3º Trim. 2014 - Lição 13 - A atualidade dos últimos conselhos de Tiago I Plano de Aula

3º Trim. 2014 - Lição 13 - A atualidade dos últimos conselhos de Tiago I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2014
FÉ E OBRAS: ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica
COMENTARISTA: ELIEZER DE LIRA E SILVA
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


PLANO DE AULA Nº 13
LIÇÃO Nº 13 – A ATUALIDADE DOS ÚLTIMOS CONSELHOS DE TIAGO
1º SLIDE
INTRODUÇÃO
- Encerrando o estudo da epístola universal de Tiago, estudaremos a passagem de Tg.5:7-20, oportunidade em que Tiago fala da paciência, da oração e da necessidade de buscarmos contribuir para a conversão dos homens.
- O crente deve ser paciente, orar com fé e contribuir para a conversão do próximo.
2º SLIDE  I – TER PACIÊNCIA ATÉ A VINDA DO SENHOR JESUS
- Depois de ter apontado os riscos que existem para a vida espiritual, o irmão do Senhor passa a elencar quais são as virtudes cristãs que devem ser postas em prática a fim de que possamos chegar aos céus.
- A primeira virtude a ser cultivada, segundo o pastor da igreja em Jerusalém, era a paciência: “sede, pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor” (Tg.5:7a).
3º SLIDE
- Tiago utiliza-se da palavra grega “makrothymeo” (μακροθυμεω), cujo significado é, segundo a Bíblia de Estudo Palavra Chave, “ser tolerante, i.e. (objetivo) indulgente ou (subjetivo) paciente:  suportar (tolerar) por muito tempo, ser tolerante, ter (muita) paciência, ser paciente, suportar pacientemente” (verbete 3114 – Novo Testamento, p.2290).
- É uma palavra que vem de duas outras, “makros”, que significa “muito tempo” e ‘thymos”, que significa fúria, ira, a indicar, portanto, que o cristão deve aguentar a fúria do mundo, a oposição desta vida, durante muito tempo, sendo tardio em irar-se, sabendo esperar.
4º SLIDE
- Devemos, a exemplo do Senhor Jesus, que, assim como nós, foi também perseguido e injustiçado, a ponto de ser indevidamente condenado à morte, suportar a cruz pelo gozo que nos está proposto, desprezar a afronta, pois só assim conseguiremos, como Ele, assentarmo-nos à destra do trono de Deus (Hb.12:2). A
- Através deste suportar, que só é possível se tivermos paciência, não enfraqueceremos e não desfaleceremos em nosso ânimo (Hb.12:3).
5º SLIDE
- Seja na ameaça da morte física, seja na ameaça da ridicularização e verdadeiro “assassinato moral”, o cristão deve desprezar a afronta, suportar toda a oposição, todas as “contradições dos pecadores contra si mesmo” (Hb.12:3), sabendo que este preço algo terá uma grandíssima recompensa, que é a salvação de nossas almas.
- Nosso alvo é a “vinda do Senhor”. Jamais teríamos força para perseverarmos até o fim mesmo em meio a tanta oposição se não tivéssemos a esperança da vinda do Senhor Jesus. É este o nosso alvo, é este o nosso objetivo (Fp.3:20,21).
6º SLIDE
- Esta esperança é que nos dá condição de nos mantermos separados do pecado (I Jo.3:1-3).
-  Quando perdemos esta esperança, iniciamos um caminho de fracasso espiritual, pois a falta de esperança na vinda de Cristo leva-nos à perdição (II Pe.3:3,4).
7º SLIDE
- Tiago usa a ilustração do lavrador que espera o precioso fruto da terra, aguardando-o com paciência, até que receba a chuva temporã e serôdia (Tg.5:7).
- O lavrador planta a semente na perspectiva de ter uma colheita, que é a razão de ser da semeadura. O objetivo do lavrador é a colheita. , de onde tirará o seu sustento, mas, entre a semeadura e a colheita, há um longo tempo, em que o lavrador tem de esperar pacientemente o desenvolvimento da lavoura, aguardando as duas estações de chuva.
