É falsa a notícia da profecia de fiel assembleiana acerca da morte de Eduardo Campos



Circulou nas redes sociais a suposta notícia (também replicada por Genizah) dando conta de que o candidato Eduardo Campos teria recebido uma profecia de morte de uma cantora durante  visita recente à  E.B.O na COMADALPE, na cidade Abreu e Lima em Pernambuco.

As imagens, embora reais, produzidas por um fiel presente ao evento teriam sido alvo de montagem a fim de montar o enredo do suposto episódio.


Dada a extensão da promoção do boato e a confirmação da origem da foto e da referida visita, somada a "fama" deste tipo de prática na denominação, a apuração dos fatos esteve dificultada, o que levou ao erro alguns sites - este inclusive. Confira a matéria com a ERRATA aqui.


O fato é que o teor da "ministração" particular da cantora da foto ao candidato vitimado pela recente tragédia não guardaria nenhuma relação com a previsão noticiada.


Em nota, divulgada na noite desta sexta-feira, o pastor Pr. Roberto José dos Santos confirmou a visita do ex-governador à sua comunidade -Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Abreu e Lima- mas negou o episódio.


Segundo pudemos monitorar, a primeira postagem nas redes sociais das imagens não editadas do encontro da suposta profeta com o ex-governado (sem a legenda criando o boato, como  visto acima) partiu, de fato, de um IP da localidade de Paulista, em Pernambuco, município contíguo a Abreu e Lima, ambas cidades da região metropolitana do Recife. Este fato, somado ao fato da fotografia ser real e, adequadamente datada, dava alguma credibilidade à notícia. Obviamente, este acabou não sendo o caso. Os sites O Fuxico Gospel e o Assembleianos teriam sidos os primeiros sites evangélicos a replicar a noticia. Outros 140 blogs e sites (aprox.) replicaram.