4º Trim. 2014 - JUVENIS - Lição 2: As mentioras dos astros e dos horoscópocos

4º Trim. 2014 - JUVENIS - Lição 2: As mentioras dos astros e dos horoscópocos
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS – CPAD
4º Trimestre 2014
TEMA: O perigo da falsa ciência e das filosofias antibíblicas

COMENTARISTA: Silas Daniel


LIÇÃO 2 - AS MENTIRAS DOS ASTROS E DOS HORÓSCOPOS

TEXTO BÍBLICO


Daniel 2.26-28.

ENFOQUE BÍBLICO

“... e saberás que eu sou o Senhor, e os que confiam em mim não serão confundidos” (Is 49.23).

OBJETIVOS

Destacar o perigo da astrologia, que não tem nada de inofensiva.
Incentivar os alunos a  confiarem suas vidas somente a Deus, pois só Ele tem poder de sustentar-nos e garantir um presente e um futuro abençoados.
Definir a prática de consulta aos astros.
Astronomia é diferente de Astrologia

A Astrologia é muito antiga. Provavelmente, ela teve seu início com os caldeus, o povo da época de Abraão.

Os astrólogos caldeus usavam os movimentos dos corpos celestes para fazer o calendário, mas também realizavam predições.Todos os povos praticamente aderiram à astrologia: egípcios, gregos, romanos e povos indígenas.

No século 16, houve uma distinção entre Astronomia e astrologia. O desenvolvimento da ciência, o uso do telescópio permitiu uma distinção entre as duas: pode-se separar a especulação dos fatos.

O que mais chama a atenção é que a humanidade atingiu notável desenvolvimento científico, no entanto as pessoas que se dizem esclarecidas recorrem a predições, consulta a astros, horóscopos e outros métodos, pois a astrologia emprega diversos métodos.

Enquanto Astronomia é ciência, a astrologia assume uma perspectiva diferente:. Segundo, o dicionário Houiass, astrologia é a doutrina, estudo, arte ou prática, cujo objeto é decifrar a influência dos astros no curso dos acontecimentos terrestres e na  vida das pessoas, em suas características psicológicas e em seu destino, explicar o mundo e predizer o futuro dos povos ou indivíduos.


A experiência dos reis magosDeus não aprova a Astrologia


Na realidade, o que a Bíblia afirma é que eles viram a estrela: “Onde está aquele que é nascido rei dos judeus? Porque vimos a sua estrela no Oriente e voemos a adorá-lo”  (Mt 2.2b).

Em primeiro lugar, vamos assinalar esses “magos” não sabiam onde Jesus estava, por isso vieram a Jerusalém até Herodes. Foram os “sacerdotes e os escribas do povo”  que apontaram  a cidade onde nasceu o rei dos judeus: “Em Belém da Judéia, porque assim está escrito pelo profeta: E tu, Belém, terra de Judá, de modo nenhum és a menor entre as capitais de Judá, porque de ti sairá o Guia que há de apascentar o meu povo de Israel”  (Mt 2.5b,6). Não foi qualquer conhecimento de astrologia, mas foi a Bíblia que indicou em qual cidade nasceria Jesus.

Herodes os enviou a Belém, para que os magos perguntassem onde estaria o menino Jesus: evidentemente Herodes queria matar a criança. Entretanto, de modo sobrenatural, eles foram guiados. Não precisaram interrogar ninguém. A estrela indicou onde estava Jesus: “E, tendo eles ouvido o rei, partiram; e eis que a estrela que tinham visto no Oriente ia adiante deles, até que, chegando, se deteve sobre o lugar onde estava o menino”  (Mt 2. 8b,9).

O menino estava na sua casa, não na manjedoura: “E, entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe, e, prostrando-se, o adoraram; e, abrindo os seus tesouros lhe ofertaram dádivas: ouro, incenso e mirra”  (Mt 2.11).

Os magos corriam perigo de morte: Eles foram adorar o Rei Jesus. Certamente, seriam mortos por Herodes. Não foi a astrologia o seu guia. Receberam revelação de Deus para não voltarem para Herodes: “E, sendo por divina revelação avisados em sonhos para que não voltassem para junto de Herodes, partiram para a sua terra por outro caminho”  (Mt 2.12).

