4º Trim. 2014 - JUNIORES - LIção 11: Milagres e curas

4º Trim. 2014 - JUNIORES - LIção 11: Milagres e curas
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUNIORES – CPAD
4º Trimestre de 2014
Tema: Em que acreditamos?
Comentaristas: Miriam Reiche e Luciana Alves de Souza



LIÇÃO 11 – MILAGRES E CURAS


Texto Bíblico: João 2.1-11

Objetivo
Professor (a) ministre sua aula de forma a conduzir seu aluno a compreender que Jesus curou muitos de doenças físicas, mas não deixou de curar os que buscavam “ficar sãos” de outras enfermidades. Mateus escreveu que Ele curava toda sorte de enfermidade e doença entre o povo (ver Mt 4.23, 9.35). Grandes multidões O seguiam e Ele “curou a todas” (Mt 12.15). Certamente essas curas incluíam enfermidades emocionais, mentais ou espirituais. Ele curou a todas. E além das curas o Senhor Jesus fez sinais, milagres e demonstrando Sua Divindade.

Exercitando a Memória
“E sentiram um grande temor e diziam uns aos outros: Mas quem é este que até o vento e o mar lhe obedecem? (Mc 4.41 - ARC)

Quando o Senhor Jesus esteve humanizado viveu todas as experiências da vida humana sem se deixar intimidar e nem perder seu lado divino que, em certas ocasiões, se manifestava com demonstrações claras de que Ele era homem, mas também era Deus.


Crescendo no Conhecimento
Uma festa é sempre uma festa e todos gostamos de participar de festas, especialmente nas festas de casamento, que são bonitas, românticas, com leituras Bíblicas e músicas especiais.

Mas não podemos esquecer que há festas e festas! Festas sadias, edificantes, mas há festas pecaminosas, corruptoras, que pervertem, destroem, e como servos de Deus não devemos participar destas coisas.

Muitas festas em nossa sociedade são maléficas, tanto para o corpo como para a alma. A bebida alcoólica, as drogas, e a prostituição prejudicam e isso está presente em grande parte das festas de hoje, e há toda sorte de pecados. Quantas mortes acontecem nestas festas.

Jesus, seus discípulos e sua mãe foram convidados para um casamento emCaná da Galiléia, onde a família de Jesus estava presente. As festas naquele tempo não era como é em nossos dias, duravam uma semana inteira. Os banquetes eram preparados para muitos convidados, as vezes vinham até todos os moradores da cidade, e passavam a semana comemorando a nova vida do casal.

No meio da festa o vinho acabou e Maria, mãe de Jesus, em tom de petição, comunica-lhe o sucedido. Na época de Jesus faltar vinho era uma situação muito embaraçosa, e era sinal de má hospitalidade por parte do anfitrião da casa. Acabar a bebida durante uma festa era visto como um escândalo e seria uma desonra para os noivos e o fim da festa. João, o Evangelista, não esclarece o motivo que ocasionou a falta de vinho, mas pela narração da orientação de Maria aos serventes para que fizessem o que Jesus dissesse, percebe-se certa apreensão por esta falta de vinho.

 “Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora”v.4.
Essa resposta de Jesus à Maria, não demonstra desrespeito, era usada para dirigir-se à uma mulher de posição social. Há certos estudiosos das Escrituras que crêem que Maria, achava que um evento social, como um casamento seria uma ótima oportunidade de Jesus se apresentar como o Messias de Israel.

Este texto nos mostra dois aspectos da vida terrena de Cristo:
  1. A vida social de Jesus, que como todo o ser humano Ele possuía;
  2. Em meio ao Seu cotidiano Ele nunca perdia a cruz de vista.

Na resposta de Jesus a Maria vemos que Ele não censurou a preocupação dela com a problema que surgiu naquela família, Ele apenas lembra a ela que não estava ali somente para resolver problemas sociais, mas que Ele também visava o espiritual, quando Ele diz: “Ainda não é chegada a minha hora” – ali está a cruz, sua missão, o propósito de Sua vinda entre os homens.

Isso também nos mostra que as coisas  não são como nós queremos. Jesus sabe a hora de agir! Nada acontece, nem antes e nem depois da hora estabelecida por Deus. Às vezes pedimos algo, temos um problema que precisa de solução, e Ele diz: Ainda não é chegada a hora, espere um pouco.

Maria compreendeu, e procurando os empregados disse-lhes: “Fazei tudo o que Ele vos disser”.

É importante entendermos que ali em Caná era terra de Zebulom, região que o profeta Isaías havia profetizado que haveria luz nas trevas e a Bíblia menciona que Jesus foi até Caná para cumprir esta profecia.

Havia ali seis potes (talhas) de água que serviam para que os convidados procedessem aos rituais de purificação, segundo o costume hebraico, Jesus ordenou que fossem enchidas até à boca. Cada uma delas comportava em torno de 40 a 60 litros de água, no total daria mais ou menos uns 500 litros de água.

Em seguida, Jesus ordenou aos serventes que as levassem até ao mestre-sala. Este experimentou o conteúdo das talhas e chamando o noivo comentou:
"Todos servem primeiro o vinho melhor e, quando os convidados já estão embriagados, servem o vinho menos bom. Mas tu guardaste o vinho bom até agora!".

A água havia-se transformado em vinho. A expressão “vinho bom”, segundo um escritor romano chamado Plinio, era chamado de sapa, não era fermentado, ou seja, contendo alcool, mas era suco de uva fervido até diminuir um terço de seu volume afim de aumentar seu sabor doce, sendo assim um vinho não embriagante.

Conforme narra João, este foi o primeiro dos sinais (milagres) de Jesus Cristo operou enquanto em sua vida terrena. Este milagre que Jesus realizou não era para atrair a atenção par si próprio, como talvez fosse a intenção de Maria. Era paraos discipulos crerem Nle. Nesse milagre, os discipulos começaram a ver o poder e a glória do Filho de Deus e creram Nele (Jo 2.11)


Aplicação da Lição
Todos os milagres relacionados no Evangelho de João testemunham da divindade de Jesus. Prezado (a) enfatize aos pequenos, que Jesus é Deus, um Deus sempre presente e que não está alheio as necessidade que temos, sejam elas quais forem. Desde de uma necessidade de nosso lar à doenças e até mesmo à catástrofes naturais – ele é SENHOR sobre todas as coisas. ELE faz milagres e grandes maravilhas, basta somente crermos e aguardamos a hora certa em que segundo a Sua sabedoria, Ele fará.

Fontes Consultadas:
·         Bíblia de Estudo de Aplicação Pessoal – Editora CPAD – edição 2003
·         Bíblia de Estudo Plenitude – SBB/1995 – Barueri/SP
·         Bíblia de Estudo Pentecostal – Editora CPAD – Edição 2002.
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         365 Lições de vida extraídas de Personagens da Bíblia - Rio de Janeiro Editora CPAD
·         Richards – Lawrence O. – Guia do leitor da Bíblia – Editora CPAD – 8ª Edição/2009
·         Angelologia – Ministério Ide – Volume I

 http://www.portalebd.org.br/classes/juniores/item/3700-juniores.html
Colaboração para Portal Escola Dominical – Profª. Jaciara da Silva