3º Trim. 2014 - Lição 11 - O julgamento e a soberania pertencem a Deus V

3º Corte.  2014 - Lição 11 - O Julgamento ea Soberania pertencem a Deus V
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2014
FÉ E OBRAS: Ensinos de Tiago parágrafo UMA Vida Cristã Autêntica
Comentarista: ELIEZER DE LIRA E SILVA
COMENTÁRIOS -'S DAS Superintendência DAS EBD ASSEMBLEIAS DE DEUS EM RECIFE / PE


Lição 11 - O Julgamento EA Soberania PERTENCEM A DEUS
  Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Recife / PE
Superintendência das Escolas Bíblicas dominicais
Pastor Presidente: Aílton José Alves
Av. Cruz Cabugá, 29 - Santo Amaro - CEP. 50040 - 000 Fone: 3084 1524
(Tg 4,11-17)
INTRODUÇÃO
            Novamente o apóstolo Tiago Volta ao ASSUNTO fazer Abuso da Linguagem. Veremos Que Os Dois Pecados Que o apóstolo Tiago Trata nestes versículos 11-17 fazer Capítulo 4 estao diretamente Relacionados a Lingua, um sabre: a maledicência e  uma presunção. Verificaremos also cais Quais d'Orsay ensinamentos PODEMOS extrair destes versículos parágrafo Nossa edificação. 
I - Definição DAS PALAVRAS Julgamento E MALEDICÊNCIA
            O Termo Julgamento VEM fazer "Krisis" Grego Que denota: "Separação, Juízo, julgar". Ja A Palavra maledicência Que É o julamento injusto não Grego é "katalalia" Que significa: "difamação, mexerico, mal Falar, maldizer" VEM de "kata" Que É: e "contra" "laleo" significa that: "Falar mal de ", faça substantivo" kataginosko "Que É:" culpar, acusar, condenar ". (PALAVRAS CHAVES, 2011, p. 2.256).           
II - Ensinos DE TIAGO SOBRE A MALEDICÊNCIA: Tiago 4,11-12
            Mais UMA Vez, Tiago ABORDA uma Questão fazer Cuidado com Aquilo Que Falamos. Sabemos Que É Possível FALAR COM PESSOAS como exortando-as, aconselhando-as e ensinando-as a Serem Melhores e estarem Mais Próximas de Deus. Mas also E Possível fazermos o Contrário. Tiago Trata fazer Perigo de Nos colocarmos no Lugar de  Deus par Exercer Juízo contra Pessoa UMA. Ó apóstolo Localidade: Não ESTA dizendo Que a Igreja Localidade: Não PODE Exercer hum Julgamento parágrafo Agir de forma disciplinar los alguns Casos. PODEMOS Nao lançar No Mundo UMA Pessoa Que Jesus salvou, o MAS NAO PODEMOS also compactuar com hum Pecado cometido, Como se nada houvesse ocorrido de Errado. E evidenciados Que Localidade: Não E SOBRE ESSE Tipo de Julgamento that Tiago ESTA Falando, e sim SOBRE o ato de UMA Pessoa da Congregação emitir de forma indevida UMA Opinião SOBRE UMA outra Pessoa de forma injusta (COELHO;. DANIEL, 2014, pp 124-128 ). Vejamos:  
2.1 "Irmãos, Nao faleis mal uns dos  . To Us Link ... " No Grego E USADO o Termo " katalaleo ", DiZer Que Quer:" Falar mal de, degradar, difamar ". ESSE Termo de e frequentemente aplicado AO ato de DiZer Palavras duras ausentes OS contra, cais Quais d'Orsay OS, POR ISSO MESMO, Nao PODEM defender-se. Trata-se deum USO impróprio da Fala, Dando um entendre that QUEM FAZ ASSIM Busca suplantar uma lei, Que É o verdadeiro Agente condenador NAS Mãos de Deus. (Ef 5.4;.. Sl 101.5; II Co. 12.20;. Que Pe 2.1;. Rm 1.30). O Que ESTA em foco here E uma indulgência daqueles Que Falam SEM gentileza (Champlin, 2002, vol. 6, p. 68). O Princípio, a Neste versiculo, Nao proíbe a Ação adequada de UMA Igreja contra hum Membro that this agindo los flagrante desobediência a Deus (1 Co 5.6). Texto de: Não O E contra a ideia de fazermos Juízos morais, de tentar ajudar um To Us Link a corrigirem OS SEUS Caminhos tortuosos. 
