ESCOLA DOMINICAL - Conteúdo da Lição 11 - Revista da Editora Betel


Pecados Capitais de uma Liderança
14 de setembro de 2014

TEXTO AUREO

“Ai deles! Porque prosseguiram pelo caminho de Caim, e, movidos de ganância, se precipitaram no erro de Balaão, e pereceram na revolta de Corá”. Jd v.ll



VERDADE APLICADA

A vigilância e a prudência são ingredientes essenciais na vida de todo aquele que milita na obra do Senhor.


TEXTOS DE REFERÊNCIA

Ne 5.14 - Também desde o dia em que fui nomeado seu governador na terra de Judá, desde o vigésimo ano até ao trigésimo segundo ano do rei Artaxerxes, doze anos, nem eu nem meus irmãos comemos o pão devido ao governador.
Ne 5.15 - Mas os primeiros governadores, que foram antes de mim, oprimiram o povo e lhe tomaram pão e vinho, além de quarenta siclos de prata; até os seus moços dominavam sobre o povo, porém eu assim não fiz, por causa do temor de Deus. 
Ne 5.16 - Antes, também na obra deste muro fiz reparação, e terra nenhuma compramos; e todos os meus moços se ajuntaram ali para a obra.
Ne 5.17 - Também cento e cinquenta homens dos judeus e dos magistrados e os que vinham a nós, dentre as gentes que estavam ao nosso redor, eram meus hóspedes.


INTRODUÇÃO

A definição básica de pecado no grego é “hamartia”, e significa: “errar o alvo”. Pecar é desvincular-se do propósito original de Deus, que é alcançar determinado objetivo. Com o pecado não se brinca, e aquele que está ativo no exercício de liderança deve trabalhar preventivamente vigiando. Quem está sob a pressão da tentação deve se resguardar orando, resistindo ou até mesmo fugindo (ICo 6.18), dependendo da natureza da tentação. Portanto, é imprescindível conhecermos os principais pecados ligados à liderança e algumas de suas consequências.


1. Pecados emocionais

Assim como alguém definiu que há virtudes ligadas à emoção tais como o amor, a alegria e a paz interior, há logicamente seus contrapontos e contrastes em sentido pecaminoso. Nossa lista está longe de ser perfeita, e até sabemos que todos os pecados têm algum peso emocional, mas destacaremos aqueles que precisam ser considerados no estudo desta lição.

1.1. Soberba
De todos os pecados enumerados na Palavra de Deus, a soberba é provavelmente o mais sutil e mais perigoso. Ela tem origem no próprio Satanás (lTm 3.6), e é usado por ele como uma armadilha no coração humano para desfigurar a imagem daqueles que galgam posições elevadas. O que começa a ser uma obra para a glória de Deus pode, de forma rápida e fácil, converter-se em glória para si mesmo. A soberba faz com que seu possuidor tenha um elevado conceito de si mesmo, colocando-se acima das demais (Pv 21.24). Geralmente, as pessoas que possuem tal sentimento costumam não ouvir os outros, acham que sabem tudo, eles dispensam bons conselhos porque acreditam que os outros não sabem de nada. A soberba é tida como a mãe de todos os outros pecados. Quem age assim cometerá sérios erros em sua liderança e trará sérios riscos e prejuízos a sua organização. A Bíblia é clara quando afirma que a soberba precede à ruína (Pv 16.18).


1.2. Mau humor

O relacionamento interpessoal é, sem sombra de dúvida, um dos fatores que influenciam no dia a dia e no desempenho de um grupo, daí surge à necessidade de trocar informações sobre o trabalho e de cooperar com a equipe, o que, sem um bom relacionamento, fatalmente prejudicará a organização. E importante saber conviver com as pessoas, primeiro porque a Bíblia ordena, e também, porque necessitamos de uma intensa interação devido às mudanças que ocorrem em todos os seguimentos da sociedade, da cultura ou até mesmo diante de troca de lideranças. O líder pode ser o motivo das pessoas entrarem e também de saírem das organizações. Disse Oscar Wilde: “algumas pessoas proporcionam felicidade aonde vão, outras proporcionam felicidade quando se vão”. Algumas fontes estimam que 65 por cento das pessoas abandonem as empresas por causa de seus gestores.


1.3. Coração impiedoso

Só quem nunca ofendeu alguém é que nunca precisou de perdão. Todos os seres humanos, de alguma maneira, ofenderam alguém, principalmente o próximo a quem se ama. Um líder deve antecipadamente ter o seu coração tratado e curado pela graça de Deus, afim de que sua vida dentro de uma organização cristã seja a mais sadia possível (Mt 12.35). Quem não experimenta graça não pode dispensar graça, senão acusações, rancor e sentimento de vingança (Lc 6.45). E imprescindível que um líder tenha um coração misericordioso e perdoador, principalmente quando alguém diz compor uma organização cristã. Jesus não especificou um limite para o perdão, mas deixou claro que devemos perdoar quantas vezes se fizer necessário (Mt 18.21 e 22).


