3º Trim. 2014 - Lição 11 - O julgamento e a soberania pertencem a Deus I Plano de Aula



3º Corte.  2014 - Lição 11 - O Julgamento ea Soberania pertencem a Deus I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2014
FÉ E OBRAS: Ensinos de Tiago parágrafo UMA Vida Cristã Autêntica
Comentarista: ELIEZER DE LIRA E SILVA
PLANO DE AULA - EV CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO / SP


PLANO DE AULA N ° 11
Lição N ° 11 - O Julgamento EA Soberania PERTENCEM A DEUS
1º SLIDE INTRODUÇÃO
- Na Sequência fazer Estudo da Epistola de Tiago universal, estudaremos Hoje a Passagem de Tg.4: 11-17, when o Irmão do Senhor Analisa Outro Perigo Para a Vida Cristã Sobre a cara da Terra: a presunção Humana.
- DEUS É Soberano, o Senhor, NOS, servos SEUs, de forma Que Localidade: Não PODEMOS julgar o Próximo NEM tampouco Querer Viver Como se Deus Localidade: Não existisse.
2º SLIDE I - NAO FALAR MAL DO OUTRO
- Apos ter mostrado a necessidade de that TEMOS Nos humilharmos debaixo da potente Mão de Deus, Tiago Passa a discorrer SOBRE Outro grande Perigo Para a Vida Cristã, decorrência da atitude de autossuficiência Que domina o Homem when se Deixa LeVar Pela carne: a presunção Humana .
- Tiago Detecta uma presunção Humana los Dois comportamentos: o Falar mal do Próximo EO elaborar Projetos e Planos à revelia de  Deus.
3º SLIDE
- O Homem Que se Deixa LeVar Pela carne, Que vive Como se Deus Localidade: Não existisse, Um verdadeiro "ateista Prático", E hum Ser Que se Acha "Igual a Deus" .Quem se Acha "Igual a Deus":
a) Não Tem Motivo algum para Amar o Próximo OU SE trocadilho Igual AO Próximo;
b) entende Que É ELE QUEM DEVE determinar o Que É o Certo e  Errado o;
c) que sejam considerados-se como superiores Próximo ao, Que É TRATADO Como mero Instrumento Para a Satisfação do ego proprio.
4º SLIDE
- When Falamos mal do Próximo, ESTAMOS nn considerando Como o aferidor da Medida, Como o parametro fazer Certo e Errado fazer, o Que É, Simplesmente, nsa colocarmos no Lugar de Deus.
- Tiago Aqui Evoca o ensino de Jesus não Sermão do Monte, that, AO trazer o ensino a Respeito do homicídio, Onde Deixa Bem Claro Que o Respeito à Dignidade Do Outro Localidade: Não ESTA apenas não Dever that TEMOS de Preservar a Vida Física e Biológica do Próximo, mas, also, EM preservarmos um e Respeito SUA Dignidade, reconhecendo QUE ELE E TAO Imagem e semelhança de Deus Quanto NOS mesmos.
5 ° SLIDE
- Se entendemos Que Somos Iguais AOS To Us Link, Pelo Menos Diante de Deus, como, entao, base e ter respaldo parágrafo entendre Que O Outro E Pessoa Que DEVE Ser inferiorizada POR NOS, that Somos Melhores do Que ELE?
- COM EM QUE PODEMOS base de DiZer Que fulano Sicrano UO Localidade: Não vale Coisa alguma, Que É desprezível OU indigno?
6º SLIDE
- O Senhor Diz Que É "sujeito a Juízo" Quem se encolerizar contra o Seu Irmão SEM Motivo, OU SEJA, QUEM SE Acar com o Direito de entendre Que O Outro E LHE inferior, Que O Outro E Mero Instrumento da Satisfação das SUAS Próprias vontades.
- Este Tipo de Conduta Revela TÃO somente o predomínio da carne e, Como tal, that this Pessoa Localidade: Não ESTA a agradar a Deus (Rm.8: 8), distanciando-se CADA Vez Mais faz Senhor, JA Que uma inclinação parágrafo Carne e morte (Rm.8: 6).
7º SLIDE
- O Sentimento de autossuficiência lev-SOE a desprezar o Outro, a menosprezá-lo, uma Como que sejam considerados-lo hum "nada" ou "Menos Que Nada fazer", Como se fossemos NÓS Melhores do that this that ASSIM consideramos, POIs, afinal de  Contas, ESTA E uma condição de TODO SER HUMANO Diante de Deus (Is.40: 17 e 41:24).
