3º Trim. 2014 - PRE ADOLESCENTES - Lição 10: Olhando para a frente

3º Trim. 2014 - PRE ADOLESCENTES - Lição 10: Olhando para a frente
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRE ADOLESCENTES – CPAD
3º Trimestre 2014
Tema: Descobrindo meus direitos e deveres
Comentaristas: Ângela Sueli Silva da Costa


LIÇÃO 10 – OLHANDO PARA A FRENTE

Texto bíblico  Genesis 13.7-12
Pelo que houve contenda entre os pastores do gado de Abrão, e os pastores do gado de Ló. E nesse tempo os cananeus e os perizeus habitavam na terra.
Disse, pois, Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.
Porventura não está toda a terra diante de ti? Rogo-te que te apartes de mim. Se tu escolheres a esquerda, irei para a direita; e se a direita escolheres, irei eu para a esquerda.
Então Ló levantou os olhos, e viu toda a planície do Jordão, que era toda bem regada (antes de haver o Senhor destruído Sodoma e Gomorra), e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, até chegar a Zoar.
E Ló escolheu para si toda a planície do Jordão, e partiu para o oriente; assim se apartaram um do outro.
Habitou Abrão na terra de Canaã, e Ló habitou nas cidades da planície, e foi armando as suas tendas até chegar a Sodoma.
Ora, os homens de Sodoma eram maus e grandes pecadores contra o Senhor.
Objetivos após a aula seu aluno deve  saber identificar seus deveres 
                  para com Deus, como  consigo mesmo, entendendo que 
                  haverá de prestar conta sobre  tudo que vier a praticar.

Introdução
Estamos na lição 10, Olhando para frente,  estudando o tema “escolhas a fazer” visando o aspecto de fazermos boas escolhas para garantimos um futuro melhor, levando em conta, que como crentes temos responsabilidades para com Deus, pois havemos de um dia prestar contas a ele, por tudo que decidimos, quer seja bom ou ruim.
Para este tema, temos como texto base, a passagem em Genesis que relata  um conflito família, entre Abrão e seu sobrinho Ló.
Neste caso, a escolha de ló, em muito influenciou no seu futuro, neste caso para mal. Podemos também concluir que isto se deu pelo fato de Ló não ter ainda um grau de comprometimento com Deus.


I - Minhas atitudes
A vida é feita de escolhas, estamos a todo momento tendo de decidir, ainda mais por sermos cristãos, temos de decidir com responsabilidade, isto se dá por dois motivos:
  1. As nossas decisões e atitudes, podem de forma contundente, quando forem más  podem  influenciarem e prejudicarem  negativamente o nosso próximo.
  2. As decisões de hoje  refletiram no futuro.

Como cristãos temos responsabilidades  para com Deus, porque qualquer atitude nossa, não apenas pode nos trazer algum transtorno  futuro mas pode prejudicar a outros.
A exemplo,  se formos maus cristãos, com atitudes erradas muitas pessoas ficaram escandalizadas, como elas poderão se voltar a Deus ?  se vêem em  nós o mau exemplo!
Todas as nossas atitudes devem ser tomadas visando não apenas um futuro melhor,  mas no presente devemos ter cuidado, sabendo que muitas pessoas estão a nos observar.

II- As atitudes de Ló
A passagem em Genesis revela a discussão entre os pastores de Lo e de Abrão,  por se multiplicarem muito o gado, não havia mais pastagens  suficientes para ambos. Para amenizar esta situação Abrão, o que nos serve de lição , tomou uma decisão certa, promoveu a pacificação  entre ambos, por se Ló seu parente, Abrão não queria permanecer  contendendo.
Assim propôs que se separassem, para isto concedeu que Ló escolhe a direção a seguir. Era costume antigo que a escolha seria de Abrão, por ser mais velho, e se levarmos em conta, ló estava ali, porque Abrão permitiu que lhe acompanhasse.
Contudo, Ló usurpou o direito de seu tio, fazendo a escolha, esta foi uma atitude errada, desonrando o seu tio,  por outro lado a sua escolha  foi baseada apenas na vista de seus olhos, ou seja, Ló apenas olhava para o material.
Ao contrario de Abrão, que seguiu em frente, não olhando para a parte que tinha por seguir, Ló escolhera as campinas verdes, as planícies, enquanto Abrão seguiria pelo deserto, contudo , ao desenrolar da historia, vemos que por ultimo Deus suprimiu todas as necessidades de Abrão, e o fez prosperar. Enquanto Ló perdeu tudo quanto possuía, alem de sua esposa.

