3º Trim. 2014 - PRE ADOLESCENTES - Lição 11: Meu Deus e eu

3º Corte.  2014 - PRE Adolescentes - Lição 11: Meu Deus e eu
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRE Adolescentes - CPAD
3º Trimestre 2014
Tema: Descobrindo MEUS DIREITOS e deveres
Comentaristas: Ângela Sueli Silva da Costa


Lição 11-MEU DEUS E EU

Texto Bíblico     Salmos 23,1-6
O Senhor É O Meu pastor; nada me faltará.
Deitar-me FAZ los Pastos verdejantes; . guia-me mansamente a Águas tranquilas
refrigera a alma Minha; guia-me NAS veredas da Justiça por amor do Seu Nome.
AINDA Que eu ande Pelo vale da sombra da morte, Nao temerei mal algum, o Porque tu Estás Comigo; . a tua vara EO TEU cajado me consolam
Preparas UMA mesa perante Mim na Presença dos MEUS Inimigos; unges com Óleo A Minha Cabeça, O Meu cálice transborda.
Certamente Que a BONDADE e  uma Misericórdia me seguirão de Todos os Dias da Minha Vida, e habitarei na casa do Senhor POR Longos dias.
Objetivos   apos uma aula Seu Aluno Devera Valorizar a importancia de ter hum Compromisso com Deus, Bem Como reafirmar o Seu amor amor Pelo Senhor.

Introdução
Estaremos Estudando Nesta Lição 11 a Relação Entre Deus e SEUS Filhos, Tanto Pará, base tomamos POR o Texto sem Salmo 23 Salmo this that relata TODO o Cuidado Que Deus TEM com aqueles Que o TEM Como o Seu pastor.
Comparado a hum pastor de Ovelhas, Que Cuida, zela e Proteger como SUAS Ovelhas, Deus se Revela tendão Este MESMO Cuidado com OS SEUS. Demonstrando Toda a SUA Vontade los MANTER UM Relacionamento com o SER HUMANO.

Salmo 23
O Salmo 23 e atribuído AO Rei Davi, Conforme a Tradição judaica, Davi térios Escrito Este Salmo when estava cercado num oásis, A Noite, POR Tropas de hum rei Inimigo, dai o Salmo inserir tamanha Confiança na Providência Divina contra Inimigos OS. E considerado o Mais conhecido Salmo Bíblico
Davi era o Irmão Mais Novo, Entre OS numerosos Filhos de Jessé. O pai escolheu-o parágrafo pastor. Davi, Bíblico Conforme relato, (Livro de Samuel) when USADO Pelo Espírito Santo, matava como feras parágrafo defensor como Ovelhas fazer Seu Rebanho. Dai um pastoril forte Referência em "O Senhor E Meu Pastor".
Existem varias REFERÊNCIAS AO pastor e As Ovelhas na biblia.
Interessante Pensar NAS condições e locais da Época ASSIM Como Ferramentas como fazer pastor:
Águas de descanso  - Pequenas lagoas Onde como Ovelhas bebem Água. vara - USADA par enfrentar e afugentar animais Selvagens. cajado - USADO parágrafo puxar como Pernas das Ovelhas when se prendem OU içá-las when CAEM. Óleo - Azeite USADO parágrafo TRATAR OS ferimentos das Ovelhas.


 
Fonte: Wikipédia

..........................................................................................................................................


"O Senhor E Meu Pastor"
(ISSO E Certeza, E Convicção de Ser Cuidado POR Deus) "Nada me faltará." (ISSO E Provisão, E o Sustento de Cada Diâmetro) "ele me FAZ repousar los Pastos verdejantes," ( ISSO E Serenidade, e Qualidade de Vida) "Leva-me Pará Junto das Águas de Descanso", (ISSO EFE, a Tranquilidade de espírito) "Restaura Minha Alma". (ISO e Saúde, e Paz interior) "Guia-me NAS veredas da Justiça " (ISSO E DIREÇÃO, e Luz no Caminho) "Por Amor fazer Seu Nome." (ISSO E Propósito, E condição "sine qua non" Viver para) "Ainda Que eu ande Pelo vale da sombra da morte" (inclui de Todos os tipos de morte Como um Espiritual, Sentimos when, principalmente, Os Quatro "D": Depressão, desânimo, Desespero e desesperança, Otras between) "Localidade: Não temerei mal None" (ISSO E Proteção, Confiança E nenhum Pai) " o Porque Tu Estás Comigo ". (ISSO E Fidelidade, E SUA Certeza da Presença) "O teu bordão EO TEU cajado me consolam." (ISSO E disciplina: Ele nn consola dos Erros Que cometemos e nn Corrige Com Amor) "Preparas-me UMA mesa na Presença de MEUS adversarios, " (ISSO E Esperança, E Certeza da Justiça de Deus) "Unges-me a Cabeça com Óleo" (ISSO E consagração, E unção Diaria) "E Meu cálice transbordará." (ISSO E Abundancia , Contínua E Graça) "BONDADE e Misericórdia certamente me seguirão de Todos os Dias da Minha Vida", (ISSO E Benção, E Misericórdia Constante) "E habitarei na casa do Senhor" (ISSO e Segurança, when construímos Nossas Vidas na rocha, that E Cristo) "Para TODO o de sempre." (ISSO E Eternidade, é Vida com Deus par de sempre).

















































