Votar com consciência é um ato de cidadania

Votar com consciência é um ato de cidadania
“ Uma Reflexão Momentânea “

Votar com consciência é um ato de cidadania.

                                                                                                                                Francisco Jacob Ferreira*


                        Desde que me conheço por gente, como diziam e ainda dizem os mais antigos, que trazem dentro de si uma sabedoria incomensurável, o voto é o seu maior presente, é único, individual, exclusivo, é só seu, ninguém tira de você, é extremamente útil a quem dele se beneficia, tanto votando como recebendo de você o voto.
Na escola primária de antigamente, e bem antigamente, os professores davam pequenas pinceladas na maneira de usar o voto, parece que até estavam prevendo os dias atuais, e estas tais pinceladas eram dadas quando nos colocavam em forma de fila indiana e nos faziam jurar a bandeira, cantávamos o hino nacional em aulas de moral e cívica.
 O voto é também o que o cidadão tem de mais precioso quando exerce a sua cidadania de votar, diziam os antigos professores, que, diga-se de passagem, eram respeitados por todos.
                        De contrapartida, o voto, já nos nossos dias, é o que mais se persegue do ser humano, é perseguido por ser uma joia preciosa nas mãos de alguns, e todos os que pretendem estar em uma posição privilegiada de comando o buscam de balde, oferecendo mundos e fundos para tal.
           O voto pode trazer para alguns, alegria e para outros, tristezas, pode também trazer benefícios para alguns poucos e em outro momento, malefícios para muitos outros, e isto é interessante porque é somente um voto, um gesto de confiança dado a alguém ou a alguma coisa que faz com que este gesto tenha tantas controvérsias.
                       
Nestes nossos dias, está existindo uma necessidade de, ao darmos o nosso voto a alguém, colocarmo-nos por obrigação exigida na atitude de votar, já que somos obrigados por lei sendo este ato inconstitucional. Faz-se, então, necessário fazer-se um trabalho de pesquisa antes do ato de votar para não entrarmos no amanhã em depressão dizendo a nós mesmos que erramos ao darmos o nosso voto para alguém.
 Por ser este assunto um tanto quanto controverso e delicado, não são muitos os que abordam sobre ele, porém para nós, que somos servos do DEUS vivo e queremos estar com as nossas consciências sempre em dia e tranquila, necessário se faz fazermos uma pesquisa antecipada e profunda, usando a informática, que está à disposição de todos hoje em dia. Perguntemos então: para quem daremos os nossos votos? Por que daremos o nosso voto? O que acontecerá quando dermos o nosso voto? Muitos se colocam na posição de recebê-lo, porém, muitos também não merecem receber de cada um de nós o nosso bem maior, o voto.
                        Acredito que a pesquisa a fazer-se para poder-se então votar com a consciência tranquila não é só pesquisar os projetos apresentados e os planos de governo de cada candidato para a presente eleição. É necessário e prioritário pesquisar-se também a vida pregressa dessa pessoa que se coloca na posição para ser votada, vejamos o que ele fez no passado que mereça o nosso voto, o que disse no passado que faça merecedor do nosso voto, com quem se aliou no passado para podermos, então, dar a este candidato o nosso voto. Estas perguntas devem ser feitas antes de elegermos alguém a merecedor do nosso voto.
Necessita-se também pesquisar-se o presente deste candidato, e fazer-se então, algumas perguntas, tais como: O que faz este candidato? A quem este, hoje, está aliado? Qual o projeto para o futuro? O que este candidato professa e a quem professa? Qual o intuito do candidato logo após, ser eleito, trabalhará efetivamente para quem o elegeu ou será mais um como os outros a quem nós já elegemos?
                        Nestes dias que vivemos, temos ouvido, visto. apreciado muitos que se dizem bons candidatos serem maus candidatos, trabalhando única e exclusivamente para si mesmo e para os seus, formulam leis que não vêm de encontro com a nossa vida cotidiana e o que professamos, fazem leis e emendas que traem os nossos princípios  cristãos e a Bíblia Sagrada. Vivemos em meio aos lobos, precisamos estar atentos e apreensivos quanto a darmos a alguém o direito de comando de nossas vidas e os nossos rumos. Vejamos o que disse o Nosso Senhor e Salvador JESUS CRISTO.
(...) eis que vos envio como ovelhas ao meio de lobos; portanto, sedes prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas. 

                        Portanto irmãos meus, façamos um esforço, não deixemos de pesquisar a vida de cada candidato, saber o que já fez o que faz e fala hoje, o que será capaz de fazer e de falar no amanhã, no nosso meio existem lobos, grandes lobos, velhos lobos travestidos de evangélicos, de cristãos, aliados aos mais famigerados partidos com intuições maléficas e vontade de destruir a nossa fé e Igrejas, muitos que possuem intuito de amordaçar as nossas Igrejas, calar a nossa voz quando estamos disseminando o evangelho de amor e paz que transforma o homem.
 Projetos, leis, emendas, na calada da noite, à sorrelfa, são construídos para colocar-nos nos calabouços. O nosso país tem se aliado a políticas de ditaduras comunistas que, se deixarmos, irão acabar com a nossa liberdade de expressão, liberdade de cultuar a DEUS.
 Unamo-nos em um só projeto de proteger a nossa liberdade de voto, de escolha e de expressão. Votar com consciência é uma necessidade nestes dias atuais, façamos isto e estaremos garantindo para as gerações futuras um país melhor e abençoado por DEUS.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - FRANCISCO JACOB FERREIRA
* Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério do Belém - Setor 5(Osasco/SP) - congregação de Jardim Rochdale I fonte http://www.portalebd.org.br/