2.1.1 QUEM Fala mal de hum Irmão, e julga a Seu Irmão, Fala mal da lei, e julga a lei ... "  (Tg 4.11-a). E Óbvio Que se hum crente de: Não pudesse Fazer Juízos Dessa Natureza, entao a Instrução Cristã se tornaria vaga e inoperante. Nada existe sem Texto à Nossa Frente that pneu a severidade da Instrução UO da reprimenda morais. Contudo, when vemos hum Irmão los UMA Falta flagrante, devemos procurar 'Restaura-lo "com Amor e Paciência (Gl. 6.1). Texto O Que o condena, POIs, E a atitude de censurar, that degrada a outrem, tempo AO MESMO Que exalta a si MESMO, OU that profere Criticas negativas, Que Localidade: Não edificam, mas apenas degradam . Na Verdade, Tiago ESTA preocupado com como Palavras Que condenam OU julgam como Ações dos Outros ea SUA posição perante Deus injustamente. A Crítica Positiva se Dá when hum crente, não Espírito de amor, Busca ajudar a hum Outro POR Aquilo Que Diz, e Aprende a dize-lo com gentileza, SEM Motivo de auto-exaltação.  
2.1.1.1 "... e, se tu julgas a lei, JA de: Não és Observador da lei, mas juiz" (Tg 4.11-b). Nesta Passagem parece Interesses Que OS fazer Irmão e da lei se identificam. Falar mal do Irmão OU julgá-lo E Falar contra a lei e TONAR-se juiz da lei. NOSSOS Lábios devem Ser governados Pela lei da BONDADE, da Verdade e  da Justiça. Devemos evitar, como ofensas e agressões como POIs "o Irmão ofendido e Mais Difícil de Conquistar fazer that UMA Cidade forte; e como Contendas São Como ferrolhos de hum Palácio" (Pv 18.19). Como divergências Entre Irmãos tornam-se Como como Muralhas Que Guardam hum castelo e Localidade: Não PODEM Ser quebradas TÃO fácilmente. Irmãos unidos São Mais Fortes fazer Que hum castelo; enguias resistem juntos com Maior vigor fazer that como barras de ferro de Proteção de hum Castelo (Champlin, vol. 6, 2002, p. 2.630).  
2.2 "Ha Só hum legislador that PODE SALVAR e destruir. Tu, porem, QUEM és, julgas a outrem that? " (Tg 4.12). A Palavra de para "julgar" não "Grego E krinein ", also significa" separar, criticar, segregar ". Afirma Paulo: " Antes Nao julgueis do Tempo "(1 Coríntios 4.5). Tiago Diz Que: "Ha Só hum Legislador" (a Origem da lei) e "um Juiz" (that FAZ uma lei vigorar). NOS, that Somos responsáveis ​​Diante da lei de Deus, PODEMOS NAO nn colocar nenhum Lugar de Deus. À vista DISTO, Tiago pergunta, "Quem és, Que julgas AO Próximo?". when condenamos como PESSOAS ESTAMOS condenando aqueles that foram "... Feitos a Imagem de Deus "(Tg 3.9). Aqueles Que julgam de forma injusta SEUS semelhantes estao se posicionando Como Juízes Acima da lei, EM Vez de submeterem-se a ELA. Apenas Deus PODE Fazer e executar o Julgamento, POR ISSO devemos rejeitar tal Procedimento (Rm 1.29,30; 2Co 12.20; 1 Pe 2.1) (Champlin, Vol 6 p 69.)..    