2. Pecados relacionais

Como já dissemos acima, a soberba é a mãe de todos os demais pecados. Os pecados a serem comentados a seguir não fogem a regra. Veremos como um líder pode pecar tão seriamente contra Cristo, contra si mesmo e a organização a qual pertence.


2.1. Centralização excessiva

A princípio não há nada de errado em ser centralizador, o problema está em centralizar as coisas por orgulho. Existem líderes que são excessivamente centralizadores com o fim de impedir ou sonegar determinadas informações aos seus liderados. Esse é um tipo inseguro, que teme ser superado e perder sua posição. Na verdade, não podemos generalizar. Mas aqueles que agem assim não são democráticos quanto ao conhecimento, e quando se trata de Reino de Deus, podemos dizer que tais atitudes impedem a chegada de novos valores, desestimulam aqueles que sonham e almejam desenvolver uma visão dada por Deus, e impedem que outras ideias sejam colocadas, as quais poderiam até ser melhores e mais eficazes que a do atual líder.


2.2. A cobiça pelo reconhecimento

Ligado à soberba está a sede pelo reconhecimento. Também não há nada errado em fazer as coisas pensando em ter reconhecimento alheio. O perigo reside quando uma pessoa está possuída desse desejo de reconhecimento como foi o caso de Caim, que, dando lugar à ira, matou seu próprio irmão (Gn 4.6-8). A cobiça é como uma bola de neve, ou seja, começa como algo muito pequeno e termina como uma grande avalanche, algo que pode causar grande destruição. Afinal de contas, não são as grandes raposas que destroem as vinhas, e sim as pequenas (Ct 2.15). Temos exímio cuidado com as grandes rochas, porém, são as pequenas pedras que sempre nos fazem tropeçar. Muitos caem nos laços da cobiça, simplesmente porque os ignoram. Sansão é um exemplo clássico daqueles que acham que sempre se livrarão de cordas frágeis. Ainda que algo pareça muito insignificante não devem ser ignoradas. A Bíblia nos adverte: “não deis lugar ao diabo” (Ef 4.26).


2.3. Agressividade

A agressividade é mais uma consequência de outros pecados sérios como a soberba, o ser cobiçoso de vanglorias e a inveja, como dissemos acima. A agressividade costuma ser na maioria das vezes de natureza verbal através de humilhações a alguém, o desprezo à ideia de outro, ofensas verbais, assédio moral, etc. Seu mau humor bem como a sua agressividade faz com que este indivíduo não permaneça muito tempo na organização. Todo líder vive exposto a grande pressões, por isso deve exercitar a longanimidade e a paciência (2Tm 3.10, Hb 12.1) para evitar a agressividade. Observe o que nos ensina a Escritura: “Assim como as moscas mortas fazem exalar mau cheiro e inutilizar o unguento do perfumador, assim é, para o famoso em sabedoria e em honra, um pouco de estultícia” (Ec 10.1).


3. Pecados laborais

Agora trataremos de alguns pecados que se relacionam diretamente com o trabalho: a luxúria, a negligência e a preguiça.


3.1. Luxúria

Olhando rapidamente, parece que a luxúria não tem a ver com o trabalho. Ela é definida como “comportamento desregrado quanto aos prazeres do sexo”, seu sinônimo é lascívia, que, de igual modo, refere-se à incontinência, dissolução, corrupção. Todavia, aqueles que dão vazão à luxúria, sejam ocasionalmente ou como um estilo de vida acabam, por fim, afetando a sua vida em varias esferas, incluindo a profissional e como líder. Para sustentar a luxúria ou lascívia, o indivíduo se vê obrigado a tomar algumas atitudes, que certamente vão gerar consequências desastrosas. A maneira como alguns encontram para isso é laborando mais, o que talvez seja uma mínima minoria. O mais comum é a prática da exploração alheia em todos os sentidos, a prática da corrupção e improbidade administrativa. E também caracterizada por assédio a funcionário (a) ou membro de equipe, gerando o escândalo dentro da organização, seu enfraquecimento e até mesmo a sua dissolução.