8º SLIDE
- O cristão, também, recebe a Cristo Jesus como Senhor e Salvador de sua vida para ir para o céu.
- Enquanto não chega o tempo da colheita, do encontro com o Senhor nos ares, faz-se preciso, a exemplo do lavrador, aguardar, com paciência, este momento, sabendo que, neste “ano aceitável do Senhor”, há que se ter a “chuva temporã”(o período apostólico) e a “chuva serôdia”(o grande avivamento que haverá no término da história da Igreja, que é o avivamento pentecostal, que já perdura há mais de cem anos e que já dá nítidos sinais de que está a findar).
9º SLIDE
- Ante a proximidade da vinda de Cristo Jesus, precisamos fortalecer os nossos corações e isto exige de nós uma vida de mais consagração, de mais busca do poder de Deus, uma vida cada vez mais intensa de oração, meditação nas Escrituras, uma vida de maior intimidade com Deus.
- É tempo de nos santificarmos mais ainda, de fazer mais justiça ainda (Ap.22:11).
10º SLIDE
- Ainda falando sobre a paciência, Tiago nos dá uma demonstração prática para sabermos se estamos, ou não, esperando o Senhor Jesus, a saber: o relacionamento com o próximo, principalmente com os irmãos.
- Uma das provas de que estamos sendo pacientes, que estamos a suportar tudo dentro da perspectiva da vinda do Senhor é o de sermos pacientes com o próximo, de suportarmos a afronta dos homens, inclusive daqueles que compartilham da nossa fé.
11º SLIDE
- Se não temos paciência com o próximo, se nossos relacionamentos não são pacíficos, mas vivemos a nos queixar uns contra os outros, vivemos a ter litígios e conflitos com os outros, como podemos dizer que estamos suportando a cruz e desprezando a afronta com vistas a chegar até a glorificação?
- Se não podemos aguentar os embates desta vida terrena, se não somos capazes de suportar as afrontas e danos causados pelos homens nas coisas terrenas, como podemos dizer que estamos a suportar os embates espirituais em nossa caminhada para o céu?
12º SLIDE
- A expressão “não vos queixeis uns contra os outros” tem o significado de “não reclamar”.
- O servo de Deus deve suportar o dano, não pode construir relacionamentos com base na intolerância, mas, sim, ser tolerante, não com o pecado, que deve sempre denunciar, mas com os pecadores, amando-os intensamente e desejando a sua salvação.
13º SLIDE
- Tiago nos convida a olharmos para o exemplo dos profetas que falaram em nome do Senhor.
- Quando vemos a história dos profetas, temos verdadeira “nuvem de testemunhas”, que nos dá alento para prosseguirmos a nossa jornada, sabendo que assim como eles venceram, apesar de todas as aflições e perseguições sofridas, e, por paradoxal que possa parecer, no meio do povo que se dizia ser o povo de Deus, também poderemos ter o mesmo fim, alcançando a salvação.
14º SLIDE
- Os profetas tudo sofreram, sem revidar os seus algozes. Todos eles suportaram as aflições, sem deixar de falar a verdade para o povo, sem deixar de transmitir a mensagem de Deus.
- Assim nós também devemos fazer. Sem medo de cumprir a vontade de Deus e de suportar as vicissitudes de estarmos num mundo que está no maligno, não podemos ser intolerantes, nem sequer querer nos vingar daqueles que nos fazem sofrer. Devemos confiar em Deus e, a exemplo dos profetas, deixarmos que o Senhor, no tempo certo, tome as atitudes de justiça e vingança que só a Ele pertencem.
15º SLIDE
- Se, em vez de confiarmos em Deus e prosseguirmos nossa jornada falando a verdade, sendo tolerantes com os pecadores e implacáveis com o pecado (implacabilidade que começa pela nossa vida), passarmos a nos queixar uns contra os outros, a atacarmos os pecadores, seremos condenados.
- Deus é juiz não só para nos vingar, mas, também, para nos condenar se deixarmos de seguir as pisadas de Cristo. Tiago é bem claro: “o juiz está à porta” (Tg.5:9 “in fine”).
