3º Trim.2014 - JARDIM DA INFANCIA - Lição 12: Cartas que viraram livros

3º Trim.2014 - JARDIM DA INFANCIA - Lição 12: Cartas que viraram livros
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JARDIM DE INFANCIA – CPAD
3º Trimestre de 2014
Tema: Bíblia, o livro maravilhoso
Comentaristas: Midiam Pessoa, Monica Barreto Valente Varela



LIÇÃO 12 – CARTAS QUE VIRARAM LIVROS


Texto Bíblico: Atos 28.16-31


Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreenderem que cada um deles pode contar aos seus amiguinhos sobre Jesus e convidá-los para virem à escola dominical.

A palavra é... 
CARTA


Aprendendo a Bíblia
“Faço tudo isso por causa do evangelho...” (1 Co 9.23 – NTLH).



História Bíblica
Paulo, o missionário.
Após conhecer Jesus e aceitá-lo como Senhor e Messias, Paulo ora e jejua, pedindo orientação, em atitude de profunda dedicação a Deus. A fé salvadora e o novo nascimento a que conduz, sempre levarão o crente a buscar comunhão com seu Senhor, que ele acaba de aceitar.

A vida do Apóstolo Paulo de Tarso
Era Saulo, nascido na cidade de Tarso que atualmente pertence à Turquia, fabricante de tendas. Depois de Jesus, é considerado a figura mais importante do cristianismo.
Era um judeu filho de uma importante e rica família. Começou a receber aos 14 anos a formação rabínica, sendo criado como fariseus, classe religiosa daquela época.Quando se mudou para Jerusalém, para se tornar um dos principais dos sacerdotes do Templo de Salomão, deparou-se com uma seita iniciante que tinha nascido dentro do judaísmo, mas que era contrária aos principais ensinos farisaicos. Foi em Jerusalém que Paulo participou no apedrejamento de Estêvão, um dos seguidores de Jesus. Paulo foi um perseguidor destes seguidores de Jesus. Dentro da extrema honestidade para com a sua fé e sentindo-se profundamente ofendido com esta seita, que se chamava cristã, começou a persegui-la, culminando com a morte de Estêvão, diácono grego e grande pregador cristão, que foi o primeiro mártir do cristianismo.
Dois anos após a crucificação de Jesus, Saulo viajou para Damasco atrás dos cristãos, principalmente de um, que se chamava Barnabé. Na entrada desta cidade, teve uma visão de Jesus, que em espírito lhe perguntava: "Saulo, Saulo, por que me persegues?". Ficou cego imediatamente. Foi então levado para a cidade. Depois de três dias, um discípulo de Jesus, chamado Ananias, foi incumbido de curá-lo. Após voltar a enxergar, foi batizado e converteu-se ao cristianismo, mudando o seu nome para Paulo.

Paulo, a partir de então, se tornaria o "Apóstolo dos Gentios", ou seja, aquele enviado para disseminar o Evangelho para o povo não judeu. Foi a Jerusalém, levado por Barnabé, para se encontrar com ao díscipulos Pedro e Tiago, líderes da principal comunidade cristã até então.

Após muitos anos de atividade missionária, com três grandes viagens apostólicas descritas na Bíblia (incluindo Grécia, Macedônia e Ásia Menor nos itinerários), onde fundou diversas igrejas, foi preso em Jerusalém, foi levado para Roma para ser julgado lá. Na viagem para Roma o navio em que seguia naufragou, tendo ido parar à ilha de Malta. Esteve numa gruta, onde hoje se situa a Igreja de São Paulo em Rabat. Durante os três meses que ali terá passado, Paulo foi mordido por uma serpente e saíu ileso. Um episódio que levou os habitantes locais a vê-lo como um Deus. Mais tarde, terá curado o pai do governador da ilha antes de partir. Quando finalmente chegou a Roma teria sido julgado e, após cerca de dois anos encarcerado, foi libertado.

Paulo escreveu várias epístolas para as comunidades que visitara, pregando e ensinando as máximas cristãs. As cartas relacionadas a seguir são aquelas que, tradicionalmente, são atribuídas a Paulo:

Romanos
I Coríntios
II Coríntios
Gálatas
Efésios
Filipenses
Colossenses
I Tessalonicenses
II Tessalonicenses
I Timóteo
II Timóteo
Tito
Filémon

A vida do apóstolo Paulo nos deixa muitas lições. Seu fervor missionário e seu zelo pela igreja de Deus, devem nos servir de ânimo e de estímulo para uma vida de dedicação e serviço à Deus. Mesmo sem dispor de Rádio, Televisão, Internet e meios de transportes modernos, ele pôde ganhar milhares de vidas para Cristo, fundar dezenas de igrejas, treinar obreiros e, através de suas epístolas, contribuir para a edificação das igrejas em todo o mundo. Por isso, é comum dizer que, depois de Cristo, Paulo foi o maior homem que este mundo já conheceu.



Fontes Consultadas:
·         Bíblia NTLH - SBB
·         Curso para Professor de EBD - Faculdade de Teologia e Ciências Humanas IBETEL – Pr. Vicente de Paula Leite
·         53 Histórias de Jesus – Geográfica Editora
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Edição 2000.
·         Lois Rock/Cristina Balit - Bíblia Para Crianças: Histórias Sempre Vivas – Editora Sinodal


Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva 
http://www.portalebd.org.br/classes/jardim-da-infancia/item/3484-jardim-da-infancia.html