LIÇÃO Nº 8 – O CUIDADO COM A LÍNGUA

3º Trim. 2014 - Lição 8 - O cuidado com a língua I
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2014
FÉ E OBRAS: ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica
COMENTARISTA: ELIEZER DE LIRA E SILVA
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


                                                                                             


ESBOÇO Nº 8
LIÇÃO Nº 8 – O CUIDADO COM A LÍNGUA
                                                A vida cristã depende do controle da nossa língua pelo Espírito Santo.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo da epístola universal de Tiago, estudaremos hoje a passagem de Tg.3:1-12, onde o irmão do Senhor fala da necessidade que temos de manter nossa língua sob controle.
A vida cristã depende do controle da nossa língua pelo Espírito Santo.
I – O PAPEL DA LINGUAGEM NO SER HUMANO
- Dando sequência ao estudo do livro de Tiago, hoje trataremos de um tema que foi minudentemente tratado na epístola, na passagem de Tg.3:1-12, referente ao cuidado que devemos ter com o nosso falar. O irmão do Senhor mostra que o controle sobre a língua é fundamental para que tenhamos uma vida cristã autêntica.
- Antes de tratarmos do que o irmão do Senhor diz a respeito deste importante aspecto da vida sobre a face da Terra, vamos fazer uma sucinta, brevíssima análise a respeito do papel que a linguagem exerce no ser humano, no papel que o próprio Deus reservou ao falar na própria humanidade.
- Quando Deus criou o homem, fê-lo um ser inteligente, e, para mostrar ao homem que ele era um ser racional, mandou que ele desse nome aos animais (Gn.2:19,20). Nete gesto, o Senhor mostra-nos que a linguagem, a capacidade de criar palavras e de elaborar um discurso é a principal manifestação da inteligência, da racionalidade humana.
A palavra revela-se, assim, o meio principal pelo qual o homem dá demonstração de sua racionalidade, de sua especificidade em relação a todas as demais criaturas terrenas, pois, por ser capaz de criar palavras, de manifestar seu raciocínio por intermédio do falar, mostra sua condição de coroa da criação terrena e de um ser diferenciado.

- Por isso mesmo, embora os demais seres também tenham rudimentos de expressão e de comunicação entre si, nenhum deles consegue, de forma alguma, elaborar um idioma como o homem, criar palavras, fazer com que haja concatenação de ideias e transmissão daquilo que está em seu interior (pensamentos, desejos, sentimentos) para o mundo exterior, pois é isto que a língua realiza, faz com que aquilo que era interno se torne “comum”, conhecido de todos.
fonte portal ebd