1º Trim. 2015 - JARDIM DA INFANCIA - Lição 1: Um anjo anuncia o nascimento do meu amigo

1º Trim. 2015 - JARDIM DA INFANCIA - Lição 1: Um anjo anuncia o nascimento do meu amigo
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JARDIM DA INFÂNCIA – CPAD
1º Trimestre de 2015
Tema: O meu amigo Jesus
Comentaristas: Daniele Pereira



LIÇÃO 1 – UM ANJO O ANUNCIA O NASCIMENTO DO MEU AMIGO


Ao Mestre
Prezado (a) neste trimestre abordaremos a vida de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. Façamos com alegria e fé renovada para que cada coraçãozinho seja alcançado pela graça e sejam edificados na Palavra de Deus, a qual lhes resultará em salvação em cada um de seus futuros passos.

Deus continue a abençoar o seu ministério.


Texto Bíblico: Lc. 1.26-38.


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender o que é salvação e o porquê precisava do Filho de Deus nascer entre nós.

Vivemos dias em que pautados pelo relativismo, não se menciona o pecado. Mas é o pecado a razão de precisarmos de um Salvador. Não conseguimos chegar-nos a Deus por méritos próprios, Jesus pagou o preço de nossa libertação à justiça divina.



Versículo do dia
 “Porque para Deus nada é impossível” (Lc. 1.37).

Você poderá escrever essa frase em uma folha de cartolina.
Depois leia a frase em voz alta com eles, repetindo umas três vezes (demonstre alegria ao fazê-lo).
E explique o que é impossível, que é uma coisa muito, mas muito difícil de conseguir fazer. Mas isso para nós, porque para Deus não – ELE pode. Nada é difícil para ELE.


História Bíblica
Vocês sabiam que Jesus o Filho de Deus precisou descer lá do céu até aqui para nascer como uma criancinha?
Sabe crianças, há muito tempo atrás, Deus criou todas as pessoas, mas fez todos bons, sem maldade. Mas um dia por causa da desobediência de um casal chamado Adão e Eva, o mal - o pecado -  começou a aparecer nos coração das pessoas. Ficaram más, brigando e machucando aos outros. Assim não podemos morar na casa de Deus que é o céu, e Ele, Deus, ficou muito triste, pois ELE nos ama muito e quer que fiquemos sempre junto DELE. Por essa razão, Deus prometeu que enviaria seu único filho – Jesus – para vir a terra e ensinar as pessoas a voltarem a ser boas, para poder morar na Casa DELE.

Passaram muito anos, mas muitos anos mesmo, e muitas pessoas até achavam que isso não iria mais acontecer, até que em uma noite, em uma cidade chamada Nazaré, o anjo Gabriel foi dar uma noticia a uma jovem chamada Maria, que estava noiva de um rapaz muito bondoso por nome José.
Maria quando viu o anjo ficou muito admirada, vocês já pensaram que lindo era vê-lo? O anjo disse a Maria: “Alegre-se Maria. Deus é com você. Ele te escolheu para ser a mãe daquele que salvará todas as pessoas do pecado que está dentro delas. Você terá um filho, e lhe porá o nome de Jesus. Ele será grande e será chamado Filho do Altíssimo”.
Maria perguntou como isso ocorreria, pois ela ainda não estava casada. Mas o anjo explicou que o Espírito Santo a cobriria e faria começar a se formar nela o filho de Deus. Maria ficou muito feliz e agradecida a  Deus e disse: “Sou serva do Senhor; que aconteça comigo conforme a tua palavra”.

Quando Maria concordou em obedecer ao que Deus mandou o anjo lhe dizer, a Palavra de Deus (o Verbo Vivo), pronunciada por Gabriel entrou pelos ouvidos de Maria e assentou-se em seu ventre dando-se a encarnação do Verbo como ser humano. “Aquele que é a Palavra tornou-se carne e viveu entre nós” (Jo. 1.14).
Essa noticia deixou Maria e a todos que ouviam muito felizes. Pois há muito tempo Deus havia prometido e agora o Salvador nasceria.


Aplicação da lição
Enfatize aos pequenos como foi importante para todas as pessoas Maria ter obedecido a Deus. E que tudo o que Deus quer que façamos sempre trará bem para nós e para as demais pessoas. É muito bom ser obediente, isso sempre trará alegria.


Oficina criativa
Vaquinha feliz
Malaquias 4.2: “Mas para vocês que reverenciam o meu nome, o sol da justiça se levantará trazendo cura em suas asas. E vocês sairão e saltarão como bezerros soltos do curral”.

Essa profecia faz menção da tristeza que havia entre todo o povo de Israel, eram várias situações difíceis que eles enfrentavam, mas Deus prometia que o Salvador viria e todos saltariam de alegria, pois o Messias iria nos libertar de nossos pecados.
Vamos fazer uma vaquinha feliz que ao saber dessa maravilhosa noticia gira de alegria.

Material
Borrachinhas de escritório (espessura média), cópia dos moldes da vaquinha (na galeria de imagens), grampeadores de papel, círculos de papel manteiga, cartolina, tesouras, lápis, palitos de sorvete, cola, tubos de papel higiênico/papel toalha, giz de cera/lápis de cor.

Preparação
Faça uma cópia do molde da vaquinha para cada aluno. Para que fique mais firme cole em  cartolina. Se for utilizar tubos de papel toalha, deixe-os com 10cm de comprimento. Recorte círculos de 8cm de papel manteiga. Deixe o material à disposição dos pequenos para os trabalhos, orientando-os.

Como fazer
  1. Grampeie uma borrachinha na beirada interna do tubo de papelão.
  2. Ajeite o circulo de papel manteiga sobre a abertura oposta. Com o lápis faça um pequeno furo pequeno no meio do circulo de papel manteiga. Puxe a borrachinha pelo furo e atravesse um palito de sorvete por ela, grampeie a borracha no meio do palito.
  3. Após os pequenos pintar a vaquinha, recorte e cole os cascos da vaquinha no palito.
  4. Gire a vaquinha até que a borrachinha fique bem apertada. Solte a vaquinha como ela gira de alegria.


Fontes Consultadas:
·         Bíblia NTLH - SBB
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Edição 2000.
·         Enciclopédia Biblica de Trabalhos Manuais. Vol. 2. São Paulo, Shedd Publicações, 1ª Edição 2009.


Colaboração para Portal Escola Dominical  – Profª. Jaciara da Silva - coordenadoria.portal@gmail.com
http://www.portalebd.org.br/classes/jardim-da-infancia/item/3750-jardim-da-infancia.html