4º Trim. 2014 - PRE ADOLESCENTES - Lição 11: Louvor e adoração na Igreja

4º Trim. 2014 - PRE ADOLESCENTES - Lição 11: Louvor e adoração na Igreja
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRE ADOLESCENTES – CPAD
4º Trimestre 2014
Tema: O pré adolescente e a Igreja
Comentaristas: Damaris  Ferreira da Costa
                            Verônica Araujo
                            Telma Bueno


LIÇÃO   11- O LOUVOR E ADORAÇÃO  NA IGREJA

Texto bíblico    Salmos 149.1-9
Louvai ao SENHOR! Cantai ao SENHOR um cântico novo e o seu louvor, na congregação dos santos.
 Alegre-se Israel naquele que o fez, regozijem-se os filhos de Sião no seu Rei.
Louvem o seu nome com flauta, cantem-lhe o seu louvor com adufe e harpa.
Porque o SENHOR se agrada do seu povo; ele adornará os mansos com a salvação.
Exultem os santos na glória, cantem de alegria no seu leito.
Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus e espada de dois fios, nas suas mãos,
 para tomarem vingança das nações e darem repreensões aos povos,
para prenderem os seus reis com cadeias e os seus nobres, com grilhões de ferro;
para fazerem neles o juízo escrito; esta honra, tê-la-ão todos os santos. Louvai ao SENHOR!
Objetivos
 Após a aula seu aluno devera  saber enumerar as muitas razões que nos levam a adorar a Deus.

Introdução
Estamos estudando nesta aula o tema “louvor e adoração” tema este que já esta bem colocado no comentário da revista, por esta razão jugo não fazer maiores comentários sobre este tema;

I-O que é adoração
O que é adoração? Poderíamos dizer que é uma honra que se presta a Deus, em virtude do que Deus é e do que significa para os que O adoram. A palavra hebraica que mas se usa para “adoração” no velho testamento significa “inclinar-se”. É o caso, por exemplo, em Gn 18.2. A palavra grega que geralmente se utiliza no Novo Testamento é “proskuneo”, e significa “prestar honra”, tanto a Deus como aos homens.
Está claro que é dever de cada criatura inteligente adora a Deus. Os anjos O adoram (Ne 9.6). Os Seus santos O adoram. No Evangelho eterno os homens são chamados a dar glória a Deus e a adorá-Lo (Ap 14.7). E dentro em breve tudo que há sobre a terra O adorará (Sf 2.11;   Zc 14.16; Sl 86.9)
Porém, enquanto os anjos honram a Deus segundo a verdade, porque sabem quem Ele é, os homens também deve procurar conhecê-lo e adorá-Lo, não apenas exteriormente, mas sim com o coração, uma honra que procede dos sentimentos de amor do homem para com Deus.
O ser humano adora a Deus desde o ínicio da história. Adão e Eva tinham comunhão regular com Deus no jardim do Éden (cf. Gn 3.8). Caim e Abel trouxeram a Deus oferendas (hb. minhah, termo também traduzido por “tributo” ou dádiva”) de vegetais e de animais (Gn 4.3,4). Os descendentes de Sete invocavam “o nome do SENHOR” (Gn 4.26). Noé construiu um altar ao Senhor para oferecer holocaustos depois do dilúvio (Gn 8.20). Abraão assinalou a paisagem da terra prometida com altares para oferecer holocaustos ao Senhor (Gn 12.7,8; 13.4, 18; 22.9) e falou intimamente com Ele (Gn 18.23-33; 22.11-18).
Somente depois do êxodo, quando o Tabernáculo foi construído, é que a adoração pública tornou-se formal. A partir de então, sacrifícios regulares passaram a ser oferecidos diariamente, e especialmente no sábado, e Deus estabeleceu várias festas sagradas anuais como ocasiões de culto público dos israelitas (Êx 23.14-17; Lv 1—7; Dt 12; 16).
O culto a Deus foi posteriormente centralizado no templo de Jerusalém (cf. os planos de Davi, segundo relata 1Cr 22—26). Quando o templo foi destruído, em 586 a.C., os judeus construíram sinagogas como locais de ensino da lei e adoração a Deus enquanto no exílio, e aonde quer que viessem a morar.
As sinagogas continuaram em uso para o culto, mesmo depois de construído o segundo templo por Zorobabel (Ed 3—6). Nos tempos do NT havia sinagogas na Palestina e em todas as partes do mundo romano (e.g. Lc 4.16; Jo 6.59; At 6.9; 13.14; 14.1; 17.1, 10; 18.4; 19.8; 22.19).
A adoração na igreja primitiva era prestada tanto no templo de Jerusalém quanto em casas particulares (At 2.46,47). Fora de Jerusalém, os cristãos prestavam culto a Deus nas sinagogas, enquanto isso lhes foi permitido. Quando lhes foi proibido utilizá-las, passaram a cultuar a Deus noutros lugares, geralmente em casas particulares (cf. At 18.7; Rm 16.5; Cl 4.15; Fm v. 2), mas, às vezes, em salões públicos (At 19.9,10).
Fonte : http://www.vivos.com.br/322.htm