Deus pensou los Tudo from o Comeco. ELE ESTA nenhuma Controle das Nossas Vidas, dos NOSSOS Sonhos e Projetos, Como also das Nossas Emoções, dos NOSSOS Sentimentos, de Além da Nossa Saúde Física e mental, when "deixamos" ele nn conduzir.
Tanto o Porque lutamos parágrafo nsa entregar AO Criador? Insistimos porqué EM Localidade: Não nsa consagrar Mais profundamente a He?
O Deus Que Nos CRIOU conhece a Nossa Essência, Sabe o Quanto Somos frágeis e certamente conhece OS NOSSOS Problemas e dificuldades Nossas.
Mas, QUEM Confia Nele, Nao Anda Sozinho e vive Melhor. Aleluia! O Livro dos Salmos Exprime o Relacionamento do Homem com Deus. "Salmos" em hebraico significa "Louvor", O Que indica Que o Conteúdo diretor do Livro E louvor, Oração e Adoração. Adoração E uma Idéia central. ELES engrandecem e louvam o Senhor, Atributos exaltam SEUs, nome Seu, SUA Palavra é Sua BONDADE.

TODAS como Experiencias Humanas, de Júbilo e tristeza, Vitória e Fracasso, estao expressas los Salmos, mas, semper se relacionando com Deus.
Inclui Alem do louvor, Instrução divina, a Ação de Graças, Confissão, Confiança, Angústia, Aspiração e profecias.
Mostra Que Deus Localidade: Não E inacessível, Distante OU indiferente. E hum Deus Que Nos ama e Que Cuida de Nós.
He Semper nn Procura. E NOS, procuramos POR He?
Fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/religion-estudos

I-when Deus lhe fez ...
Pergunta: "Por Que Deus Nos CRIOU?"
Uma Curta RESPOSTA à pergunta: "Por Que Deus Nos CRIOU" e "por Causa da SUA Vontade". Apocalipse 04:11 Diz: "... o Porque TODAS como tu criaste COISAS, sim, Por Causa da Tua Vontade vieram a Existir e foram criadas". Colossenses 1:16 repete: "Tudo FOI CRIADO POR Meio DELE e parágrafo ele". Ter Sido criada POR Causa da Vontade Deus Localidade: Não significa Que a Humanidade FOI Feita Para entreter a Deus UO parágrafo SERVIR Como Divertimento. DEUS É UM Ser Criativo, EO ato de CRIAR LHE satisfaz e Dá Prazer. DEUS É UM Ser Pessoal e TEM Prazer los ter To Us Link Seres com QUEM PODE ter He hum Relacionamento Genuíno. Tendo Sido Feitos a Imagem e semelhança de Deus (Gênesis 1:27), Os Seres Humanos TEM uma habilidade de Conhecer a Deus - e de Ama-lO, adora-lO, servi-lO e de ter Comunhão com Ele. Deus Localidade: Não CRIOU OS Seres Humanos o Porque precisava DELES. Como Deus, de Ele Localidade: Não Precisa de nada. Por Toda a Eternidade passada, He Localidade: Não Se sentiu Sozinho e Localidade: Não estava PROCURANDO POR UM "amigo". ELE Nos ama, mas ISSO Localidade: Não E um MESMA Coisa Que precisar de NOS. Se tivéssemos existido Nunca, Deus AINDA Seria Deus - AQUELE Que Localidade: Não muda (Malaquias 3: 6). O "EU SOU O QUE SOU" (Exodo 03:14) Nunca FOI insatisfeito com Suá Própria existencia. When He fez o Universo, de Ele fez o Que Lhe agradava. Ja Que É hum Ser Perfeito, Tudo O Que fez FOI Perfeito, Tudo "bom era Muito" (Gênesis 1:31). Disso de Além, Deus Localidade: Não CRIOU "Colegas" ou Seres Iguais a Ele. Logicamente, He Localidade: Não pódios Fazer ISSO. Se Deus criasse hum Outro Ser de Poder, Inteligência e perfeição Iguais AOS that He possui, entao de Ele deixaria de Ser o Único Deus Verdadeiro e Dois deuses passariam a existir- ISSO Seria UMA impossibilidade. "A ti te mostrado FOI parágrafo Que soubesses Que o Senhor E Deus; None HÁ Outro, Senao ele "(Deuteronômio 04:35). QUALQUÉR Coisa Que Deus CRIAR TEM Que Ser inferior a Ele. . Ó Ser CRIADO Localidade: Não PODE Ser Nunca superiores AQUELE Que o CRIOU Ao reconhecer a Soberania e Santidade Completas de Deus, ficamos impressionados that He escolheu coroar o Homem com "Glória e Honra" (Salmos 8: 5) e condescendeu a nn Chamar de " amigos "(João 15, 14-15). Por Que Deus Nos CRIOU? . Deus Nos CRIOU POR Causa da Suá Vontade e Pará o Seu Prazer, parágrafo Que nsa, Como Suá Criação, tivéssemos o Prazer de conhecê-lo Fonte: http://www.gotquestions.org/portugues/Deus-CRIOU-Humanidade. html