3.2. Negligência

Enquanto a diligência é fazer as coisas com zelo, dedicação e amor, a negligência é a negação de tudo isso. Enfim, podemos dizer que a negligência é a maneira relaxada, desleixada e preguiçosa de fazer as coisas. Em qualquer organização eclesiástica ou secular, isso é percebido pela falta de comprometimento, pela falta de entusiasmo, pela falta de energia. Quem é negligente tende a desperdiçar oportunidades e o próprio crescimento na igreja ou outra organização a que pertença (Pv l8.9). Nunca planeje metas se não está disposto a tomar atitudes para realizá-las. Veja a parábola do servo que recebeu um único talento sem nada produzir. E por que não o fez? Porque era negligente e mau. Note que seu fim não foi dos melhores (Mt 25.24-29).


3.3. Falta de ética (no falar)

A principal falta de ética no falar se chama fofoca ou mexerico. E a atitude de maldizer com base em inverdade sobre determinada coisa ou sobre alguém. Tal estilo prejudica a organização como um todo. Há pessoas que fazem isso procurando logicamente obter alguma vantagem, mas por ser um comportamento que cedo ou tarde será descoberto, acaba se voltando contra a própria pessoa. Em nossos dias, isso já se tornou um padrão de vida para muitos, até mesmo líderes, os quais se envolvem em fofocas, e causam intrigas ao levantar questões da vida alheia, as quais muitas vezes visam destituir alguém de sua posição, seja por inveja ou falta de afinidade. Líderes que agem assim apenas geram desrespeito, estresse e má vontade em seus liderados.


CONCLUSÃO

Enfim, existem algumas atitudes que são fundamentais para que o líder possa encarar tais pecados e evitá-los, a saber: prudência na conduta pessoal sempre, orar, vigiar e ter um momento devocional consistente para resistir as astutas ciladas do diabo (Ef 6.11).

ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 11 - Revista da Editora Betel


AULA EM 14 DE SETEMBRO DE 2014 – LIÇÃO 11
(Revista: EDITORA BETEL)

PECADOS CAPITAIS DE UMA LIDERANÇA
Texto Áureo: Judas v.2
 _________________________________________
 INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição você esclarecerá aos alunos sobre os perigos de uma liderança mal feita, pois o líder que não vigia pode cair em alguns desses pecados narrados aqui.
“pecados capitais”, capital é aquilo que causa a morte.
“hamartia”, o estudo sobre a doutrina do pecado se chama “hamartiologia”.
“errar o alvo”, é não cumprir o objetivo, sair da direção.
“aquele que está ativo no exercício de liderança”, essa liderança deve ser considerada como todo aquele que tem a função liderar um grupo, uma igreja, uma mesa de oração, um ministério de louvor, etc. O professor é um líder em sala de aula.
“sob a pressão da tentação”, a tentação é mais intensa para quem está de frente, até mesmo porque se o inimigo atinge um líder ele prejudica todo o grupo.
_______________________________________________
1. PECADOS EMOCIONAIS
“os pecados têm algum peso emocional”, afetam a emoção de alguma forma.

1.1.  Soberba
- “o mais sutil e mais perigoso.”,  quer dizer que ele chega com sutileza, bem devagar, por isso é tão perigoso, quando o líder ou qualquer crente percebe já está soberbo.
- “origem no próprio Satanás”, quer dizer que Satanás foi o primeiro soberbo e por isso quando alguém é soberbo, ele passa a lembrar Satanás, pois começa a agir como ele.
“desfigurar a imagem daqueles que galgam posições elevadas”, aqueles que galgam posições elevadas podem se tornar presas fáceis para o inimigo.
“acham que sabem tudo”, esse tipo de soberba é muito comum nos nossos dias. Alguns só demonstram e soberba ao assumirem a função de liderança.

1.2. Mau humor
- “relacionamento interpessoal”, é o relacionamento entre duas ou mais pessoas.
“trocar informações sobre o trabalho”, se dentro do grupo ou igreja não houver esse relacionamento então haverá distância do líder e de seus liderados.
“motivo das pessoas entrarem e também de saírem”, quando um líder é comunicativo e carismático, as pessoas se sentem a vontade para se abrirem e se sentirão bem na igreja liderada por alguém assim.
“abandonem as empresas por causa de seus gestores”, na obra de Deus não é muito diferente, algumas pessoas não conseguem manter bons relacionamentos e por isso afastam muitos membros do grupo ou da igreja.

1.3.  Coração impiedoso
“Quem não experimenta graça não pode dispensar graça”, esse “dispensar” significa “dar” ou “dispensar a outro”, essa frase diz que quem não experimentou a graça de Deus, não pode dar graça a ninguém.
“um coração misericordioso e perdoador”, a aplicação da disciplina é excelente, mas o uso da misericórdia produz um sentimento de gratidão que leva a pessoa a obedecer a liderança.