OBS:  Quanto aos “magos do Oriente”, destacamos: “O que é certo é que eles pertenciam a certa casta religiosa e eram chamados ‘sábios astrólogos’ (Dn 1.20). Mas não se igualavam aos magos citados em At 8.9; 13.6-8, que eram feiticeiros e agoureiros. Residiam na Média, onde havia magos em grande número. Eram sacerdotes astrólogos e não reis Em contato com os judeus dispersos em seu país, tiveram conhecimento das profecias do Messias, daquele que havia de nascer Rei dos judeus, e que seria Rei dos reis e Senhor dos senhores e de toda a Terra. Assim, viviam observando o firmamento, certos de descobrirem o aparecimento da estrela do Grande Rei, quando nascesse” (Armando Chaves COHEN.  Vida terrena de Jesus, pág. 53).

O texto bíblico mostra como a até a pagãos foi mostrado Jesus e como eles O adoraram, reconhecendo-O como Rei.

Voltaram para a sua terra e certamente lá anunciaram o que puderam presenciar naquela casa.


A Astrologia é condenada por Deus

A Bíblia sempre condenou outro tipo de guia, que não fosse Deus. Se as pessoas consultam os astros, as predições dos astrólogos é porque acreditam nelas. Geralmente, isso acontece por curiosidade: “Vou ver o que vai dar”, ou porque não se arrependem e não acatam os mandamentos de Deus. Outros em momento de crise, resolvem apelar para qualquer tipo de conselho:  “rogam a um deus que não pode salvar”  (Is 45.20b)

A Bíblia destaca a inutilidade dos astrólogos: “Todos os conselhos que você recebeu só a deixaram extenuada! Deixe seus astrólogos se apresentarem aqueles fitadores de estrelas que fazem predições mês a mês, que eles a salvem daquilo que está vindo sobre você; sem dúvida eles são como restolho; o fogo os consumirá. Eles não podem nem mesmo salvar-se do poder das chamas.  Aqui não existem brasas para aquecer ninguém; não há fogueira para a gente sentar-se ao lado” (Is 47.13-14 – NVI). O Senhor prediz um triste fim para os seguidores da astrologia.: “o fogo os consumirá”.  Deus estava anunciando  o fim da grandiosa Babilônia. De nada adiantaria às consultas aos astrólogos; não haveria escape para o fim da Babilônia.

 Em outra versão, o texto é:  “Já estás cansada com a multidão das tuas consultas! Levantem-se, pois, agora os que dissecam os céus ...”  (ARA). A Astrologia  “disseca  os céus”, divide os céu em signos. Multidão de consultas aos astros! Não parece uma descrição do que acontece em nossos dias?

OBS:  “Dias de sorte e má sorte eram marcados. A arqueologia tem descoberto ‘tabletes de presságios’ que são admiravelmente detalhados no que predizem” .... Nos tempos de crise, os almanaques da Babilônia (Calendários com dados astrológicos) fracassaram redondamente”  ( R.N. CHAMPLIN, Ph. D. O Antigo Testamento interpretado versículo por versículo, v.5, pág.2923).

Quantas mentiras proclamadas pelos astrólogos em Babilônia: “A espada virá sobre os mentirosos, e ficarão insensatos;  a espada virá sobre os seus valentes, e desmaiarão” (Jr 50.36). A posição favorável dos astros não impediria o fim trágico da Babilônia.

Deus sempre alertou seu povo sobre o perigo de adoração aos astros: “E não levantes os teus olhos aos céus e vejas o sol. A lua, e as estrelas, todo o exército dos céus, e sejas impelido a que te inclines perante eles, e sirvas àqueles que o Senhor, teu Deus, repartiu a todos os povos debaixo de todos os céus” (Dt 4.19). 

Mentiras dos astros são demonstradas na “revelações”, orientações, predições e análise do passado.

Algumas considerações sobre a Astrologia


È uma atividade  que  pretende reger a vida das pessoas. Para a astrologia, a posição dos astros na hora do nascimento é o que determina o caráter de uma pessoa e que possibilita fazer previsões do que acontecerá durante toda a vida. Assim, afirmam  os astrólogos que podem predizer o destino das pessoas pelo exame da posição dos astros.

Para a astrologia, o céu é dividido em doze signos: Áries, Peixes, Aquário, Capricórnio, Sagitário, Escorpião, Libra, Virgem, Leão, Câncer, Gêmeos e Touro. Muitos recebem o nome de animais. Ainda tem as pessoas que afirmam: “Consultou o meu horóscopo hoje?” A resposta deve ser: “Consultei a minha Bíblia hoje” (não dá para falar, se não a consultou).