II-Declarando-se AO Senhor
Com basear no Salmo 23, NOS precisamos trocadilho Nossa Peregrinação à luz da Figura de  hum Rebanho Que ESTA Sendo conduzido POR UM pastor. Salmo 23 FOI Escrito por Davi Que, Antes de conduzir o Povo de Israel Como hum rei, conduzia hum Rebanho de Ovelhas Como hum Simples pastor.
Ó Pastoreio de Ovelhas era UMA ATIVIDADE Comum no Meio do povo de Israel. Davi conhecia Muito Bem O Trabalho de pastor um. Suá Tarefa era Como pastor conduzir o Rebanho de hum pasto parágrafo Outro um Fim de providenciar Alimento Pará como Ovelhas. He Sabia dos perigos that como Ovelhas haveriam de  enfrentar. Tambem era Seu Dever Proteger como Ovelhas dos perigos (animais ferozes). À Procura de verdes pastos, como Ovelhas tinham de Caminhar soluçar uma Liderança fazer pastor. Nessa época Caminhada necessario passar pedregosos POR Caminhos, Subir Montanhas e also Descer POR Meio de vales sombrios. A época Região de Israel UMA Região geograficamente acidentada. Havia muitas Montanhas e vales sombrios also e escuros. Como Ovelhas ERAM animais sensíveis that fácilmente se assustavam, principalmente when passavam POR vales escuros. Elas tinham de Confiar sem that pastor como conduzia. Joe Cada crente E UMA ovelha that ESTA NAS peregrinando veredas dEste Mundo. ESSA Peregrinação NEM Semper Será, será POR Caminhos Planos e pastos verdejantes, mas HÁ also Montanhas e vales a Serem transpostos. None crente Vai conseguir Caminhar Sozinho. Todos precisam fazer Cuidado e da Proteção de Deus Para prosseguir na Peregrinação. E Necessario Que de Todos os crentes peregrinos depositem Toda SUA Confiança los Deus, principalmente Diante dos perigos e males that PODEM encontrar na Peregrinação SUA. Um Exemplo de hum Rebanho de Ovelhas, NOS ESTAMOS also sujeitos a andar no Meio de vales sombrios e escuros Durante Nossa Peregrinação. Por ESSA Razão precisamos Confiar Naquele Que Nos conduz.



 "Ainda Que eu ande Pelo vale da sombra da morte ...".
Uma Expressão "vale da sombra da morte" E UMA Expressão Muito forte. Ela aponta Profundas parágrafo Trevas. Poderiamos Pensar, Por Exemplo, na grande escuridao Que HÁ nenhuma final, de hum Poço profundo. Tal Expressão also E USADA na biblia parágrafo referir-se à Morada dos Mortos, Que É UM Lugar de densas trevas e escuridao (Jó 10.21,22). Ninguem Gösta de  Ficar num Lugar Muito Escuro. Trevas provocam Medo NAS PESSOAS. No entanto, Nao ESTAMOS livres da escuridao. Poderemos passar Pelo vale da sombra da morte. O salmista reconhece ISSO when Diz:  "Ainda Que eu ande Pelo vale da sombra da morte". No Contexto do salmo 23, um vale da sombra Expressão da Morte e UMA Figura that aponta par uma Realidade dos terríveis perigos e males Que o crente PODE Durante experimentar SUA Peregrinação Nesta terra. Davi Deixa Bem Claro Que OS crentes Localidade: Não estao isentos de perigos Nesta Vida. ELES PODEM sofrer machos Nesta Vida. Localidade: Não E Pelo Fato de VOCE JÁ Ser crente e ter Deus Como Seu pastor that como aflições e machos do Tempo Presente deixarão de Existir na SUA Vida.