II- Como adorar?
Muitos pensam que para adorar a Deus é necessário estar em um templo cercado de pessoas em atitude reverente. Para elas é preciso um momento de concentração, reforçado com meditação, rezas e orações. É o que chamam de ambiente propício. Este ambiente geralmente surge de um envolvimento emocional promovido pela expectativa de milagres, profecias, manifestações, etc. ( Jo 4:24
"Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade" ( Jo 4:24)
O que é a Verdade?
- O que é a verdade? Do ponto de vista filosófico seria quase impossível dar uma resposta satisfatória a esta pergunta. Diante de Jesus Pilatos fez esta mesma pergunta com base em seu conhecimento filosófico de modo sarcástico ( Jo 18:38).
Porém, deixemos os problemas filosóficos de lado, uma vez que Jesus anunciou que veio dar testemunho da verdade, e que todos quantos deram crédito à sua palavra pertenciam à Verdade ( Jo 18:37).
O apóstolo Paulo, por sua vez, deixou registrado que Deus é verdadeiro e todo homem mentiroso "De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado" ( Rm 3:4).
Sabemos que Deus é verdadeiro do mesmo modo que Ele é luz ( 1Jo 1:5  e 1Jo 5:20 ). Também sabemos que quem não está em Deus é trevas, ou seja, é mentiroso ( 1Jo 1:5). Através destes versículos percebemos que, quando Paulo disse que Deus é verdadeiro e todo homem mentiroso, ele estava fazendo referência à condição dos homens sem Deus ( Rm 3:10 à Rm 3:18).
Assim como os pecadores foram destituídos da glória de Deus e passaram à condição de trevas, todos os homens alienados de Deus igualmente tornaram-se mentirosos. Ao dizer que todos os homens são mentirosos, Paulo não estava se referindo a um tipo específico de conduta reprovável pela moral humana. Paulo fez referência à natureza humana decaída herdada de Adão!
Deus é luz, e todos quantos não estão em Deus são trevas. Deus é verdadeiro, e todos quantos não são participantes da sua natureza são mentirosos. Do mesmo modo que a injustiça dos homens contrasta com a justiça de Deus, a mentira dos homens contrasta com a verdade de Deus.
Paulo ao fazer referência ao seu antigo estado de alienação de Deus disse: “Mas, se por causa da minha mentira sobressai a verdade de Deus para sua glória, por que sou eu ainda julgado como pecador?” ( Rm 3:7). Ora, percebe-se que a condição de pecador é o mesmo que mentira.

“Em Verdade”
"E sabemos que já o Filho de Deus é vindo, e nos deu entendimento para conhecermos o que é verdadeiro; e no que é verdadeiro estamos, isto é, em seu Filho Jesus Cristo. Este é o verdadeiro Deus e a vida eterna" ( 1Jo 5:20  )
O apóstolo João é claro ao demonstrar que Cristo é verdadeiro. Além dos cristãos terem ciência (saber) de que o Filho de Deus veio em carne, foi concedido também o entendimento (revelação) para que os cristãos passassem a estar unidos a Cristo (conhecermos).
A idéia da palavra ‘conhecer’ empregada pelo apóstolo João neste versículo é ‘estar unido a...’, ‘em comunhão com...’, 'um só corpo'. Quando lemos que conhecemos a Deus, ou antes, que Ele nos conheceu, é o mesmo que dizer que estamos em plena comunhão com Ele ( Gl 4:9  ). Ex: Quando a bíblia diz que ‘conheceu’ o homem a mulher, ela aponta comunhão íntima, um só corpo.