III - Ensinos DE TIAGO SOBRE A PRESUNÇÃO: Tiago 4,13-17
            A Carta de Tiago apresenta Outro ASSUNTO Muito Corrente los NOSSOS dias: o Fazer Planos Para o Futuro. ELE entende Que PODEMOS Fazer Planos, from that dependamos de Deus par Realiza-los. Localidade: Não conhecemos o Nosso Futuro NEM sabemos o Que É Melhor Para Nos. Se Deus Quiser iremos, compraremos, ganharemos. Como Tiago Nos Diz Que PODEMOS Nos Proteger da presunção? Vejamos:
3.1 Tendo Consciência da Nossa imprevisibilidade: "Vos ágora AIA, Que dizeis: Hoje, OU Amanhã, iremos a tal Cidade, e la passaremos hum Ano, e contrataremos, e ganharemos" (Tg 4.13).  Tiago, ágora, Falar Vai SOBRE o Risco da presunção Que É Fazer OS NOSSOS Planos Como se estivéssemos no total de Controle do Futuro. E Viver Como se Nossa Vida Localidade: Não dependesse de Deus. A presunção de e hum Sério Pecado. Ela desenvolva de Tomar em Nossas Próprias Mãos a decisão de Planejar e comandar a Vida A Parte de Deus. Obviamente Tiago Localidade: Não ESTA combatendo a Questão do Planejamento, mas combatendo o Planejamento SEM LeVar Deus lhes Conta. E Claro Que A Vida é Feita de Escolhas Nossas (Pv 16.1, 9, 16-33; 21,31; Sl 37,23).
3.2 Tendo Consciência da Nossa ignorância: "Digo-vos Que Localidade: Não sabeis o Que acontecerá Amanhã ..." (Tg 4.14). Precisamos alvos TER, Planos, Sonhos, mas Localidade: Não presunção. Um desenvolva de Tomar presunção em Nossas Próprias Mãos O Nosso Destino (Tg 4.16). TAMBEM UMA desenvolva de desobediência declarada AO conhecido Propósito de  Deus (Tg 4.17). Deus planejamentos condena? Claro Que Năo! Tiago, de forma Direta, nos desafia a Incluir Deus lhes NOSSOS Planos, e de forma indireta Nos ENSINA Que ISSO implica uma Busca Pela Vontade de Deus em Nossas Vidas. Se TEMOS de Fazer Planos, devemos faze-los de a Acordo Com Os Projetos de Deus par nos. Deus Nao E fazermos contra Planos, mas orienta-SOE um that OS apresentemos a Ele. " Do Homem São como preparações do Coração, mas faz Senhor, uma RESPOSTA da boca "(Pv 16.1). Planejar Localidade: Não E mau na Verdade, o Problema that Tiago se REFERÊ, entretanto, when E Deus não está incluido nestes Planos.
3.2.1 Tendo Consciência da Nossa fragilidade: "... o Porque, Que É um Vossa Vida? E hum that vapor Aparece POR UM pouco, E Depois se desvanece " (Tg 4.14). Nada HÁ de mau lhes tal Planejamento propriamente Dito, POIs Para O Cristão hum Planejamento cuidadoso Fara Parte da Fidelidade Que se Exige de hum bom administrador (Lc 12.42, 1 Coríntios 4.2). Entretanto, alguns ignoravam Dois Pontos. O Primeiro E a limitação dos Seres Humanos, O Que Limita Seu Conhecimento " Localidade: Não sabeis o Que sucederá Amanhã ". O Segundo E a incerteza da Vida, Tiago COMPARA qua à neblina, OU à Fumaça "... o Porque, Que É um Vossa Vida? E hum that vapor Aparece POR UM pouco, E Depois se desvanece ". Puedomos estabelecer uma Hora EO Minuto fazer Nascer e do Pôr do sol Pela Manhã, mas NAO PODEMOS precisar um that Horas a Névoa se dissipará. 
