4º Trim. 2014 - Lição 3 - O Deus que intervém na história I

4º Trim. 2014 - Lição 3 - O Deus que intervém na história I
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2014
INTEGRIDADE MORAL E ESPIRITUAL: o legado do livro de Daniel para a Igreja hoje
COMENTARISTA: ELIENAI CABRAL
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP



                                                                                                                 

ESBOÇO Nº 3
LIÇÃO Nº 3 – O DEUS QUE INTERVÉM NA HISTÓRIA
                                                       Deus tem o controle da história e nela intervém.
INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo do livro do profeta Daniel,, estudaremos, nesta lição, o capítulo dois.
Deus tem o controle da história e nela intervém.
I – NABUCODONOSOR TEM UM SONHO
- Seguindo o livro do profeta Daniel, objeto de nosso estudo neste trimestre, hoje estaremos a analisar o seu capítulo dois.
- O capítulo começa afirmando que, no segundo ano de seu reinado, ou seja, segundo Frank Klassen e Edward Reese, no ano de 604 a.C., o rei Nabucodonosor teve um sonho, que perturbou o seu espírito, a ponto de lhe ter passado o sono (Dn.2:1).
- Naquela época, os sonhos tinham grande valor e era um ponto alto na tarefa dos sacerdotes, magos e astrólogos que estavam junto dos monarcas, como se verifica, por exemplo, no Egito dos dias de José (Gn.40,41), não sendo diferente em Babilônia, cuja religião era extremamente mística e que tinha no exercício dos poderes divinatórios uma de suas principais características.
- Podemos, aliás, dizer que, ao longo dos séculos, esta prática de tentativa de interpretação de sonhos e de, através deles, descobrir-se o futuro, sempre foi uma medida que o homem tomou, buscando conhecer o futuro e ter o seu controle de alguma maneira. Trata-se de um traço da natureza humana que revela o mal que o pecado tem trazido ao ser humano, pois, nesta busca do conhecimento do futuro para ter o seu controle, vemos, claramente, a falsa crença de uma vida independente de Deus, crença esta instalada no homem pelo próprio inimigo desde a queda do primeiro casal (Gn.3:5).
- Verdade é que Deus Se comunica com o homem por meio de sonhos (Gn.37:5-10; Dt.13:1; Jz.7:13; I Sm.28:6; Jó 33:15-18; Jr.23:28; Dn.1:17; Jl.2:28; Mt.1:20; Mt.2:12,19; Mt.27:19; At.2:17), mas, não podemos nos esquecer que o inimigo de nossas almas procura copiar tudo quanto é feito por meio do Senhor, de modo que a busca humana pela interpretação de sonhos e a ilusão de ter domínio sobre o futuro é algo que é distorção em relação aos sonhos vindos da parte de Deus, que são revelações do Senhor para o conhecimento do futuro, tendo, como objetivo, como diz Eliú, o amigo de Deus, fazer com que o homem seja instruído e submisso ao Senhor (Jó 33:15-18).
 http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/3542-4%C2%BA-trim-2014-li%C3%A7%C3%A3o-3-o-deus-que-interv%C3%A9m-na-hist%C3%B3ria-i.html