praticar o mal, só pode cometer pecado, só pode gerar morte espiritual para si e para os que o cercam.
13º SLIDE  III – A SABEDORIA QUE VEM DO ALTO
- Tiago passa a descrever a sabedoria que vem do alto, a sabedoria verdadeira.
- Esta sabedoria vem do alto, ou seja, esta sabedoria tem sua origem em Deus, não é algo que seja produzido pela mente humana, que seja conquistado pelos méritos humanos, mas é uma dádiva divina, algo que somente há em Deus.
14º SLIDE
- A verdadeira sabedoria, que vem do alto, com origem em Deus, é (Tg.3:17) (I):
a) pura, pois Deus é santo (I Pe.1:16); b) pacífica, pois Cristo é o Príncipe da Paz (Is.9:6) e nos deu a Sua paz (Jo.14:27); c) moderada, pois a ciência do Santo é a prudência (P)v.9:10);
15º SLIDE
- A verdadeira sabedoria, que vem do alto, com origem em Deus, é (Tg.3:17) (II):
d) tratável, ou seja, de fácil persuasão, pois advém de Cristo, manso e humilde de coração (Mt.11:29);
e) cheia de misericórdia, pois advém de um Deus misericordioso (Ex.22:27; Sl.103:8);
f) cheia de bons frutos, pois fomos salvos para produzir frutos de justiça (Fp.1:11);
16º SLIDE
- A verdadeira sabedoria, que vem do alto, com origem em Deus, é (Tg.3:17) (III):
g) imparcial, pois advém de um Deus que não faz acepção de pessoas (At.10:34);
h) sem hipocrisia, pois advém de um Deus que é a verdade (Jr.10:10; Jo.14:6).
17º SLIDE
- O fruto da justiça semeia-se na paz, para os que exercitam a paz, ou seja, somente se pode ter a verdadeira sabedoria se houver “semeadura na paz”, ou seja, se estivermos em comunhão com o Senhor, se tivermos a devida justificação pela fé, porquanto é ela que nos traz paz com Deus (Rm.5:1).
- Quem entra em comunhão com Deus pela fé em Cristo em Jesus “semeia na paz” e colherá o fruto de justiça, desde que haja o exercício da paz.
18º SLIDE
- Quem se diz salvo, quem se diz em comunhão com Deus e cresce em intimidade com o Senhor, por uma vida de contínua santificação, revela esta intimidade e esta cada vez maior aproximação com Deus por meio de frutos de justiça, de boas obras.
-  Temos semeado na paz? Provamos tal semeadura pelos frutos de justiça? Pensemos nisto!
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
 fonte http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/3410-3%C2%BA-trim-2014-li%C3%A7%C3%A3o-9-a-verdadeira-sabedoria-se-manifesta-na-pr%C3%A1tica-i-plano-de-aula.html