“Em espírito”
“O que é nascido da carne, é carne, mas o que é nascido do Espírito é espírito” ( Jo 3:6  )
Pelo fato de os homens serem descendentes de Adão são designados carnais. Além de possuirem um corpo constituído de carne, a natureza dos homens sem Deus é designada ‘carnal’.
O que é ser carnal? 'Carnal' refere-se à natureza decaída, alienada de Deus, que foi herdada de Adão. Quem é carnal, ou seja, descendente na carne de Adão não pode agradar a Deus. Esta é uma condição intrínseca a natureza herdada de Adão. Por mais que uma pessoa tenha intenção e vontade de adorar a Deus, e não é nascida de novo, conforme o que propõe a mensagem do evangelho, não poderá agradar a Deus ( Rm 8:8  ).
Por ser gerada de Adão a tendência nata da carne é a morte. Quando falamos da tendência da carne como sendo morte, não nos referimos à morte física do homem, antes à alienação (separação) de Deus ( Rm 8:7  ).
Porém, do mesmo modo que os nascidos de Adão são carnais, os nascidos segundo o último Adão são espirituais. Como? Ora, do mesmo modo que o Espírito Eterno, que fez ressurgir o Cristo dentre os mortos, ele fez ressurgir os que crêem e habita neles ( Rm 8:9  ).
Pelo fato de os cristãos terem o Espírito de Cristo, isto indica que também são filhos de Deus, portanto, espirituais. Todos quantos são nascidos de Deus (Espírito) são filhos de Deus (espírito).

Adorar em espírito e em verdade
Muitos pensam que para adorar a Deus é necessário estar em um templo cercado de pessoas em atitude reverente. Para elas é preciso um momento de concentração, reforçado com meditação, rezas e orações. É o que chamam de ambiente propício. Este ambiente geralmente surge de um envolvimento emocional promovido pela expectativa de milagres, profecias, manifestações, etc.
Consideram que adorar a Deus em espírito e em verdade é fruto da emoção, da vontade e do intelecto do homem. Para Eles adoração sem emoção, ou sem intelecto não é adoração, e é possível adorar em verdade sem ter nascido do Espírito, ou adorar em espírito sem ter nascido da Verdade.
Porém, a Bíblia demonstra que, se o homem adora em espírito, concomitantemente ele está na Verdade, e se adora 'em verdade' é porque vive em Espírito! Adoração não é um estilo de vida como apregoam. Adorar em espírito e em verdade só é possível quando se conhece a Deus, ou seja, quando Deus passa a habitar no homem "O Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós" ( Jo 14:17  ).

Os verdadeiros adoradores adoram em todo tempo e em todos os lugares.
•           Um verdadeiro adorador não está vinculado a templos, pois é templo e morada do Espírito Santo ( 1Co 3:16  );
•           Um verdadeiro adorador não necessita de sacrifícios, pois é sacrifício vivo, santo e agradável a Deus ( Rm 12:1  );
•           Um verdadeiro adorador oferta a Deus sacrifício de louvor, ou seja, o fruto dos lábios que professam a Cristo ( Hb 13:15  );
•           Um verdadeiro adorador não precisa de intermediário, pois exerce sacerdócio santo, oferecendo sacrifícios espirituais a Deus ( 1Pe 2:5  );
•           Um verdadeiro adorador não precisa de tempo específico, pois o momento da adoração foi estabelecido quando Cristo chegou entre os homens, em que os verdadeiros adoradores adoram em espírito e em verdade ( Jo 4:23  ).
Em suma: para adorar em espírito e em verdade é preciso crer no que anunciou os profetas: “Lançai de vós todas as vossas transgressões com que transgredistes, e criai em vós um coração novo e um espírito novo (...) Então aspergirei água pura sobre vós, e ficareis purificados; de todas as vossas imundícias e de todos os vossos ídolos vos purificarei. E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne. E porei dentro de vós o meu Espírito, e farei que andeis nos meus estatutos, e guardeis os meus juízos, e os observeis” ( Ez 18:31  ; Ez 36:25  -27).
O verdadeiro louvor e adoração são provenientes da obra criativa de Deus (nova criatura), pois quem dentre as suas criaturas poderá acrescentar honra, glória e louvor a Deus? É por isso que Deus faz todas as coisas para e em louvor de sua glória!  
Fonte : Dr. Pb Caramuru Afonso Francisco

