4º Trim. 2014 - Lição 11 - O homem vestido de linho I

4º Trim. 2014 - Lição 11 - O homem vestido de linho I
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
QUARTO TRIMESTRE DE 2014
INTEGRIDADE MORAL E ESPIRITUAL: o legado do livro de Daniel para a Igreja hoje
COMENTARISTA: ELIENAI CABRAL
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

                           

ESBOÇO Nº 11
LIÇÃO Nº 11 – O HOMEM VESTIDO DE LINHO
                               Não podemos ignorar a existência de hostes espirituais da maldade.    
INTRODUÇÃO
Na sequência do estudo do livro do profeta Daniel, analisaremos hoje o capítulo dez.
- No capítulo dez do livro de Daniel, aprendemos que não podemos ignorar a existência das hostes espirituais da maldade.
I – DANIEL BUSCA A DEUS
- Na sequência do estudo do livro do profeta Daniel, analisaremos hoje o capítulo dez. Como sabemos, a divisão dos livros da Bíblia em capítulos foi feita muito posteriormente à complementação do texto bíblico. Como ensina o saudoso pastor Severino Pedro da Silva: “…A Vulgata Latina foi a primeira das traduções a ter uma Bíblia dividida em capítulos. Isso se deve, segundo alguns, a obra do Cardeal Hugo de Saint Cher, abade dominicano, em 1250. Entretanto, alguns opinam que ele dera continuidade a um trabalho já começado pelo Cardeal Estêvão Langton, arcebispo de Cantuária [Canterbury], que a introduziu na Bíblia Parisiense em 1226-1227…” (De volta às Escrituras, p.95).
- Assim, quando analisamos o capítulo dez do livro do profeta Daniel, verificamos que este capítulo é apenas uma parte da visão que o profeta teve no terceiro ano do rei Ciro, visão esta que não se sabe se é uma confirmação da que será descrita no capítulo 11, que lhe havia sido dada anteriormente, ou a que se encontra descrita no capítulo 12 do livro e, mesmo assim, que foi selada, como haveremos de estudar na última lição deste trimestre.
- De qualquer maneira, neste capítulo dez, embora não tenhamos a descrição de uma visão profética específica, as circunstâncias mencionadas por Daniel trazem-nos importantes revelações e ensinos a respeito do mundo espiritual, tendo sido este o propósito do Espírito Santo ao inspirar o profeta para registrá-las, a fim de que aprendamos que os desígnios divinos, conquanto soberanos, enfrentam sempre oposição das hostes espirituais da maldade, cuja realidade jamais pode ser menosprezada pelos servos do Senhor que, como disse o apóstolo Paulo, vivem em constante luta contra elas (Ef.6:12).


 http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/3676-4%C2%BA-trim-2014-li%C3%A7%C3%A3o-11-o-homem-vestido-de-linho-i.html