3º Trim. 2014 - Lição 13 - A atualidade dos últimos conselhos de Tiago I

3º Trim. 2014 - Lição 13 - A atualidade dos últimos conselhos de Tiago I
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
TERCEIRO TRIMESTRE DE 2014
FÉ E OBRAS: ensinos de Tiago para uma vida cristã autêntica
COMENTARISTA: ELIEZER DE LIRA E SILVA
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


                                                                                                           

ESBOÇO Nº 13
LIÇÃO Nº 13 – A ATUALIDADE DOS ÚLTIMOS CONSELHOS DE TIAGO
         O cristão deve ser paciente, orar com fé e contribuir para a conversão do próximo.
INTRODUÇÃO
Encerrando o estudo da epístola universal de Tiago, estudaremos a passagem de Tg.5:7-20, oportunidade em que Tiago fala da paciência, da oração e da necessidade de buscarmos contribuir para a conversão dos homens.
O crente deve ser paciente, orar com fé e contribuir para a conversão do próximo.
I – TER PACIÊNCIA ATÉ A VINDA DO SENHOR JESUS
- Estamos terminando mais um trimestre letivo da Escola Bíblica Dominical, encerrando o estudo da epístola universal de Tiago, debruçando-nos na parte final do capítulo 5 de Tiago, a partir do versículo 7.
- Conforme temos analisado durante todo o trimestre, a epístola de Tiago é um típico sermão judaico, com diversos assuntos, que vão se desenvolvendo ao longo da exposição.
Depois de ter apontado os riscos que existem para a vida espiritual, o irmão do Senhor passa a elencar quais são as virtudes cristãs que devem ser postas em prática a fim de que possamos chegar aos céus. Após ter dito o que deve ser evitado (língua desenfreada, sabedoria terrena, prevalência da carne, presunção humana, omissão e opressão), Tiago passa a dizer o que deve ser praticado habitualmente pelo cristão.
A primeira virtude a ser cultivada, segundo o pastor da igreja em Jerusalém, era a paciência: “sede, pois, irmãos, pacientes até a vinda do Senhor” (Tg.5:7a).
- Tiago já havia abordado a questão da paciência logo no limiar de sua carta, ao mostrar que a paciência era uma conquista da vida espiritual resultante da provação divina (Tg.1:3). Assim, o irmão do Senhor nos mostra que, depois de termos adquirido paciência por força da provação divina, devemos sempre exercitá-la, sempre pô-la em prática, pois isto é essencial para que alcancemos a salvação.
 http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/3476-3%C2%BA-trim-2014-li%C3%A7%C3%A3o-13-a-atualidade-dos-%C3%BAltimos-conselhos-de-tiago-i.html