- Falar Mal Do Outro E exteriorizar Este indevido Sentimento de autossuficiência e de superioridade, Que traduz hum predomínio da carne e hum atentado contra a Soberania de Deus.
8º SLIDE
- QUEM Fala mal do Irmão poe-se na condição de juiz, prerrogativa Exclusiva de Deus, o Juiz de Toda a Terra (Gn.18: 25).
- O Homem PODE julgar, POIs E hum Ser racional, mas Localidade: Não PODE assumir, EM absoluto, Como Critério de Julgamento OS SEUS Seu Interesses e  vontades.
9º SLIDE
- Tiago EO Senhor Jesus condenam o ato de: Não fazer Julgamento los si, Que É Inevitável Dentro da racionalidade Humana, Mas Que nós nós façamos aferidores de Medida, Que estabeleçamos Juízos COM NOSSOS EM base de Interesses de e lhes Nossa individualidade.
- Tiago Diz-SOE that QUEM ASSIM PROCEDE se tornou Localidade: Não Só hum juiz, mas also, um legislador, POIs substitui a lei de Deus Como parametro dejulgamento Pela SUA Própria lei.
10 ° SLIDE
- When Nos tornamos o Critério de Análise do Comportamento Das Otras PESSOAS, ESTAMOS Querendo Nos arrogar de Todos os Poderes e, Assim, sermos verdadeiros tiranos los Relação AOS Demais Seres Humanos, tendão, Praticamente, O Direito de Vida e morte SOBRE enguias.
- Deste modo, constituímo-no, um assim ritmo hum, Como legisladores e Juízes, e Mais Que fazer ISSO, Como executores da lei Própria, Fazemo-nos "TODO-Poderosos".
11º SLIDE
- A posição do Homem e A de Ser hum "Observador da lei", OU SEJA, alguem Que DEVE cumprir Aquilo Que Deus determinou.
- O Senhor Jesus, os antes de Subir AOS Céus, Disse AOS SEUS Discípulos Que Lhe fóruns Dado TODO o Poder Nos Céus e na terra (Mt.28: 18) e Que deveríamos Fazer e ensinar o that He havia mandado (Mt.28: 20), Prova de Nossa posição E de "cumpridor da lei", Nao de juiz UO legislador.
12 ° SLIDE
- O Julgamento Que Nos E Permitido, Pela Nossa condição de racionalidade, E o Julgamento das atitudes das PESSOAS à luz da Palavra de Deus.
- Condutas Julgamos, comportamentos, Diante do Critério Objetivo das Escrituras Sagradas, da lei de Deus, o MAS PODEMOS Localidade: Não julgar PESSOAS, o Seu âmago, uma individualidade SUA.
13º SLIDE
Duas atitudes equivocadas e antibíblicas:
a) julgar PESSOAS NA SUA individualidade, Dentro de hum Critério de "santarronice" - os "fariseus Modernos"
b) deixar de julgar como atitudes, tolerando o Pecado - os libertinos
14º SLIDE
- Somos imperfeitos e  falíveis e, portanto, when Nos pomos Como Critério de Julgamento Do Outro, corremos O RISCO de sermos Condenados POR NOS mesmos.
- When Nos arrogamos o Poder de  sermos Juízes e legisladores e condenamos AO Próximo, ESTAMOS nn condenando a NÓS mesmos, Que Já, a dEste Próximo Exemplo, tambem pecamos e cometemos mal posicionados. Assinamos, Assim, a Nossa Própria Sentença de morte.
15 º SLIDE II - O PLANEJAMENTO À revelia DE DEUS
- Tiago Passa A TRATAR de outra faceta do Perigo da presunção Humana Que assola a Vida Espiritual Sobre a cara da Terra: o Planejamento à revelia de Deus.
- When Nos arrogamos O Direito de sermos legisladores e Juízes, when desconsideramos a divina Soberania, E UMA CONSEQÜÊNCIA naturais Que Nos achemos não Controle de Nossas Vidas e, portanto, that, presunção Dentro desta, elaboremos Planos à revelia do Senhor.
16º SLIDE
- "Presunção" VEM da Raiz "sumárias", Que TEM o significado, To Us Link entre, de "'tomar, agarrar, apoderar-se, apropriar-se; atribuir-se, arrogar-se, Roubar; Tomar (UO comendo bebendo) ".
