ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 12


AULA EM 21 DE SETEMBRO DE 2014 – LIÇÃO 12
(Revista: EDITORA BETEL)

O MAIOR LEGADO DE UM LÍDER
Texto Áureo: Deuteronômio 31.7
 _________________________________________
 INTRODUÇÃO
- Professor(a), nesta lição comente sobre como os líderes deixam seus legados hoje.
“deixarmos um legado”, legado é aquilo que produzimos e que deixamos como herança para a próxima geração. Pode ser algo material ou não.
“posteridade”, se refere às gerações futuras, ou ao tempo que vem depois do nosso.
_______________________________________________
1. COMPREENDENDO UM LEGADO
“para que elas se mantenham depois dele”, esse é o principal objetivo de se deixar um legado. Quando um líder não constrói haverá poucas razões para o grupo continuar depois dele.

1.1.  O que é um legado
- “passá-la a um sucessor”, um líder deve sempre considerar a possibilidade de deixar o ministério, grupo ou igreja.
“alguém pronto para dar seguimento”, ao deixar alguém pronto para liderar em nosso lugar a liderança terá continuidade.
“dirige com o hoje e o amanhã”, quer dizer que tem na mente a sua liderança agora e em como ela estará amanhã.
“ao que fazia quando partisse”, se refere à obra de evangelismo que Jesus fazia.
- “deixou um pensamento e uma cultura”, aqui o legado é imaterial, porém alguns pastores constroem redes de templos grandes e extensos, nesse caso o legado é apenas material.

1.2. Líderes responsáveis pensam no futuro do povo
- “formação de novos lideres”, os líderes cristãos tem o péssimo hábito de não produzirem outros líderes. Muitas vezes são excelentes líderes, porém deixam passar esse detalhe tão importante.
“sua preocupação era o que aconteceria ao povo”, quando chegou a hora de Moisés já havia um líder prontinho (Josué). Outro líder preocupado com isso foi Paulo, veja:
“Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho;” Atos 20:29

1.3. Plante para o reino e o reino florescerá
- “afundam ou destroem aquilo que construíram”, isso pode ocorrer quando o líder viaja, passa o ministério ou muda de igreja. Pode acontecer quando o líder se isola na obra e não montam uma equipe como fez Jesus.
“Se realmente houvesse feito um bom trabalho”, quando um líder trabalha em equipe ele pode viajar ou se engajar em outra obra que aquela que ele construiu será conduzida por seus irmãos da equipe.
“muitas vezes sem sucessão”, se um líder estiver preocupado com a obra de Deus ele vai pensar em um substituto para quando ele partir.

2.   O PROPÓSITO DE UM LEGADO
- ...

2.3.  Todo líder catalisador é capaz de influenciar
“ele influencia com o que existe em suas propriedades”, suas propriedades aqui, pode-se entender que é a igreja ou o grupo que esse líder estiver liderando.
- “sem jamais ser influenciado.”, assim era o Senhor Jesus, Ele tinha a máxima confiança de que poderia influenciar. De fato o Senhor Jesus influenciava a todos e de ninguém se deixava influenciar.
“Não precisamos ficar imitando modelos”, não é porque um modelo deu certo com uma liderança, que dará com outro. No caso da liderança cristã a melhor estratégia é dada por Deus. Deve ser buscada na oração.
“potencial para criação”, se refere à capacidade de ter ideias e bolar planos, é uma capacidade dada por Deus a todos os homens.
______________________________________
3.  PREPARANDO UM SUCESSOR

3.1. Toda sucessão exige orientação divina
- “para que desse um líder ao seu povo”, essa é uma oração que agrada a Deus, a oração que se preocupa com o povo. 
“homem em que há o Espírito”, Deus se preocupou em indicar alguém que tivesse o Espírito Santo.
“alguém que já tinha afinidade com o espírito de Moisés”, alguém que já conhecesse a Moisés. Outro fator excelente, pois Josué já vinha aprendendo com o líder Moisés.

3.2.  Um sucessor deve ser fortalecido e legitimado
- “foi o seu fortalecimento.”, as ações ordenadas por Deu foram como uma injeção de ânimo em Josué. 
“Josué estava sendo legitimado como sucessor”, e o melhor, na presença de toda a congregação. Daquela forma não haveria disputas por cargos depois da partida de Moisés, como de fato ocorreu.
“Não precisamos ter que morrer”, já está tudo aqui na Palavra é só aplicar enquanto estamos vivos. Nós brasileiros temos o defeito de deixar tudo para a última hora e tomar atitudes somente quando ocorre o sinistro.

3.3. Toda sucessão tem um tempo determinado
“fase que está vivendo”, se refere à própria pessoa, em como está sua disposição de tempo e de saúde, sua vida pessoal, profissional e familiar. Não adianta continuar liderando com uma série de problemas conjugais para resolver.
“labores que a fase não nos permitirá fazer”, labores são trabalhos, algumas atividades não nos são mais permitidas. Por exemplo, para um líder de grupo jovem que já tem alcançado a fase adulta é melhor transmiti o cargo a outro, pois para um grupo jovem são necessárias diversas atividades de entretenimento espiritual e para isso demanda um certo ritmo que um jovem poderá desempenhar com mais disposição e tempo.
“proveu de tudo para o que vinha depois”, um líder pode e deve investir no ministério de seu sucessor. Já pudemos verificar em algumas congregações que alguns líderes reclamavam da falta de apoio de obreiros. Porém quando eles passaram a liderança eles não deram o apoio de que tanto reclamavam faltar nos outros. 
______________________________________
CONCLUSÃO
- “ou organização se mantenha depois dele”, essa é a mensagem máxima nessa lição. Repita para a classe para que fique bem fixado.
“preparar e deixar alguém que ame a Deus”, se um líder encontrar alguém com esse amor por Deus e que esteja disposto a assumir uma liderança, então achou um tesouro.
“siga a visão deixada pelo seu legado”, existem líderes que nem esperam o corpo do antecessor esfriar e já estão mudando tudo, desde nomes até membros.
- Faça o resumo e apresente à classe.

Boa aula!

Marcos André – editor
Gustavo Matos – colaborador

Luiz Evaldo Barbosa - colaboradorhttp://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2014/09/escola-dominical-esboco-e-subsidio-da_18.html