Pela data do nascimento, a pessoa sabe seu signo e o caráter das pessoas. Explicações são dadas para duas pessoas estarem em atrito constante: seus signos não se combinam.  O nome do signo é o de uma constelação nos céus.

A personalidade é regida pela constelação ascendente no leste no dia do nascimento, segundo acreditam os astrólogos.  Além disso, a posição do sol, da lua e planetas determinam o futuro de uma pessoa. Cada dia tem uma orientação determinada pela posição dos astros. É o chamado “horóscopo”. Portanto, são doze horóscopos de acordo com o signo.

A Astrologia quer passar a idéia de que suas afirmações possuem base científica. Assim, os corpos celestes influenciam na formação da personalidade e nos acontecimentos da vida de uma pessoa. A primeira dificuldade é encontrar a forma como a influência dos astros pode passar para a terra. Eles denominam-na de “irradiação”. Eles não são capazes de provar a existência das irradiações e como elas afetam a vida de uma pessoa.  Se não se pode provar a existência das irradiações como os astrólogos a descrevem; também se levantam dúvidas sobre o “poder” dessas irradiações para determinar a personalidade e reger os acontecimentos na vida de uma pessoa.

Outro fato importante é que as constelações estão muito distantes: a luz que possui a maior velocidade do universo, que é de 300.000 Km por segundo, a demora centenas de anos para chegar à Terra. As constelações estão muito distantes de nós. As irradiações que determinariam os acontecimentos na vida de uma pessoa, necessitariam sair centenas de anos atrás para chegar à terra (Que comunicação demorada!).

A Bíblia destaca o nascimento dos gêmeos Esaú e Jacó, nasceram no mesmo dia, teriam de não ser tão opostos como o foram: o intervalo do nascimento foi mínimo.  Porém suas atitudes foram bem diversas  (Gn 25.27). Em outras ocasiões, o seu comportamento foi bem diferente. Quem diria que, ao contrário do que se pensava, a bênção da primogenitura repousaria sobre o mais novo. Não foram os astros que regeram o destino dos dois, mas Deus. Foram vinte anos de oração de Isaque  (Gn 25.20;26). Não foram vinte anos de consulta a astros. Deus determinou o destino, se bem que havia a parte do livre-aebítrio de cada um: “E os filhos lutavam dentro dela; então disse: Se assim é, por que sou eu assim? E foi-se perguntar (a quem?) ao Senhor. E o Senhor lhe disse: Duas nações há no teu ventre, e dois povos se dividirão das tuas entranhas: um povo será mais forte do que o outro povo, e o maior servirá ao menor”  (Gn 25.22-23).

A Astrologia ignora Deus


Se uma pessoa acredita na astrologia e confia que os fatos de sua vida são dirigidos por esta falsa ciência, então seu deus são os astros não Deus, ou seja a astrologia ignora deus.

A diferença fundamental entre o seguidor da astrologia e o cristão pode ser vista em Dn 2. Nabucodonosor intrigado com o seu sonho (se bem que não se recordasse dele) convocou os astrólogos. Já Daniel convocou os seus companheiros para orarem a respeito do problema (Dn 2.17-18).

O cristão faz de Deus o centro de sua vida. Em momentos críticos, o cristão não consulta astros, horóscopos. Ele sabe que Deus é o Seu guia na hora de tomar decisões difíceis.

O triste é que os astros, estrelas, planetas, criados por Deus para benefício do homem foram desviados de sua função. O homem ao contemplar o espaço deve reconhecer o Criador: “Quando contemplo os teus céus, obra dos teus dedos, e a lua e as estrelas que estabeleceste, que é o homem, que dele te lembres? E o filho do homem, que o visites?”  (Sl 8.3-4).

Entretanto, os astros estão sendo utilizados para levantar o homem contra o seu Criador, uma vez que almejam dirigir a vida alheia, decifrando sonhos,  praticando “desvendamento de mistérios” por meio dos astros. Tais pseudocientistas não criaram os astros. Contudo querem demonstrar que conhecem os astros para controlar, indicar soluções para as pessoas. Quem deve nos orientar é Deus: “Guiará os mansos retamente; e aos mansos ensinará o seu caminho”  (Sl 25.9).

Qual seria a razão do crescimento da astrologia em nossos dias? Em primeiro lugar, podemos citar  a ação maligna de confusão, de engano. Em segundo lugar, podemos verificar o desejo de pessoas desejarem estar na mídia, viver de tais artifícios.