O proprio Jesus Disse Que No Mundo teremos aflições (Jo. 16,33). Localidade: Não devemos Pensar e ensinar Como muitos To Us Link aí afora estao Fazendo AO afirmarem that UMA Vez Que Voce se tornou crente, SEUS Problemas acabaram e VOCE PODE Localidade: Não Mais sofrer mal UO Perigo algum. E se ISSO ESTA acontecendo los SUA Vida é o Porque Você está em Pecado. Localidade: Não é Isso Que a Biblia ENSINA. Conforme a Biblia, ESTAMOS sujeitos a andar Pelo vale da sombra da morte, a enfrentar perigos los Nossa Peregrinação. Taís perigos e machos São Comuns a crentes e descrentes. E Inevitável that they Venham para Todos. Mas HÁ UMA grande Diferença. Qual è uma grande Diferença? A Grande Diferença ESTA na atitude de Ambos Diante do Vale da sombra da morte Pelo qua passam. O descrente, embora necessitando, Nao deposita uma SUA Confiança los Deus. No Meio dos perigos e males Que LHE sobrevêm Nesta Vida, PODEM chegar a murmurar e blasfemar contra Deus. Tambem sentem hum grande Medo do mal Que lhes Acontece, POIs Localidade: Não conhecem NEM confiam los Deus, AQUELE Que É Maior Que o mal e that TEM Poder parágrafo Transformar o mal lhes Bem lhes favorecem dos SEUS Filhos. Ó crente, porem, Diante do vale da sombra da morte Que ESTA Passando, Confessa com Toda a Confiança " . Localidade: Não temerei mal None " Com ESSA Confissão de Fé, o crente Localidade: Não ESTA negando o Poder ea Realidade do mal Que PODE LHE sobrevir, mas ESTA afirmando com plena Segurança Que Localidade: Não HÁ de Ser abalado com o mal UO Perigo Que PODE LHE Acontecer no vale da sombra da morte. ELE Não Tem Medo de andar Pelo vale da sombra da morte NEM de enfrentar o mal EO Perigo Que HÁ Neste vale. Os vales escuros e sombrios Pelos cais Quais d'Orsay o crente anda los SUA Peregrinação de: Não LHE infundirão Medo. Suá Confissão firme e segura no Meio do Vale da sombra da morte E: " . Localidade: Não temerei mal None " Por Que o crente de: Não teme o mal Que HÁ não vale da sombra da morte POR ELE ESTA Passando Onde? Por Que ELE Confessa com Confiança: "Localidade: Não temerei mal None"? Que Em, OU Melhor, EM QUEM ELE baseia a SUA Confiança? ELE MESMO Confessa um parágrafo base de uma Confiança SUA: "... o Porque tu Estás Comigo; a tua vara EO TEU cajado me consolam ". He conhece e confia no Senhor Que É o Seu pastor EO Guia um TODO O Momento, especialmente when ELE ESTA AndAndo Pelo vale da sombra da morte. When estiver Sendo afligido e pressionado com OS perigos e males Que a SUA Peregrinação LHE apresenta, ELE entao confessará com Confiança: "Localidade: Não temerei mal None"; ELE DIRA com Toda Segurança: "Em me vindo o Temor, hei de Confiar los ti. Em Deus, cuja Palavra eu EXALTO, Neste Deus ponho a Minha Confiança e nada temerei "(Salmo 56.3,4). Localidade: Não somente no Salmo 23, mas also EM muitos To Us Link Lugares fazer Antigo Testamento encontramos uma comparação do Relacionamento de Deus com o Seu Povo Como o Relacionamento de hum pastor com o SUAS Ovelhas (. Sl 28,9; é 40.11.). Tal Relacionamento E evidenciado Pela Comunhão. Deus ESTA Semper Presente no Meio do Seu Povo. ELE E o Deus Emanuel (Deus Conosco). Fonte: http://www.pregacao.reformada.org









