"Nicolaítas - Quem são eles? parteII" - Quem foi Nicolau? segundo Atos 6:5.



Rô Moreira
NICOLAU. Nome próprio formado por dois termos gregos que dão a entender “vencedor do povo”. Ele se converteu em Antioquia ao cristianismo, e foi um dos sete diáconos originais (ver Atos 6:5). Nicolau, prosélito de Antioquia, Atos 6:5.  bem possível que se faça menção aqui ao fato de que era prosélito.. , a fim de mostrar que era gentio puro. O mais certo é que primeiramente se tenha tornado prosélito do judaísmo, e depois se converteu ao cristianismo. Tradicionalmente, esse homem é o fundador da seita herética dos nicolaitas, que podia ser encontrada em Êfeso e em Pérgamo, além de outras localidades, condenada em Apoc. 2:6,15. Tem sido dito acerca dele que ensinava os homens a abusar da carne. (ver Clemente de Alexandria, Strom. üi.; Eusêbio, Histôria Eclesiástica üi.29). No entanto, Clemente de Alexandria descreveu Nicolau como homem bom, embora houvesse nessa época uma seita que praticava a troca de esposas, escudando-se sobre a suposta autoridade de Nicolau.
É evidente que os nicolaitas procuravam obter uma posição de transigência com o paganismo, a fim de permitir aos cristãos participarem de vários costumes e tradições locais, sem qualquer embaraço. Alguns estudiosos têm procurado identificar os nicolaitas com os indivíduos atacados nos trechos de II- Pedro, 2:15 e lud. 11, supondo que sua principal heresia consistia na defesa à lassidão sexual. Existem referências, nos escritos de Irineu, Clemente e Tertuliano, que indicam que essa seita gradualmente se foi identificando como uma organização gnóstica, cujas origens remontavam ao ano 200 D.C. Todavia, outros intérpretes têm negado haver qualquer conexão entre a seita dos nicolaítas e Nicolau, afirmando que o termo nicolaitas se deriva da forma helenizada do apelativo hebraico Balaio.
Por conseguinte, essa seita não teria tido existência real, mas apenas alegórica, pelo que também não teria tido relação alguma com o diácono Nicolau. Tal termo nicolaitas, portanto, podia ser usado de forma lata, por diversos grupos de expressão religiosa duvidosa. Alguns eruditos chegam mesmo a crer que as tradições que identificam o diácono Nicolau com qualquer culto herético primitivo são tão indignas de confiança como aquelas outras que dizem respeito aos Atos apócrifos escritos supostamente por Prôcoro. (Ver Nicolaltas no blog da Rô Moreira) Prosélito de Antioquia.
Isso não indica que os outros diáconos não pudessem ter sido prosélitos, primeiramente do judaísmo e então do cristianismo. O mais provável é que tal epiteto significava que Nicolau foi a primeira pessoa a alcançar projeção; na Igreja cristã primitiva, a não pertencer à descendência de Abraão; e através desse fato o rápido avanço da Igreja cristã por território não judaico é aqui introduzido. Toda essa seção quase certamente se deriva de uma fonte informativa antioquiana. Agora a Igreja cristã se afastava paulatinamente de sua expressão judaica; e esses homens representavam essa expansão.
fontehttp://mulheresabias.blogspot.com.br/2013/11/nicolaitas-quem-sao-eles-parteii-quem.html