III- Os cânticos de adoração no culto
“Bendize, ó minha alma,ao Senhor, e tudo o que há em mim bendiga o seu
santo Nome.”
Bendizer é:
1.Dizer bem de; elogiar; gabar, louvar. 2.Glorificar; louvar; abendiçoar.
E no Dicionário Michaelis: ben.di.zer vtd (bem+dizer)
1. Dizer bem de; louvar. 2 Abençoar. 3 Glorificar.
Louvor, cântico. A música sempre constituiu uma importante parte na
adoração de Israel à Deus, e em suas celebrações.Cantar era uma expressão
de amor e gratidão, mas também uma forma criativa de passar adiante as
tradições orais.
O cântico é uma prática antiga entre o povo de Israel. Alguns
estudiosos dizem que o cântico mais antigo é o de Moisés, por ocasião da
Travessia do Mar Vermelho.
Os cânticos são formidáveis para expressar alivio, louvor e gratidão quando
estamos passando por dificuldades.
A Bíblia relata vários cânticos;
Ex 15.1-21.....Cântico de Moisés após Deus ter repartido as águas do
Mar Vermelho.
Nm 21.17...... Cântico de Israel em louvor a Deus por terem recebido
água no deserto.
Dt 32.1-43......Cântico de Moisés em ações de graças e louvor a Deus
pela história de Israel, e por eles estarem prestes a entrar na Terra
Prometida.
Jz 5.21-31.......Cântico de Débora e Baraque em louvor a Deus pela
vitória de Israel sobre o exército do rei Jabim.
2 Sm 22.5-51...Cântico de Davi em gratidão e louvor a Deus por livrálo
de Saul e seus
inimigos.
Cantares...........Cântico de amor de Salomão celebrando a união entre
esposo e esposa.
 Is 26.1..............Cântico profético de Isaias sobre como os remidos
cantarão na Nova
Jerusalém.
Esdras 3.11......Cântico de Israel em louvor a Deus pelo término da
construção do
Templo.
Lc 1.46-55.......Cântico de Maria em louvor a Deus pela concepção de
Jesus.
Lc 1.68-78.......Cântico de Zacarias em louvor a Deus pelo nascimento
de João Batista.
At 16.25...........Paulo e Silas louvam a Deus, mesmo em meio a
açoites na prisão.
Os louvores ou cânticos de Davi, contam os gloriosos feitos de Deus, sempre
nos é mais fácil reclamar da vida, mas Davi nos mostra que há muitas razões
para louvarmos a Deus.
Ele perdoa todos nossos pecados, cura as nossas enfermidades, redime-nos
da morte, coroa-nos com seu amor e compaixão, satisfaz o nosso ser, e
ensina-nos a retidão e a justiça – e nós recebemos tudo isso sem
merecermos! – Louvemos pois ao Senhor!
Fonte : Jaciara da Silva

Conclusão
Não importa quão difícil seja a jornada de sua vida, você sempre pode contar
as bençãos de Deus, tanto as passadas, como as do presentes e também as
futuras – quando você se sentir como se não tivesse motivo para louvar a
Deus – leia um Salmo e deixe o Espírito Santo te acalentar a alma – e com
certeza te lembrarás de muitos motivos pelo qual Deus deve ser louvado.
Amém!
(Profª Jaciara da Silva)

Colaboração para Portal Escola Dominical – Prof. Jair César S. Oliveira
http://www.portalebd.org.br/classes/pre-adolescentes/item/3702-pre-adolescentes.html