III-Relacionando-se com o Pai
O salmo 23 e hum dos Textos Mais conhecidos da biblia. A Grande maioria Das PESSOAS não INTEIRO Mundo (crentes e descrentes ATÉ) conhece o salmo 23, Que É o salmo fazer pastor. QUEM Localidade: Não conhece como Palavras: "O Senhor É O Meu pastor, nada me faltará"? Certamente voce JÁ encontrou essas Palavras OU TODO o Conteúdo do salmo 23 Sendo citados los Varios Lugares: Adesivos los pára-brisas de Carros, pára-CHOQUES de Caminhões, estampas de Camisas, Quadros de paredes e etc Salmo 23 also E Muito conhecido POR Ser O salmo Preferido Pará SER velórios lido EM. Muitos conhecem e gostam das Palavras do salmo 23.

Mas uma Questão a Ser Feita E a seguinte: Será, that that Todos conhecem o salmo do pastor conhecem also o Pastor fazer salmo? Todos PODEM Realmente confessar como Palavras dEste salmo? Todos PODEM DiZer: O Senhor É O Meu Pastor, nada me faltará? Ou AFIRMAR com Confiança: "Ainda Que eu ande Pelo vale da sombra da morte, Nao temerei mal None; o Porque Tu Estás Comigo, a tua vara EO TEU cajado me consolam? ". ? QUEM PODE confessar ESTAS Palavras
Salmo 23 e hum Cântico de Confiança los Deus; São Palavras proferidas POR UM crente Que conhece e confia no Senhor.
Salmo 23 E UMA Confissão de Fé do crente Que deposita SUA Confiança não Cuidado e na Proteção de Deus. No salmo 23, o salmista usou Duas Figuras para expressar SUA atitude de Confiança los Deus: 1 - A Figura do pastor Que admitem Repouso, Proteção, DIREÇÃO e Consolo Para o Rebanho Que ESTA Cuidados soluço OS SEUS (v.1-4); 2 - A Figura de hum anfitrião Que recebe com Honra hum hospede los Sua Casa, oferecendo-LHE UM grande Banquete e ungindo-o com Óleo (v.5,6). Ambas como Figuras, de Além de expressar uma Confiança do salmista, evidenciam o Cuidado ea BONDADE de Deus par com aqueles Que LHE pertencem e confiam Nele.
PODEMOS NOS confessar com Confiança As Palavras que salmo 23, POIs Localidade: Não conhecemos apenas o salmo do Pastor, mas principalmente o Pastor fazer salmo. As Palavras do salmo 23 TEM UM profundo significado parágrafo NÓS Que cremos los Deus. ELE É O Nosso Pastor e NÓS Somos Ovelhas fazer Seu Rebanho e Como os tais ESTAMOS NAS peregrinando veredas dEste Mundo. Nessa Peregrinação necessitamos Depositar Nossa Confiança Nele.
Fonte; http://www.pregacao.reformada.org

Conclusão
E Cristo pastor O Nosso. He Nos providencia Tudo O Que precisamos parágrafo Nosso Corpo e Nossa Alma. He Nos Defende e protege POR Seu Poder contra Inimigos de Todos os. Nele encontramos Refúgio e Consolo. Suá Palavra EO Seu Espírito Nos consolam. Voce esta Passando Pelo vale da sombra da morte? Localidade: Não Fique amedrontado. Confie no Seu Pastor. ELE E POR contigo Onde Quer Que andares.Por Que Temer o vale da sombra da morte? Se Deus NÓS E POR, QUEM SERA NÓS contra? QUEM Podera Nos separar do Seu Amor e da SUA Presença? Perigos de Os e machos Desta Vida? Nossas tribulações? O Diabo? A morte? Localidade: Não! Nada NEM NINGUEM poderão separar-SOE do Amor e da Presença do Nosso Deus.

Portanto, confessemos com Confiança Que o Senhor ESTA Semper Conosco, Conforme como Palavras de  Confiança do Salmo 46: "DEUS É Nosso Refúgio e fortaleza, socorro Bem Presente NAS tribulações. Portanto, Nao temeremos AINDA Que a terra se transtorne e os Montes se abalem não DOS Seio éguas; AINDA that como Águas tumultuem e espumejem e na SUA Fúria os Montes se estremeçam ... O Senhor dos Exércitos ESTA Conosco; o Deus de Jacó E o Nosso Refúgio "(vs. 1-3,7).
Fonte: http: //www.pregacao.reformada.org
 http://www.portalebd.org.br/classes/pre-adolescentes/item/3467-pré-adolescentes.html

Colaboração Pará Portal Escola Dominical - Prof Jair César S. Oliveira