Um horóscopo pretende guiar as pessoas em todas as áreas: sentimental, profissional, até na saúde. Afirmam: “dia bom para”.... “Evitar”. A cada dia, que devemos fazer? “Este é o dia que o Senhor fez; regozijemo-nos e alegremo-nos nele”  (Sl 118.24). Não vamos levantar-nos, pensando, agindo como se o dia fosse péssimo. Cada dia é um presente de Deus. Se tivermos, dificuldades, Ele está conosco, dando-nos forças.

Assim empregar recursos da astrologia demonstra:

1)      Falta de confiança em Deus. A quem permitimos guiar nossa vida? Astros ou Deus?
2)      O que consulta ou se alimenta de tais publicações pode-se aprofundar cada vez mais no erro.
3)      Preocupa-se em excesso com o seu futuro. Jesus afirmou:  “Não vos inquieteis pois pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta  a cada dia o seu mal” (Mt 6.34).

Vamos incluir aqui algumas informações fornecidas por Márcia Montenegro pesquisadora de astrologia por cinco anos em universidade, tendo presidido a sociedade Astrológica Metropolitana de Atlanta na Geórgia (EUA). Convertida ao Evangelho, atua como escritora, apologista e conferencista.

§  Sobre a mudança de foco da astrologia: “A astrologia foi mudada, no século 20, das rígidas leituras e predições para instrumento de análise de caráter e conselhos espirituais. Embora eventos futuros sejam parte do mapa de leitura, eles são jogados por terra e são usualmente chamados prognósticos ou aparência de tendência. Astrologia é uma forma de adivinhação, um método esotérico de angariar informação sobre passado, presente e futuro”.

§  Quanto à interpretação do mapa astral: “Interpretação do mapa é executada através do conhecimento do astrólogo dos símbolos esotéricos dos planetas, seus significados e posições. Esse também pode ser o vínculo paranormal com o mapa ou cliente. O vínculo é similar a um estado alterado de mente, necessário para que o médium, canalizador, sensitivo, leitor de cartas ou bola de cristal, pratique seu trablho. Isso tem fundamento em muitas técnicas ocultistas. Desde que o astrólogo se engaje no ocultismo, portas se abrem para uma vasta orientação espiritual, mas nunca em direção ao verdadeiro Deus”.

§  Em relação à pergunta: “Astrologia é mais do que horóscopo? “, assim respondeu: “Sim. É uma prática oculta enraizada na antiga Babilônia. Como historiadores acreditam, ela se originou quando os antigos caldeus observaram a ordem e o movimento dos planetas e lhes atribuíram boa sorte e poderes. Cada planeta veio a ser a regra para certas áreas da vida,Os astrólogos que atendem reis e administradores interpretam a disposição dos planetas como presságio ou sinais do que está para vir”.

§  Sobre as colunas de horóscopo, exibidas em jornais e revistas: “Elas são escritas por pessoas que acreditam em astrologia e têm uma visão do mundo em desacordo com a Palavra de Deus. A informação é baseada na corrente posição da lua. Ainda que pareça conselho útil ou inofensivamente divertido (2 Co 11.14-15), essas colunas estão fundamentadas no ocultismo e pode vir a ser desejo compulsivo lê-las. Consultar horóscopos é uma forma de honrar uma prática oculta”.

(Márcia Montenegro. Entrevista. Resposta fiel, Apologia da Fé Cristã, ano 1 número5,  pág. 10-12, setembro de 2002).

Predições falsas

Muitas predições falsas são feitas. Muitas pessoas ficam impressionadas com elas.

Michel de Notredame, o Nostradamus também entregava os astros para fazer afirmações quanto ao destino dos homens. Ele predisse que ocorreria o final do mundo ocorreria  com a proximidade do milênio (1999-2000), o que não ocorreu.

Jesus foi claro: “E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder”  (At 1.7).


O cristão diante de astros, horóscopos e astrólogos


Em primeiro lugar, o cristão é guiado por Jesus: Suas ovelhas ouvem a Sua voz, não a de estranhos: “Mas, de modo, nenhum, seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos”  (Jo 10.5).

O cristão é guiado pela Palavra de Deus. Não é guiado por amuletos, por objetos que afirmam “proteger-nos”:  “Ele te cobrirá com as suas penas, e debaixo das suas asas estarás seguro; a sua verdade é escudo e broquel”  (Sl 91.4).