III- Escolhendo o mais fácil
O texto de Gênesis 13 normalmente é lido no contexto da destruição dos perversos habitantes de Sodoma e Gomorra. Essas cidades se tornam símbolos
do afastamento de Deus: no livro de Ezequiel, as críticas que pesavam sobre Sodoma e Gomorra são dirigidas a Jerusalém. Seja pelas atitudes ilícitas,
seja pelo comportamento discriminatório, o furor do Senhor irá consumir aqueles que haviam sido chamados para constituir a nação santa (Ezequiel 22.29-31).
O apóstolo Paulo lança mão do mesmo conceito historicamente construído em sua crítica aos Coríntios:
 "Não sabeis que os injustos não herdarã o Reino de Deus? Não vos enganeis: nem os impuros, nem os idólatras, nem os adúlteros, nem os e efeminados, nem os sodomitas... herdarão o Reino de Deus" (1 Coríntios 6.9-10).
Portanto, ainda que a Bíblia reprove as relações sexuais ilícitas, tudo indica que os pecados de Sodoma iam, além disso: os habitantes da cidade
tinham também uma conduta perversa, injusta e ingrata, especialmente em relação aos estrangeiros, um problema crônico para a época e que não é muito diferente nos dias atuais.
Mas, é o fato de Ló ter ido viver entre essas pessoas que é o foco da discussão deste estudo. Ele nos fala sobre as conseqüências dos posicionamentos que assumimos, especialmente no contexto familiar. Nossas decisões, portanto, devem ser tomadas
em clima de oração, ou seja, de reflexão, ampla avaliação das possibilidades e implicações, e de diálogo com as pessoas envolvidas.
Se tiver dúvidas, se não tiver conversado (solicitado conselho, conforme nos ensina o livro de Provérbios nos versículos 15.22; 18.15 e 16.25) com
as pessoas envolvidas e buscado a direção e orientação de Deus (Provérbios 19.21; Provérbios 16.1,9), sua decisão pode desencadear processos maiores de perigo, destruição e morte.
Fonte : http://www.metodista.org.br

................................................................................................................

Foi exatamente isto que aconteceu com Ló, a sua conduta e atitude foi errada em relação a seu tio, e como não bastasse, a sua escolha foi baseada na facilidade que teria para conduzir a sua vida, as planícies eram verdejantes, ideais para os seus animais, contudo, Ló não levou em consideração que atava próximo a  duas cidades extremamente pecaminosas, sem duvida isto traria dano a sua vida espiritual.

IV- Escolhas certas
As pessoas deste mundo, priorizam, e fazem escolhas , muitas vezes  baseados  no seu interesse próprio,  pensando apenas no momento presente. Algumas dessas prioridades fazem parte do nosso cotidiano, mas como cristãos devemos analisar, afim de tomarmos as decisões certas.
As prioridades são:
1.         ganhar dinheiro          
2.         possuir coisas materiais
3.         ter sucesso
4.         ter poder
5.         gozar vida                                 
6.         sentir-se bem
7.         melhorar o nosso corpo
8.         valorizar a família
9.         satisfazer os desejos


