3º Trim. 2014 - PRIMARIOS - Lição 9: A casa de Deus é lugar de curas

3º Trim. 2014 - PRIMARIOS - Lição 9: A casa de Deus é lugar de curas
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMÁRIOS – CPAD
3º Trimestre de 2014
Tema: A igreja é a casa de Deus
Comentaristas: Midian Pessoa e Laudicéia Barboza


LIÇÃO 9 – A CASA DE DEUS É LUGAR DE CURAS


Texto Bíblico: Lucas 6.6-11


ObjetivoProfessor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se que Deus sendo nosso Criador, sabe tudo sobre nós e nosso corpo. Ele pode curar-nos de toda enfermidade.

Frase do dia...
DEUS PODE ME CURAR

Cole a figura abaixo em um cartaz e escreva a frase do dia, e também o texto para decorar. Em seguida enfatize aos pequenos que na ilustração Jesus está ressuscitando a filha de Jairo. A menina havia morrido e Ele ressuscitou. Jesus pode curar todas as enfermidades.

Memória em ação
O SENHOR cura todas as minhas doenças”(Sl 103.3 – NTLH).


Explorando a Bíblia
Deus nos deu duas mãos, pois Ele sabia que precisamos de ambas. É muito difícil para alguém que perde uma das mãos. Embora a pessoa se acostume com o tempo, não é fácil. Imaginem no tempo de Jesus que não havia máquinas para ajudar, como temos hoje! (permitir às crianças que falem sobre alguns eletrodomésticos e como as tarefas domésticas eram feitas antes. Por exemplo: Liquidificador, batedeira, amassador, máquina de costurar, etc.)
Antes, tudo era feito à mão e o povo daquela época olhava de um modo estranho para as pessoas que tivessem deficiências.
Havia naquela época, um homem muito infeliz. O primeiro motivo era que se alguém tivesse algum defeito físico naquele tempo, era muito comum algumas pessoas rirem disto. Imaginem só que coisa tão feia e desagradável! Certamente isso deixava Jesus muito triste!

O segundo motivo para que alguém fosse infeliz, era que ninguém dava emprego a deficientes. Se ele não tivesse uma família que o pudesse sustentar, teria que pedir esmolas.
O homem da história bíblica de hoje andava pela cidade se escondendo das pessoas. Era uma situação bem triste, mas mesmo com esses problemas, ele nunca deixava de ir à sinagoga, como era chamada a igreja naqueles dias. Esse homem ia todos os sábados para adorar a Deus.
Ele havia escutado que Alguém por nome Jesus havia curado muitas pessoas e curara até um cego, mas não tinha esperança de encontrá-Lo e talvez nem coragem de procurá-Lo. E assim, continuava sem esperanças.
Em todas as cidades que Jesus passava, sempre ia à sinagoga aos sábados com Seus discípulos.

Quando nesse sábado Jesus entrou na sinagoga, como era Seu costume, e viu aquele homem, quase que escondido, para não chamar a atenção.
Os homens achavam errado curar no dia de sábado, mas Jesus queria mostrar-lhes e a nós também, que o sábado é um dia especial para fazermos coisas boas pelos outros.
Jesus então chamou aquele homem e mandou que ele estendesse sua mão e a curou, mostrando assim, que o importante é tratar com amor e bondade aqueles que precisam de nós; seja qual for sua necessidade.
Aquele homem foi para casa muito feliz. Agora poderia estar com sua família, trabalhar, ser bem visto pela sociedade, mas o mais importante foi que ele agora poderia mostrar sua mão aos outros e desta forma, glorificar a Deus, testemunhando o que Ele realizou em sua vida.

As mãos fazem muitas coisas. Hoje as mãos também podem fazer muitas coisas, que mesmo simples, como pegar na mão de uma pessoa idosa para atravessar a rua ou pegar o brinquedo de uma criança pequena que caiu ou até mesmo de juntar as mãos para orar, são ações muito poderosas.
Quem são as pessoas que vocês conhecem que estão doentes para quem precisamos orar? (Esperar os pedidos)
Orar juntamente com os pequenos.

Fontes Consultadas:
·         Bíblia NTLH – SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         53 Histórias de Jesus – Geográfica Editora
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Edição 2000.


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva  
 fonte http://www.portalebd.org.br/classes/primarios/item/3437-primarios.html