- No Grego originais los Tg.4: 16, TEMOS A Palavra "aladzoneia" (άλαζονεία), Que a Biblia de Estudo Palavra Chave ENSINA ter Como significado "... fanfarrão, ou seja, (POR implicação) autoconfiança; - jactância, Orgulho" ( verbete 212, p.2048).
17 ° SLIDE
- "Presunção" - "ato de presumir Ou de se presumir; Julgamento indícios baseado EM, Aparências; suposição Que se TEM POR Verdadeira; Opinião Demasiado boa e lisonjeira SOBRE si MESMO; Demonstração Pública Dessa Opinião; imodéstia, pretensão, Vaidade; Confiança excessiva los si MESMO; pretensão ".
- O Homem Torna-se presunçoso when that PENSA TEM o Controle SOBRE si MESMO, when Crê Que É "Igual a Deus" e Que SUA Vontade de sempre prevalecerá nenhum dia-a-dia de SUA existencia Sobre a cara da Terra.
18 º SLIDE
- When that dizemos faremos alguma Coisa ágora OU Amanhã, ESTAMOS nn pondo Acima do Tempo, Como se fossemos Deus, POIs Só DEUS É atemporal.
- A afirmação mencionada POR Tiago E, portanto, uma exteriorização de UM SENTIMENTO de autossuficiência, arrogância, de Quem si Acha sem contrôle de TODAS como encontra em Coisas, when, NA VERDADE, Somos Criaturas Que Localidade: Não sabemos Sequer se, sem SEGUNDO Próximo, AINDA estaremos vivos.
19º SLIDE
- Enquanto ESTAMOS Neste Mundo, devemos, sim, Projetos Fazer UO Planos, POIs Isto É Inevitável parágrafo TODO Homem. DEUS É UM Ser planejador (Jó 42: 2 ARA) e, Como Feitos à Sua Imagem e semelhança, E natural, that also tenhamos Planos.
- O Senhor Jesus Disse Que É essencial Que, na Vida Sobre a cara da Terra, sejamos planejadores, POIs um Falta de  Planejamento e hum indício de tolice, de Falta de Sabedoria (Lc.14: 28-32).
20 º SLIDE
- O Que Tiago ESTA a considerar, portanto, Nao E o plano los si, mas o Fazer-se Planos desconsiderando-se a Vontade de Deus.
- O Que Fazer Localidade: Não PODEMOS E começar a Planejar Algo SEM Querer saber qua E o Propósito de Deus, qua E uma Suá Vontade, desconsiderando o Senhor lhes Nosso Planejamento.
21º SLIDE
- Os verdadeiros e genuínos servos de Cristo fazem Planos mas OS submetem os antes de executá-los à Vontade faz Senhor.
- Nada Que tenhamos projetado OU PODE Escapar planejado fazer crivo da Vontade de Deus. Agir apos o Planejamento SEM QUE tenhamos consultado AO Senhor E UMA presunção Que Nos Põe Como Alvo do Juízo divino, POIs estaremos a atentar contra a Soberania divina.
22º SLIDE
- Tiago Põe Duas condições parágrafo that alguma atitude planejada Ação OU SEJA efetivamente executada:
a) a Vontade de Deus;
b) A Nossa Própria existencia terrena
23 ° SLIDE
- "Se vivermos", Diz Tiago, Expressão Que, não Grego original represen a Vida Biológica, a Física Vida, Uma duração de Vida ("Dzao" - ζάω).
- Nossa Vida Sobre a cara da Terra e Efêmera, um Simples "Aparece Por Que vapor hum pouco E Depois se desvanece" (Tg.4: 14); "Dias Mais velozes fazer that um Lançadeira fazer tecelão" (Jó 7: 6), mas Isto É, EM Vez de nn angustiar UO de nn LeVar à Busca desenfreada da Satisfação das Paixões, FAZ-SOE aproximar AINDA Mais de Deus, saber that here ESTAMOS parágrafo Fazer uma Suá Vontade.
24º SLIDE
- QUEM vive Desta Maneira preconizada POR Tiago TEM uma Consciência de  Que está aquí Neste Mundo Para glorificar a Deus, a Visto Que almeja a Glória de Deus.
- Se, porem, Nao quisermos saber qua E a Vontade de Deus, se vivermos Como se Deus Localidade: Não existisse, estaremos Querendo a Glória parágrafo NÓS mesmos.


Colaboração PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/3439-3%C2%BA-trim-2014-li%C3%A7%C3%A3o-11-o-julgamento-ea-soberania-pertencem-a-deus-i-plano-de-aula.html