3º Trim. 2014 - JUNIORES - Lição 11: Milagres e curas

3º Corte.  2014 - JUNIORES - Lição 11: Milagres e curas
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES - CPAD
3º Trimestre de 2014
Tema: Em Que acreditamos
Comentaristas:  Miriam Reiche e  Luciana Alves de Souza



Lição 11 - MILAGRES E Curas


Texto Bíblico:  João 2.1-11

Objetivo
Professor (a) ministre SUA aula de forma a conduzir Seu Aluno a compreender Que Jesus curou muitos de Doenças Físicas, mas Localidade: Não deixou de curar OS Que buscavam "Ficar Saos" Otras de enfermidades. Mateus escreveu that He curava Toda sorte de enfermidade e disease between O Povo (ver Mt 4.23, 9.35). Grandes MULTIDÕES O seguiam e de Ele "curou um TODAS" (Mt 12.15). Certamente essas curas incluíam enfermidades emocionais, mentais OU espirituais. ELE curou um TODAS. E de Além das curas o Senhor Jesus Fez Sinais, Milagres e Demonstrando Suá Divindade.  

Exercitando a Memória
"E sentiram hum grande Temor e diziam uns AOS To Us Link: Mas QUEM E this that Ate O Vento eo mar obedecem LHE  (Mc 4.41 - ARC)

When o Senhor Jesus Esteve humanizado viveu TODAS como Experiências da Vida Humana SEM se deixar intimidar e NEM Perder Seu Lado divino Que, EM CERTAS ocasiões, se manifestava com DEMONSTRAÇÕES Claras de  that He era Homem, mas also era Deus.


Crescendo no Conhecimento
Uma festa è sempre UMA festa e  Todos Gostamos de Participar de festas, especialmente NAS festas de Casamento, Que São bonitas, romanticas, com Leituras Bíblicas e Músicas Especiais.

Mas Localidade: Não PODEMOS esquecer Que HÁ festas e festas! Festas sadias, edificantes, mas HÁ festas pecaminosas, corruptoras, that pervertem, destroem, e Como servos de Deus Localidade: Não devemos Participar destas encontra em Coisas.

Muitas festas EM Nossa Sociedade São maléficas, Tanto Para O Corpo Como um parágrafo alma. A Bebida alcoólica, como Drogas, ea prostituição prejudicam e ISSO ESTA Presente los grande Parte das festas de Hoje, e HÁ Toda sorte de Pecados. Quantas Mortes acontecem nestas festas.

Jesus, SEUS Discípulos e SUA Mãe foram Convidados parágrafo hum Casamento emCaná da Galiléia, Onde a Família de Jesus estava Presente. Como festas naquele ritmo era de: Não Como E los NOSSOS dias, duravam UMA Semana inteira. Banquetes de Os ERAM Preparados Para muitos Convidados, como vinham-fold ATÉ de Todos os moradores da Cidade, e passavam a Semana comemorando uma Nova Vida do Casal.

No Meio da festa o vinho ACABOU e Maria, Mãe de Jesus, EM tom de petição, comunica-LHE o sucedido. Na Época de  Jesus era faltar vinho UMA SITUAÇÃO embaraçosa Muito, e era Sinal de ma Hospitalidade POR Parte do anfitrião da Casa. Acabar a época UMA festa Bebida Durante Visto Como hum escandalo e Seria UMA desonra Pará Os Noivos e  O Fim da festa. João, o Evangelista, Nao esclarece o Motivo Que ocasionou um Falta de vinho, mas Pela narração da Orientação de Maria aos serventes parágrafo Que fizessem o Que Jesus dissesse, Percebe-se Certa apreensão POR ESTA Falta de vinho.

 "Disse-LHE Jesus: Mulher, Que tenho eu contigo? AINDA Localidade: Não E chegada a Minha Hora " v.4.
ESSA RESPOSTA de Jesus à Maria, Nao demonstra desrespeito, era USADA par dirigir-se à UMA Mulher de posição social. A Há certos estudiosos das Escrituras Que Creem Que Maria, achava Que hum EVENTO sociais, Como hum Casamento Seria UMA Ótima Oportunidade de Jesus se apresentar Como o Messias de Israel.

Este Texto Nos Mostra Dois Aspectos da Vida terrena de  Cristo:
  1. A Vida de Jesus sociais, that Como TODO o SER HUMANO de Ele possuía;
  2. Em Meio AO Seu cotidiano He Nunca perdia uma cruz de vista.