Os salvos não são atraídos por falsas promessas de sucesso. Sim, astros e horóscopos sugerem o rápido sucesso, ser uma pessoa famosa. Por trás das investidas dos astros, está Satanás, o enganador: “Novamente, o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo e a glória deles. E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares. Então, disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás e só a ele servirás”  (Mt 4.8-10).

Como discípulos, esperamos pacientemente pela vinda de Jesus, não seremos seduzidos por outros meios, seguiremos a verdade: “Sede vós também pacientes, fortalecei os vossos corações, porque já a vinda do Senhor está próxima” (Tg 5.8).

Nós cristãos, temos  a revelação de Deus: “Todas as coisas me foram entregues por meu Pai; e ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Mt 12.27).

Muitas pessoas são presas de ameaças, já o Juvenil, conhece seu Deus, não aceita tais pressões: “Eis que o nosso Deus, a quem nós servimos é quem pode livrar; ele pode nos livrar; ele nos livrará do forno de fogo ardente e da tua mão, ó rei. E, se não fica sabendo, ó rei, que não serviremos a teus deuses nem adoraremos a estátua de ouro que levantaste”  (Dn 3.16-17). Não podemos servir à Astrologia, nem obedecer a ameaças. Ajoelhar-se significava testemunhar que estavam seguindo, concordando com aquelas divindades, estavam-nas adorando. Quantos em suas roupas, camisetas, bijuterias demonstram seguir outros deuses. O que vale é o coração? O que vale é a sua coragem de posicionar-se diante de Deus, afirmar de fato que O segue de coração.

OBS:  “Não sabemos se outros judeus se recusaram a curvar-se diante da imagem, mas estes três homens foram escolhidos para servirem de exemplo público. Por que eles simplesmente não se ajoelharam diante da imagem, dizendo a Deus que aquilo nada significava para eles? Eles tinham determinado nunca adorar outro deus, e corajosamente resistiram. Como resultado, foram condenados e levados à execução. Os três homens não sabiam se poderiam ser salvos do fogo; o que sabiam  é que não podiam ajoelhar-se e adorar um ídolo. Qualquer que seja a situação, você está pronto para se posicionar ao lado de Deus? Fazendo isto, você irá sobressair no mundo. Esta pode ser uma atitude penosa, e talvez não tenha sempre um final feliz. Esteja preparado para dizer: ‘Quer me livre, quer não, servirei somente a Deus’” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, nota a Dn 3.12, pág 1096).

O cristão sabe em Quem confia: “É melhor confiar no Senhor do que confiar no homem”  (Sl 118.8).

A  crença do Juvenil no Senhor é inabalável: “Os que confiam no Senhor serão como o monte Sião, que não se abala, mas permanece para sempre” (Sl 125.1).

OBS:  “Você conhece pessoas que são influenciados por qualquer moda ou idéia passageira? Elas são instáveis, por esta razão, não são confiáveis. O segredo da estabilidade é confiar em Deus, porque Ele nunca muda e não pode ser abalado pelas mudanças que ocorrem em nosso mundo. O Senhor é imutável e permanecerá para sempre, mas as modas, as idéias e nosso mundo não” (Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, nota a Sl 125.1, pág. 820).

Entenda-se “moda” no parágrafo acima não como roupa, mas como modismos, tendências religiosas que tentam “inovar” alguma superstição ou alguma forma de conhecimento que descarta Deus.


CONCLUSÃO

Tantas tentativas para fazer o homem desviar-se de Deus.
A atividade astrológica é antiqüíssima. Entretanto, quanto mais se aproxima o tempo do fim, espíritos enganadores aumentam a sua ação.
È necessário não esquecermos que a Bíblia é a nossa autoridade de fé e vida.
Não podemos em nossa vida diária acolher outros guias, de outro modo cairemos em erro.
Como disse o salmista: “Lâmpada para os meus pés é tua palavra e luz, para o meu caminho” (Sl 119.105).
Louvemos a Deus: “Sol e lua, coros estelares, /Sua majestade anunciai,/Hostes grandes, centos de milhares,/O Seu poder mostrai!/Todos juntos O louvemos! Grande Salvador e Redentor!/Todos O louvemos!/Régio Dominador!”
 http://www.portalebd.org.br/classes/juvenis/item/3536-juvenis.html
Colaboração para o Portal Escola Dominical: Profª. Ana Maria Gomes de Abreu (In Memorian).