3º Trim. 2014 - Apêndice nº 1 - A busca vã da salvação pelas obras e a epístola de Tiago - texto de apoio, plano de aula e slides

3º Trim. 2014 - Apêndice nº 1 - A busca vã da salvação pelas obras e a epístola de Tiago - texto de apoio, plano de aula e slides
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2014
FÉ E OBRAS: ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica
COMENTARISTA: ELIEZER DE LIRA E SILVA
APÊNDICE AO TRIMESTRE - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


                                                                                                                       

APÊNDICE Nº 1 – A BUSCA VÃ DA SALVAÇÃO PELAS OBRAS E A EPÍSTOLA DE TIAGO
                                  As religiões humanas buscam a salvação pelas obras, mas não é isso que ensina Tiago.
Texto áureo
“Não vem das obras para que ninguém se glorie” (Ef.2:9).
INTRODUÇÃO
- Em complemento ao estudo do trimestre, analisaremos o falso conceito da salvação pelas obras, que é uma constante nas religiões humanas, contrastando tal conceito com os ensinos de Tiago.
- As religiões humanas buscam a salvação pelas obras, mas não é isso que ensina Tiago.
I – AS RELIGIÕES HUMANAS
Em complemento ao estudo do trimestre, em que estudamos a epístola universal de Tiago, faremos uma rápida e sucinta análise do falso conceito da salvação pelas obras, que é uma constante nas religiões humanas, religiões estas, aliás, que buscam respaldo na carta de Tiago para dizerem que estão de acordo com a Bíblia ou que a Bíblia desmente o conceito da justificação pela fé.
- Ao fazermos esta análise, procuraremos demonstrar que não há qualquer respaldo por parte de Tiago de uma salvação pelas obras, mas, sim, que a busca pela salvação pelas obras é característica da “religião vã”, ou seja, daquela religião que nasce da vaidade humana e que, por isso mesmo, é incapaz de trazer a vida eterna para os homens.
-O ser humano é um ser religioso, pois, tendo sido criado por Deus para viver em comunhão com Ele, tenta, desesperadamente, diante do rompimento da comunhão com o Senhor por causa do pecado (Is.59:2), restaurar esta comunhão, a fim de suprir este vazio existencial que tem dentro de si por estar separado do seu Criador.
- Entretanto, diante de sua natureza pecaminosa, o homem não tem a mínima condição de, por si só, conseguir a salvação, não tem condições de se libertar do pecado que o domina, pois todo aquele que comete pecado é escravo do pecado (Jo.8:34), algo, aliás, que o Senhor já alertara Caim, no início da história da humanidade (Gn.4:7).
A religião, portanto, não é um mal em si, trata-se de uma necessidade, pois o homem precisa religar-se com Deus. Entretanto, toda tentativa que parta do homem para este fim será vã, vazia de sentido, pois o homem somente pode se unir novamente a Deus se se libertar de seus pecados, algo que não tem condições de fazer por si só. A única religação possível entre Deus e o homem tem de partir do próprio Deus, que Se fez homem, na pessoa de Cristo Jesus, para nos reconciliar novamente com nosso Criador (II Co.5:18-21).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU Ahttp://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/3428-3%C2%BA-trim-2014-ap%C3%AAndice-n%C2%BA-1-a-busca-v%C3%A3-da-salva%C3%A7%C3%A3o-pelas-obras-e-a-ep%C3%ADstola-de-tiago-texto-de-apoio-plano-de-aula-e-slides.html