16º SLIDE
- Os que suportam as aflições, esperando pacientemente pela vinda do Senhor, são bem-aventurados.
- Tiago, em mais uma ilustração, usa o exemplo do patriarca Jó que, tendo sido paciente em todo o atroz sofrimento que teve, sem que houvesse qualquer causa justa, alcançou um estado final bem superior ao primeiro.
17º SLIDE  II – A FIRMEZA DAS NOSSAS PALAVRAS
- Depois de falar a respeito da paciência, Tiago irá tratar de outra virtude que deve caracterizar a vida do cristão, qual seja, a firmeza das palavras, a constância no falar, a credibilidade do falar.
- Tiago adverte os irmãos para que não jurassem nem pelo céu, nem pela terra, nem por qualquer outra coisa, mas que a palavra do servo de Deus seja sim, sim; não, não, a fim de que também não fossem os cristãos condenados por um falar volúvel e variável (Tg.5:12).
18º SLIDE
- Tiago repete o ensino de Jesus no sermão do monte a respeito dos juramentos (Mt.5:33-37).
- O juramento é uma confirmação da palavra dada por alguém. É uma assunção da desconfiança e da falibilidade humanas, algo que é inadmissível para quem já desfruta de comunhão com Deus e participa da Sua natureza, em que se encontra a imutabilidade, credibilidade e fidelidade.
19º SLIDE
- Uma das características daquele que vai morar no céu é, precisamente, o de ter um falar constante, imutável, como já dizia Davi no Salmo 15.
- Se temos comunhão com o Senhor, se estamos em unidade com Ele, não temos porque jurarmos, buscarmos algo que possa confirmar a nossa palavra. Temos de ter a imutabilidade e constância de nosso Senhor, se é que estamos unidos a Ele, se somos instrumentos para a Sua glória neste mundo.
20º SLIDE   III – A VIDA DE ORAÇÃO
- Após ter falado a respeito da necessidade de termos um falar crível, o irmão do Senhor passa a tratar de outro tema importantíssimo para quem quer chegar ao céu: a oração.
- A oração é o recurso que devemos perseguir quando estamos aflitos. É o meio pelo qual nos fortaleceremos e conseguiremos superar as aflições.
21º SLIDE
- Tiago podia afirmar isto, pois, segundo Eusébio de Cesareia (265-339), era um homem de oração.
- A oração é um dos meios de santificação do salvo em Cristo Jesus (I Tm.4:5), sendo o caminho a ser tomado por aqueles que estão aflitos em meio a esta peregrinação terrena. O remédio para a aflição é a oração.
22º SLIDE
- Isto não quer dizer que devemos orar apenas quando estamos passando por aflições. A oração é incessante na vida do verdadeiro e genuíno cristão (I Ts.5:17).
- Nos momentos de aflição, ela assume um papel todo especial, visto que é por meio dela que teremos as necessárias forças para suportarmos a cruz e desprezarmos a afronta, não permitindo nosso desfalecimento de ânimo ao longo do caminho.
23º SLIDE
- Tiago diz que quem está contente deve cantar louvores. Ora, quando louvamos a Deus, nada estamos a fazer senão glorificar o nome do Senhor, exaltar a Sua majestade, ser gratos pelos benefícios que nos tem feito.
- E o que será este cantar louvores senão uma ação de graças ao Senhor, senão uma oração de gratidão? Percebemos, portanto, que a oração é indispensável para que passemos vitoriosos por essa peregrinação terrena.
24º SLIDE
- A oração também é remédio para aquele que está doente.
-  Tiago manda que, em havendo pessoas doentes, sejam chamados os presbíteros da igreja para que orem sobre elas, ungindo-as com azeite em nome do Senhor e esta oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará, e, se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados (Tg.5:14,15).
