3º Trim. 2014 - Lição 10 - O perigo da busca pela autorrealização humana I

3º Trim. 2014 - Lição 10 - O perigo da busca pela autorrealização humana I
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2014
FÉ E OBRAS: ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica
COMENTARISTA: ELIEZER DE LIRA E SILVA

COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

                                                                                                               
ESBOÇO Nº 10
LIÇÃO Nº 10 – O PERIGO DA BUSCA PELA AUTORREALIZAÇÃO HUMANA
                                                A vida cristã exige a renúncia de nós mesmos.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo da epístola de Tiago, estudaremos a passagem de Tg.4:1-10.
A vida cristã exige a renúncia de nós mesmos.
I - A INDEVIDA PREVALÊNCIA DO EGO HUMANO
- Na sequência do estudo da epístola universal do Tiago, estudaremos a passagem de Tg.4:1-10, onde o irmão do Senhor nos apresenta mais um perigo que pode fulminar a nossa vida espiritual enquanto estamos na face da Terra: a prevalência do ego humano, da natureza pecaminosa do homem.
- Depois de ter falado sobre dois perigos que ameaçam a vida cristã sobre a face da Terra, quais sejam, a língua e a sabedoria animal, terrena e diabólica, Tiago fala-nos a respeito da indevida prevalência do ego humano, ou da natureza pecaminosa do homem, aquilo que o apóstolo Paulo chama de carne, que tantos transtornos causam, também, à vida cristã.
- Tiago começa a apresentação deste novo perigo para a nossa vida espiritual com uma pergunta: donde vêm as guerras e pelejas entre vós? (Tg.4:1a).
- Com esta indagação, Tiago mostra, claramente, que há, no ser humano, uma belicosidade, ou seja, um ambiente de guerra, uma luta que leva o homem não só a um conflito interior, mas, também, a um conflito com os demais seres humanos. Tiago é bem claro ao nos mostrar que o homem, em sua própria natureza, não é um ser pacífico, mas, sim, um ser belicoso, um ser que se inclina para a guerra, para a luta, para o conflito.
- Este pensamento de Tiago é extremamente coerente com o que havia acabado de afirmar a respeito da sabedoria animal, terrena e diabólica. Com efeito, quando dissertara acerca daquele outro perigo a ser evitado pelo salvo em Cristo Jesus, o pastor da igreja de Jerusalém havia dito, com todas as letras, que a paz vem do alto, pois somente a sabedoria que do alto vinha era pacífica (Tg.3:17).
http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/3426-3%C2%BA-trim-2014-li%C3%A7%C3%A3o-10-o-perigo-da-busca-pela-autorrealiza%C3%A7%C3%A3o-humana-i.html