3.3 Tendo Consciência da Nossa DEPENDÊNCIA totais de Deus: "Em Lugar Do Que devíeis DiZer: Se o Senhor Quiser, e se vivermos, faremos ISTO OU Aquilo" (Tg 4.15). Um Homem Cristão, AO OS SEUS Fazer Planos, DEVE reconhecer a SUA DEPENDÊNCIA de Deus (At 17,25-28). Tao Curta, tao passageira e dada a murchar E a Vida Humana, e Toda a Prosperidade EO Prazer Que a acompanham; porem, uma benção UO uma Maldição Serao parágrafo semper, Conforme a Nossa Conduta Neste Momento Passageiro. NOSSOS tempos Localidade: Não estao Nossas Mãos EM, mas à disposição de Deus. "Nas Tuas Mãos estao Os Meus Dias" (Sl 31,15). Façamos Projetos e invistamos Neles Dentro de  Nossas Possibilidades, mas Nunca esqueçamos de nsa Que Nossa Vida é Muito breve, e Que Deus TEM Semper Planos Melhores do OS NOSSOS Que: " o Porque eu Bem sei OS Pensamentos Que Penso De Vos, Diz o Senhor; Pensamentos de paz e de: Não de mal, par vos dar o FIM Que esperais "(Jr 29.11).  
3.4 Tendo Consciência da Nossa finitude: "Mas ágora vos gloriais los vossas presunções; Toda a Glória tal Como ESTA E maligna " (Tg 4 16). Mas o reconhecimento da DEPENDÊNCIA de Deus Localidade: Não era o Caso Entre OS Leitores de Tiago. Antes, enguias se gloriavam presunçosamente " Mas ágora vos gloriais los vossas  presunções ... "(Tg 4.16). Tiago denuncia uma gabolice (AQUELE Que se auto exalta, a Prática de auto-elogios) Como hum mal. Mas Deus, o Nosso Pai, É Tudo los Todos por Cristo Jesus, o Nosso Senhor (Cl 3.11). A Gravidade da presunção e da arrogância PODE Humana Ser Comprovada na Segunda Parte do versiculo Dezesseis: "Toda Glória tal Como ESTA E maligna" (Tg 4.16b).
3.5 Tendo Consciência da Nossa Fraqueza: "AQUELE, POIs, Que SABE Fazer o Bem E Localidade: Não o FAZ, comete Pecado" (Tg 4.17). Uma advertencia parágrafo OS negociantes autoconfiantes finais. Portanto sabiam Que a humildade e DEPENDÊNCIA de Deus São Essenciais na Vida Cristã. Saber e Localidade: Não Fazer, E Pecado. Os Pecados de omissão e de comissão de OS Serao levados a Juízo. Será, Condenado Tanto AQUELE Que Localidade: Não FAZ O Bem Que SABE Que DEVE Fazer, Quanto AQUELE Que FAZ o mal sabendo Que Localidade: Não o desen Fazer (Tg 4.17).  
CONCLUSÃO          
            Concluimos e aprendemos Que Nunca devemos Fazer QUALQUÉR Julgamento that SEJA resultante de  algum mexerico OU maledicência, e Que devemos entendre Que Nossa Vida Estar NAS Mãos fazer Nosso Grande Deus juntamente com Nosso Futuro e NOSSOS Planos.
REFERÊNCIAS
· Champlin, RN Dicionário de Biblia, Teologia e Filosofia. HAGNOS.
· BARCLAY, William. Comentário Bíblico de Tiago. PDF
· MOODY, DL Comentário Biblico de Tiago. PDF
· SELOS, Donald C. Biblia de Estudo Pentecostal. CPAD.

Fonte: http://ebdadtaqnorte.blogspot.com.br/2014/09/licao-11-o-Julgamento-e-soberania.html Acesso em 13 set. 2014.  http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/3472-3%C2%BA-trim-2014-li%C3%A7%C3%A3o-11-o-julgamento-ea-soberania-pertencem-a-deus-iv.html