2.   PECADOS RELACIONAIS
- ...

 2.1.  Centralização excessiva
- “nada de errado em ser centralizador”, claro que isso depende do tamanho do grupo a ser liderado. Se for um grupo ou igreja pequena é possível, mas se for um grupo grande, então será preciso uma delegação de poderes.
“que teme ser superado e perder sua posição”, alguns líderes identificam possíveis potenciais, ou seja, irmãos que são promissores no ministério e por isso adotam a postura semelhante a de Saul, até mesmo usando de perseguições.
“não são democráticos quanto ao conhecimento”, a democracia é a forma de governo onde todas as classes tem acesso às oportunidades e até mesmo a possibilidade de mudar de classe. Ser democrático quanto ao conhecimento é abrir a oportunidade para todos de se adquirir o conhecimento. 

2.2. A cobiça pelo reconhecimento
- “Ligado à soberba”, são pecados que tem a mesma origem, o interior da alma humana.
- “está possuída desse desejo de reconhecimento”, vira realmente uma possessão, onde a pessoa foca suas energias em ser reconhecido, e quando o reconhecimento não acontece vem a seguir, a frustração e o desânimo.
- “e sim as pequenas”, os pequenos erros causam mais dano porque nunca tomamos muita cautela com eles, exatamente por serem pequenos.
“acham que sempre se livrarão de cordas”, essa autoconfiança foi o que destruiu Sansão. Muitos crentes e líderes adquirem autoconfiança nos moldes da que destruiu Sansão.

2.3.  Agressividade
“de natureza verbal”, pelo uso de palavras ofensivas.
“desprezo à ideia de outro”, há ocasiões em que um liderado deseja ajudar a sua liderança e se anima em algo, apresenta a ideia para os líderes e alguns resolvem desprezar sem sequer analisar as ideias.
“assédio moral”, são as perseguições que alguns líderes promovem contra algum irmão por não concordar com ele ou por julgá-lo mal.
“longanimidade e a paciência”, na verdade a longanimidade já é uma palavra que significa paciência. Sua etimologia é a união de duas palavras longo + ânimo, é a pessoa de longo ânimo, que tarda a perder o controle.
- “assim é, para o famoso em sabedoria e em honra, um pouco de estultícia”, quer dizer que assim como a mosca morta coloca todo trabalho do perfumador a perder, assim também um pouco de estultícia (ignorância ou tolice) acaba o ministério de um sábio e honrado líder.

3.  PECADOS LABORAIS
“laborais”, vem de “labor” que significa trabalho.

3.1. Luxúria
- “incontinência”, é o descontrole corporal. O incontinente dá lugar a concupiscência carnal.
“dissolução”, é a ação praticada pelo dissoluto, que é aquele contrária aos bons costumes, o libertino ou devasso.
- “sejam ocasionalmente”, ocasionalmente, significa “de vez em quando”, é a pessoa que pratica a luxuria em algumas situações apenas.
“ou como um estilo”, se refere às pessoas que tem a luxúria como seu modo de viver.
“improbidade administrativa”, é a má conduta, ou conduta inadequada de um agente da administração. No caso da igreja esse agente da administração é o líder.
“assédio a funcionário (a) ou membro de equipe”, esse assédio é a perseguição que alguns líderes fazem a algum liderado. Juridicamente o assedio pode ser moral ou sexual. O “assedio moral” é a perseguição a fim de prejudicar o liderado, já o “assedio sexual” ocorre quando um líder ou chefe dá em cima de funcionário ou liderado.  

3.2.  Negligência
- “negligência é a negação de tudo isso”, pode ser a falta de zelo ou até mesmo o negar-se a tomar uma atitude necessária.
“pela falta de energia”, podemos dizer que o negligente é geralmente um preguiçoso.
“Nunca planeje metas se não está disposto”, e quem não está disposto a planejar é melhor que não assuma liderança de nada.

3.3. Falta de ética (no falar)
- “maldizer com base em inverdade”, também pode ser caracterizado pelo simples fato de se comentar algo da vida de alguém, a fim de se passar uma informação particular. Em outras situações ocorre o aumento dos fatos, vindo a denegrir a imagem da pessoa vítima.
“obter alguma vantagem”, talvez para derrubar alguém do cargo ou para impedir que alguém desenvolva sua vida espiritual.
“geram desrespeito”, os liderados perdem a confiança de comentar qualquer coisa com seu líder.
______________________________________
CONCLUSÃO
- “prudência na conduta”, a prudência é a cautela, é o cuidado ao se tomar decisões ou administrar alguma situação.
“momento devocional consistente”, se refere à prática do culto a Deus, o líder deve estar em constante contato com o Senhor, principalmente nas ministrações.
- Faça o resumo e apresente à classe.

Boa aula!

Marcos André – editor
Gustavo Matos – colaborador

Luiz Evaldo Barbosa - colaborador
fonte http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2014/09/escola-dominical-esboco-e-subsidio-da_10.html