Então, quais são as atitudes que devo tomar sobre as prioridades deste mundo:
Será que para não amar o mundo significa que o cristão não se pode envolver em nada neste mundo.  Claro que todos nós temos de viver no mundo eJesus quer que tenhamos atitudes corretas e saudáveis.
A Bíblia não nos dá instruções muito claras sobre várias coisas e as vezes as igrejas fazem regras quando não há nada na Bíblia que proíbe tais coisas.
Vamos analisar qual deveria ser a nossa atitude :
            Dinheiro - ganhar dinheiro não é mau e ser rico não é um pecado, mas se vivemos só para ganhar dinheiro isto não é o que Deus quer. É também importante o que fazemos com o nosso dinheiro e Deus quer que o usemos com sabedoria, e que sejamos generosos em partilhá-lo com outros que têm necessidades e que contribuíamos na Sua obra (ajudar sustentar o pastor da igreja local, ajudar com a obra missionaria etc.)
            Coisas materiais - é obvio que necessitamos de roupa, eletrodomésticos, moveis, um carro etc., mas temos de ter cuidado que objetos não se tornam ídolos sem os quais não podemos viver.      
            Sucesso - às vezes o sacrifício necessário para alcançar sucesso é grande e podemos não ter tempo suficiente para as nossas famílias. Também a procura de sucesso pode causar muito stress e pressão.  Em contrapartida, sucesso nos olhos de Deus significa que vivamos em amor, harmonia e paz com todos, e levamos uma vida honesta.
            Poder - Se Deus nos der uma posição de poder e influencia, tudo bem, mas é aconselhável não buscar poder porque isto normalmente envolve pisar nos pés dos outros e sermos pessoas agressivas e duras.  Jesus mostrou e ensinou que o caminho para sermos importantes no Seu reino é sermos servos aqui no mundo. Jesus disse:
"quem quiser tornar-se grande entre vocês deverá ser servo, e quem quiser ser o primeiro deverá ser escravo, assim como o Filho do homem que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos".
            Gozar a vida - claro que Deus quer que tenhamos tempo para nos divertir e descansar, mas precisamos de equilíbrio.  S. Paulo disse: "todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm."   Há muita coisa para fazer para o reino de Deus, e Deus está a chamar pessoas para O servir, mas temos de estar disponíveis a Ele.
Em relação às discotecas e clubes , dança em si pode não ser mau mas depende do tipo de dança. Algumas danças são muito sensuais e pode provocar a tentação e pecado em outros.  Em relação ao cinema - isto depende do filme.  Na escolha de um filme,  cada um tem de ter a consciência que ele não esteja a entristecer O Espírito Santo.
            Sentir-se bem - as perspectivas e altitudes cristãs são diferentes do mundo e às vezes vamos criar inimigos ao seguirmos Jesus.  Temos de estar dispostos a sofrer perseguição e injustiças quando não fazemos tudo que o mundo faz e não falamos aquilo que agrade a todos.
            Melhorar o nosso corpo - Deus quer que cuidemos do nosso corpo
porque é o templo do seu Espírito.  Devemos comer coisas saudáveis,
fazer exercícios físicos, dormir suficientemente, trabalhar e descansar.  Contudo, não convêm estarmos tão preocupados com a nossa aparência que passamos demasiado tempo e gastamos muito dinheiro em tentarmos melhorá-la. ao custo dos outros valores.

           a nossa família é importantíssima e muito preciosa, e conviver com ela é imprescindível para a nossa saúde emocional.  No entanto, Deus quer estar em primeiro lugar em nossas vidas e às vezes temos que tomar decisões que a nossa família não compreenda ou temos que mudar para outro cidade ou país em obediência a Deus.
            satisfazer os nossos desejos - Deus chama-nos para ser discípulos seus e estar disponíveis para a Sua vontade.  No entanto, isto não significa que os desejos que temos são necessariamente opostos à vontade de Deus, porque muitas vezes Deus quer suprir os nossos desejos.  Jesus ensinou que quando pomos O Seu reino no primeiro lugar, Ele vai dar-nos os desejos dos nossos corações.

Conclusão

Alegra-te, jovem, na tua mocidade, e recreie-se o teu coração nos dias da tua mocidade, e anda pelos caminhos do teu coração, e pela vista dos teus olhos; sabe, porém, que por todas estas coisas te trará Deus a juízo.  Eclesiastes 11:9
Porque Deus há de trazer a juízo toda a obra, e até tudo o que está encoberto, quer seja bom, quer seja mau. Eclesiastes 12:14
Assim revela a palavra de Deus, toda obra haverá um julgamento, portanto, tudo quanto decidimos, seja segundo o bom conselho de Deus, assim viveremos b em o presente, e garantiremos um futuro melhor.

Colaboração para Portal Escola Dominical - Jair César S. Oliveira
 http://www.portalebd.org.br/classes/pre-adolescentes/item/3451-pre-adolescentes.html