1º Trim. 2015 - JARDIM DA INFANCIA - Lição 5: Cante, o amigo nasceu

1º Trim. 2015 - JARDIM DA INFANCIA - Lição 5: Cante, o amigo nasceu
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JARDIM DE INFANCIA – CPAD
1º Trimestre de 2015
Tema: A vida de Jesus
Comentaristas: Daniele Pereira



LIÇÃO 5 – CANTE, O AMIGO NASCEU


Texto Bíblico: Lucas 2.8-20.


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender a importância de louvamos a Deus por nos ter enviado seu Filho, e que essa Boa Noticia deve ser anunciada a todos com grande alegria.

Versículo do dia
“Glória a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens aos quais ele concede o seu favor".(Lc. 2.14 – NTLH)

O nascimento Cristo para realização da Obra Redentora da humanidade é motivo de grande glorificação em todos os tempos em toda a terra. É paz divina nos corações de todos aqueles que de bom grado aceitam o convite “vinde a mim”.


História Bíblica
Crianças, lembram que na semana passada falamos que os pastores estavam espantados, e naquele instante o céu ficou cheio de anjos, que alegres cantaram: Gloria a Deus nas alturas!!! Paz na terra! Boa vontade para com os homens!

Os anjos se alegraram louvando a Deus por esse presente aos seres humanos – o seu único filho – Jesus. Para ser o Salvador, Aquele que nos salva da escuridão do mal. Que noticia maravilhosa naquela noite foi proclamado. Deus se tornou humano para estar conosco, para nos ajudar a ser melhores, a chegar mais pertinho Dele.

Quando sabemos de uma novidade, ficamos alegres em compartilhar, não é verdade? Então, assim aconteceu em Belém. Ao pastores queriam confirmar essa novidade tão esperada.
Assim que os anjos voltaram para o céu, os pastores correram até a cidade, e encontraram o nenezinho Jesus, envolto em pano e deitado na manjedoura como o anjo havia dito. Eles então se ajoelharam e adoraram a criancinha, e agradeceram a Deus pelo nascimento do Salvador.

Voltaram para o campo louvando a Deus, que cumpre as Suas promessas. Pela manhã contavam às pessoas que conheciam, sobre a maravilhosa noite. E todos que ouviam agradeciam a Deus, pois finalmente, a promessa do Messias havia se cumprido – ELE nasceu.


Aplicação da lição
Enfatize aos pequenos que assim como os anjos anunciaram aos pastores e estes aos seus amigos, nós também podemos contar para nossos amiguinhos sobre essa maravilhosa noticia – JESUS, o filho de Deus nasceu, para nos ajudara  manter amizade com Deus, uma amizade tão boa, imagine Deus ser meu amigo!


Oficina criativa
Bauzinho das surpresas.
Objetivo:estimular o desenvolvimento do pensamento lógico imaginário dos pequenos.

Descrição
Caixa de sapato com dois cortes na parte da frente, de forma que dê para formar uma aba (2cm antes das quinas lateral da caixa), dobrando para fora o pedaço cortado de forma que deixe a abertura para a criança colocar a mão. Forre a caixa com papel colorido, e/ou, contacte. Forme um feche para que a tampa não se abra, pode-se colar elástico por dentro da tampa da caixa de sapato de forma que não venha a ficar onde será feita a aba.

Coloque alguns objetos pequenos dentro da caixa, exemplo: prendedor de roupas, apontador, borracha, carrinho, bolinha, chaveiro, etc., mas não todos de uma vez. A criança deve enfiar a mão na caixa, apalpar o objeto que está dentro da caixa e tentar acertar o que é. Depois abra a tampa para que ela mesma veja se acertou ou não.



Fontes consultadas:
·         Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
·         Bíblia NTLH – SBB
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000

Colaboração para Portal Escola Dominical: Profª. Jaciara da Silva

 http://www.portalebd.org.br/classes/jardim-da-infancia/item/3842-jardim-da-infancia.html