O que a Penina tem lhe feito a ponto de atrapalhar a sua vida?

O que a Penina tem lhe feito a ponto de atrapalhar a sua vida?

 O que a Penina tem lhe feito a ponto de atrapalhar a sua vida?

  Francisco Jacob Ferreira*



(...) Ana, por que choras? E por que não comes? E por que está mal o teu coração? Não te sou eu melhor do que dez filhos? (I Samuel 1:8)


         Sempre que eu leio este texto Bíblico referente a Elcana e sua mulher Ana juntamente com Penina sua segunda mulher, eu fico muito preocupado e, às vezes, até um tanto quanto raivoso em perceber o que a Penina, a outra, a segunda mulher que Elcana tinha junto com Ana, aparentemente não era flor que se cheirasse, fazia para a outra mulher de seu marido, Ana, coisas terríveis, na realidade olhando assim desta maneira e, de imediato, quando lemos o texto, dá realmente um pouco de ira da Penina, pois a consideramos imediatamente, após a leitura, sentiremos que ela era uma pessoa ruim, má, com intuitos não cristãos só porque ela podia gerar filhos para Elcana e Ana sua esposa, não.
         Ora, quando lemos, até entendemos que DEUS tinha dado para ela uma dádiva de poder gerar filhos, e para Ana lhe tinha cerrado a madre (I Samuel 1:6) e esta bênção de poder gerar filhos deveria ser uma bênção que viesse abençoar todos quanto estivessem ao seu redor, e não uma arma para fustigar Ana, não a outra mulher de Elcana, porém sua preferida, a mulher do seu amor. Até parece que Penina se alimentava deste fato dia a dia, desta maldade para sobreviver com mais prestígio ao lado de Elcana que demonstrava em atitudes e palavras a preferência do seu amor, e também o seu marido, e não existiam dúvidas nisto, ou ainda, dá a impressão que ela também usava este dom esta dádiva de gerar filhos para mostrar para Elcana, sabendo ela que Ana tinha dele a sua preferência, que ela era mais valiosa que Ana, que, com o dom de gerar filhos, lhe dava a sua continuidade na terra.
Lendo o texto mais calmamente e o contexto percebe-se que Ana era uma mulher amada (I Samuel 1:5) por Elcana, porém, triste, dar-se a entender era muito mais amada, muito mais mesmo, mas Penina também era amada porque ele reconhecia o seu valor. Naquele tempo, mulher estéril não tinha grande valia, ou pior, até porque mulher de um modo geral tinha tanta valia delas era quase que negativa, pois eram vistas apenas como mulheres, e eram diferenciadas, quando se tinha um harém, este harém significava para quem era o seu proprietário, uma condição financeira excelente, tal qual era o camelo para aquela época, quem os tinha em quantidade tinha crédito, era visto como alguém de bens, desta forma mulheres era o indício de quem tinha posses para poder sustentá-las em quantidade e qualidade, não que a bigamia fosse permitida, porém DEUS permitia que o homem tivesse mais de uma mulher, e quando a mulher não podia gerar, esta então, não tinha valor nenhum, porém, no caso de Ana, era diferente, Elcana tinha por ela um amor incondicional, mesmo ela não podendo gerar filhos, ele tinha por ela uma preocupação maior.
         Porém, se olharmos o texto de outra forma, poderemos entender que Penina não era um problema, Penina tinha uma dádiva de gerar filhos, e isto era uma bênção, o problema na realidade era de Ana que não podia gerar filhos, e isto fazia dela, na sua própria concepção, inútil. É bem verdade que Penina fustigava Ana mais o problema era realmente de Ana e estava com a Ana e Ana que parecia para Elcana uma mulher com um problema, não, Penina.
         Em muitos momentos da vida, nós estamos com um problema e achamos que o nosso problema e gerado por alguém e, na realidade, é nós que estamos fazendo o nosso problema gerar problema, a falta de fé é nossa em pensar que DEUS não pode realizar algo para retirar de nós o nosso problema, ou então, nós aumentamos em um tamanho descomunal o nosso problema, de tal forma que a nós ele parece insolúvel, quando, na realidade, se orarmos e pedirmos a DEUS. ele se resolve de uma maneira simples, e o nosso tão grande problema se dissolve como se nunca houvesse existido. Porém, era assim para Ana, no seu coração e mente não tinha solução para o seu problema de esterilidade, até porque há muito tempo ela vinha se digladiando consigo mesma.
         Olhando ainda de outro ângulo, deveríamos ver que o problema de Ana era, na realidade, uma maneira para DEUS ser glorificado na vida dela, assim conosco é também. DEUS nos usa com um problema para gloriar-Se em nossa vida, usando-nos como um instrumento em Suas mãos, mas nós, em nossa pequenez, nos consideramos uma pessoa miserável e sofredora porque temos tal problema, uma tal dificuldade, e isto não é verdade, até porque, no mundo, nós teremos aflição, e isto é real a todos que vivem neste mundo, ricos e pobres, feios e bonitos, altos e baixos, brancos ou não brancos, não importa, todos temos aflições (João 16:33). E nada acontece sem que haja a permissão de DEUS, sem a vontade permissiva de DEUS.
         Será que não temos nós uma Penina em nosso caminho? Será que não é nosso e exclusivamente nosso o problema que nos atinge e, como Ana, acreditamos que é insolúvel? Porém, quando Ana percebeu que existia um meio de livrar-se do problema que lhe afligia, ela tomou a sua decisão, quando foi ao Templo, como fazia todos os anos de sua vida, resolveu agir de forma diferente com DEUS, será que não nos está faltando uma atitude diferente com DEUS? Será que a nossa estratégia está dando certo frente ao que pedimos ao Senhor? Vejamos: Ana mudou com DEUS o rumo de sua petição, mudou propriamente falando o rumo da conversa que queria ter com DEUS.
     Vamos ver qual a estratégia que Ana usou com DEUS, como ela se colocou na presença de DEUS, como ela pediu a DEUS e o que ela ofereceu a DEUS em troca do favor recebido.
(...) E fez um voto, dizendo: Senhor dos Exércitos! Se benignamente atentares para a aflição da tua serva, e de mim te lembrares, e da tua serva não te esqueceres, mas à tua serva deres um filho homem, ao Senhor o darei todos os dias da sua vida, e sobre a sua cabeça não passará navalha. (I Samuel 1:11)
                        Mude o seu conceito com o Senhor, verifique se não esteja colocando a culpa da não realização de sua vida nas costas da Penina, uma Penina imaginária que age com rigor quando não somos capazes de conceber a ideia que o que estamos passando estamos passando em função de nós mesmos, a Penina de Eucana ela só podia gerar filhos, não era ela que estava amargurada em função da esterilidade, e bem verdade que as vezes as Peninas que se apresentam para nós, nos fustigam, nos fazem titubear no caminho, e é verdadeiramente isto que o inimigo de nossas almas que veio para matar roubar e destruir, quer que aconteça  (João 10:10), mais mudando a nossa estratégia com DEUS, a nossa maneira de agirmos com DEUS, a nossa vontade de servirmos a DEUS, Ele nos dará o que deseja o nosso coração, porque Ele concede o que deseja o coração do homem.

(...) Deleita-te também no Senhor, e te concederá os desejos do teu coração. 
(...) Conceda-te conforme ao teu coração, e cumpra todo o teu plano.

* Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério do Belém - Setor 5 (Osasco/SP) - congregação de Jardim Rochdale I.fonte http://www.portalebd.org.br/atualidades/reflexoes/item/3421-o-que-a-penina-tem-lhe-feito-a-ponto-de-atrapalhar-a-sua-vida?.html