Na RESPOSTA de Jesus a Maria vemos that He Localidade: Não censurou uma Preocupação Dela com um Problema Que surgiu Naquela Família, de Ele apenas lembra uma ELA Que Localidade: Não estava ali somente Para resolver Problemas Sociais, Mas Que He also Visava o Espiritual, when He Diz: " AINDA Localidade: Não E chegada a Minha Hora " - ESTA ali uma cruz, Missão SUA, O Propósito de Suá Vinda Homens Entre OS.  

ISSO also that Nos Mostra como encontra em Coisas de: Não São Como NÓS Queremos. Jesus SABE A Hora de Agir! Nada Acontece, NEM Antes e NEM DEPOIS da Hora estabelecida POR Deus. AS-fold pedimos ALGO, TEMOS UM Problema Que Precisa de Solução, e de Ele Diz: AINDA Localidade: Não E chegada a Hora, espere hum pouco.

Maria compreendeu, e PROCURANDO OS Empregados Disse-lhes: "Fazei Tudo o Que He vos Disser". 

E de suma importância entendermos Que era ali los Caná terra de Zebulom, Região Que o profeta Isaías havia profetizado Que haveria luz nas Trevas ea Biblia menciona Que Jesus FOI ATÉ Caná Pará cumprir ESTA Profecia.

Havia ali SEIS Potes (Talhas) de Água that serviam parágrafo Que OS Convidados procedessem AOS rituais de  Purificação, Segundo o costume hebraico, Jesus ordenou Que fossem enchidas Ate a boca. CADA UMA delas comportava los Torno de 40 a 60 litros de Água, no Mais totais daria UO Menos uns 500 litros de Agua.

Em SEGUIDA, Jesus ordenou AOS serventes that como levassem ATÉ AO mestre-sala. Este experimentou o Conteúdo das Talhas e chamando o Noivo comentou:
" Todos servem Primeiro o vinho Melhor e, when OS Convidados JÁ estao embriagados, servem o vinho Menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom ATÉ ágora! ".

A Água havia-se transformado los vinho. A Expressão " vinho bom " , SEGUNDO UM Escritor romano Chamado Plinio, era Chamado de sapa , fermentado era NAO, OU SEJA, contendo alcool, mas era suco de uva fervido ATÉ Diminuir hum terço de Seu volume de afim de Aumentar Seu sabor doce, Sendo ASSIM hum vinho de: Não embriagante. 

Conforme narra João, this was O Primeiro dos Sinais (Milagres) de Jesus Cristo operou enquanto in SUA Vida terrena. Este Milagre Que Jesus realizou Localidade: Não era de para atrair a si proprio Atenção par, Como TALVEZ Fosse a intenção de Maria. Paraos Época Discípulos crerem Nle. Nesse Milagre, Discipulos OS começaram a Glória ver o Poder ea fazer Filho de Deus e creram Nele (Jo 2.11)


Aplicação da Lição
TODOS OS Milagres Relacionados nenhum Evangelho de  João testemunham da divindade de Jesus. Prezado (a) enfatize AOS Pequenos, Que Jesus E Deus, um Deus de sempre Presente e Que Localidade: Não ESTA alheio como necessidade QUE TEMOS, sejam ELAS FOREM cais Quais d'Orsay. DESDE UMA de necessidade de Nosso Lar à Doencas e ATÉ MESMO à catástrofes Naturais - ele E o senhor SOBRE TODAS como encontra em Coisas. ELE FAZ Milagres e Grandes Maravilhas, basta somente crermos e aguardamos a Hora Certa los that Segundo uma Fara Suá Sabedoria, Ele.

Fontes Consultadas:
· Biblia de Estudo de Aplicação Pessoal - Editora CPAD - Edição 2003
· Biblia de Estudo Plenitude - SBB / 1995 - Barueri / SP
· Biblia de Estudo Pentecostal - Editora CPAD - Edição 2002.
· Biblia Shedd - Editora Mundo Cristão - 2ª Edição
· 365 Lições de Vida extraídas de  Personagens da Biblia - Rio de Janeiro Editora CPAD
· Richards - Lawrence O. - Guia do Leitor da Biblia - Editora CPAD - 8ª Edição / 2009
· Angelologia - Ministério Ide - Volume I


Colaboração Pará Portal Escola Dominical - Profª. Jaciara da Silva
 http://www.portalebd.org.br/classes/juniores/item/3465-juniores.html