25º SLIDE
- A unção com azeite em nome do Senhor é apenas um sinal de que o Senhor está pronto a cuidar da saúde espiritual dos Seus servos, apenas uma figura para nos rememorar que o Espírito Santo nos foi dado pelo Senhor para ser o nosso refrigério, para ser o nosso Consolador, o nosso guia em toda a verdade.
- Não é a unção com azeite que sara o doente, nem tampouco que o salva, mas, sim, diz Tiago, a oração da fé.
26º SLIDE
-Esta oração é para a salvação do doente. Quando a doença for motivada pela prática de algum pecado, esta oração intercessória promoverá a cura da enfermidade, mas, sobretudo, o objetivo desta oração é a salvação do doente.
- Se o motivo da doença não for a prática de pecado, pode ocorrer que a oração não promova a cura da enfermidade, mas, sem dúvida alguma, o perdão do pecado será obtido, se tivermos uma oração de fé.
27º SLIDE
- Se a unção com azeite em nome do Senhor é atitude que somente deve ser tomada pelos presbíteros e em favor dos irmãos que se encontram enfermos, é absolutamente ilegítimo e equivocado qualquer outro tipo de unção.
- Tiago diz que devemos confessar nossas culpas uns aos outros, bem como orar uns pelos outros, atitude que também nos trará o sarar. Não podemos encobrir nossos pecados, mas devemos confessar nossas culpas, inclusive perante a igreja local, quando ela é ofendida.
28º SLIDE
- A oração de um justo pode muito em seus efeitos. A oração da fé é eficaz, a oração de alguém que está em comunhão com Deus produz efeitos, não é um discurso vazio.
- O salvo em Cristo Jesus está em plena comunhão com o Senhor, tem acesso livre ao santo dos santos, ao trono da graça (Hb.4:16; 10:19-23), de modo que não há como não sermos ouvidos, não há como não alcançarmos da parte do Senhor aquilo que pedimos, pois, se estamos em comunhão com o Senhor, somente pediremos aquilo que for da vontade de Deus (Jo.14:14;15:7).
29º SLIDE  IV – A CONTRIBUIÇÃO PARA A CONVERSÃO DAS PESSOAS DESVIADAS
- No término de sua epístola, Tiago fala de outra virtude que deve acompanhar a vida cristã: a contribuição para a conversão das pessoas que se desviaram da fé.
- O irmão do Senhor diz que aquele que “converter do erro do seu caminho” aquele que estiver “desviado da verdade”, salva um pecador da morte e cobre uma multidão de pecados (Tg.5:19,20).
30º SLIDE
- Tiago ensina-nos que devemos nos esforçar para “converter do erro do seu caminho um pecador”.
- Somos um instrumento para que o pecador, ele próprio, mude de direção na sua vida, deixando de seguir um rumo contrário à vontade de Deus para passar a seguir um caminho que esteja de acordo com o propósito de Deus para o homem.
31º SLIDE
- Devemos evitar dois tipos de comportamento para com os “desviados da verdade”:
a) o de distanciamento e de censura à pessoa, como se ela não tivesse mais oportunidade de perdão;
b) o de sua manutenção na comunhão com a igreja local, apesar de sua vida pecaminosa.
32º SLIDE
- A disciplina é um remédio, não um veneno. Não podemos tratar os que se desviam da verdade como inimigos ou pessoas que não têm mais oportunidade de restauração.
 - Tiago faz questão de mostrar que as pessoas que se desviam da verdade são pecadoras e precisam de conversão. Como poderemos chamá-las ao arrependimento se não admitimos que estão erradas?
33º SLIDE
- Cabe a cada um de nós irmos ao encontro destas pessoas e procurá-las persuadi-las a crer, novamente, em Cristo Jesus, a abandonar o pecado e a retomar uma vida de santificação. Cabe a cada um de nós sermos instrumentos da graça e da misericórdia de Deus.
- É com esta atitude de misericórdia e de profundo amor aos que se desviam da fé que Tiago encerra a sua epístola.


COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/3475-3%C2%BA-trim-2014-li%C3%A7%C3%A3o-13-a-atualidade-dos-%C3%BAltimos-conselhos-de-tiago-i-plano-de-aula.html