1º Trim. 2015 - PRIMARIOS - Lição 1: O começo

1º Trim. 2015 - PRIMARIOS - Lição 1: O começo
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMÁRIOS – CPAD
1º Trimestre 2015
Tema: Conhecendo o Livro do Começo



LIÇÃO 1 – O COMEÇO

Ao Mestre
É um novo ano, com muitas coisas novas para acontecer.
Neste trimestre, ensinaremos aos alunos sobre o Primeiro Livro da Sagrada Escritura.
Desejamos a todos os professores que a cada aula Deus os enriqueça com sabedoria, e que seus alunos aprendam mais a respeito do Criador.


Que Deus Vos Abençoe!


Leitura Bíblica em Classe
Ajude seus alunos a abrir as suas Bíblias, incentive-os a lê-la todos juntos, em uníssono. Mesmo que devagar, quase ‘se arrastando’, mas incentive-os sempre a participar.
Gênesis 1.1-24

“No princípio criou Deus o céu e a terra.
 E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas.
 ¶ E disse Deus: Haja luz; e houve luz.
 E viu Deus que era boa a luz; e fez Deus separação entre a luz e as trevas.
 E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.
 ¶ E disse Deus: Haja uma expansão no meio das águas, e haja separação entre águas e águas.
 E fez Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.
 E chamou Deus à expansão Céus, e foi a tarde e a manhã, o dia segundo.
 ¶ E disse Deus: Ajuntem-se as águas debaixo dos céus num lugar; e apareça a porção seca; e assim foi.
 E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; e viu Deus que era bom.
 E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.
 E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
 E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.
 ¶ E disse Deus: Haja luminares na expansão dos céus, para haver separação entre o dia e a noite; e sejam eles para sinais e para tempos determinados e para dias e anos.
 E sejam para luminares na expansão dos céus, para iluminar a terra; e assim foi.
 E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.
 E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra,
 E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; e viu Deus que era bom.
 E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.
 ¶ E disse Deus: Produzam as águas abundantemente répteis de alma vivente; e voem as aves sobre a face da expansão dos céus.
 E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
 E Deus os abençoou, dizendo: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei as águas nos mares; e as aves se multipliquem na terra.
 E foi a tarde e a manhã, o dia quinto.
 ¶ E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.”


Palavra Viva
O tema desta revista é o Gênesis, onde Deus é visto como Criador. Assim nos dirigiremos quando formos falar dEle. Isso é importante para enfatizar que Deus é dono de tudo, pois criou tudo, tem tudo sob Seu controle. De forma que as crianças entendam que é necessário termos o sentimento de gratidão. Por Deus ter cuidado por nós, por ter-se revelado (pelo Seu Filho e pela natureza [Salmos 19.1] que Ele criou) e por todas as bênçãos que Ele tem derramado sobre nós.

Objetivo da Aula
O aluno deve compreender que Deus criou todas as coisas e mais: ter a convicção plena disto, além de criar este sentimento de gratidão pelo amor de Deus.

Memória em Ação
Use um cartaz com figuras da criação (na internet há diversas imagens da criação para cada tipo de professor. Digite o versículo num site de busca de imagens e escolha ao menos cinco) e o versículo no centro. Repita várias vezes com seus alunos, até estes serem capazes de dizê-lo sem olhar o cartaz. Continue incentivando!


Introdução
Esta primeira lição trata da Criação.
Por isso seria interessante deixar a sala de aula toda escura.  Os alunos entrarão e sentarão, guiados pelo professor em almofadas no chão, de forma que faça parecer uma aula diferente.
Com todos acomodados e tudo escuro, começamos:

No começo de tudo, não havia nada. Só havia escuridão. Mas disse Deus: Haja Luz! – acenda uma vela, ou uma lanterna, ou as luzes da sala mesmo – e então a luz apareceu!
Deus então viu que o que Ele tinha feito era bom, e chamou a luz de dia, e a escuridão de noite. (faça com que os alunos memorizem e saibam relacionar os dias às coisas criadas). Este foi oprimeiro dia.

Então Deus continuou seu trabalho de criação.
“Que haja espaço entre as águas que estão encima e as que estão embaixo – disse Deus no segundo dia – que a parte de cima seja o céu, e a de baixo seja mar.”

Que apareça o firmamento – disse Deus no terceiro dia.

Deus viu que tudo o que tinha feito era bom, toda a obra das Suas mãos é boa.
(isto deve estar na mente das crianças quando a aula acabar. Tudo o que Deus fez é bom)

Então continuou o trabalho da Criação:
que apareça grama, árvores, flores, sementes, todas as florestas, bosques e jardins”.

No quarto dia, Deus criou o Sol, a Lua, as estrelas.

No quinto dia, o Criador deu ordens para que no mar surgisse Vida, então apareceram peixes, grandes e pequenos, lulas, anêmonas, baleias, e deu ordem para que surgisse Vida no ar, e então apareceram os pássaros.
“Que a Terra fique repleta de animais grandes e pequenos”, disse o Criador.
Deus ficou satisfeito com sua criação. Estava feliz por tudo o que tinha feito.

Oficina Criativa.
Leve as crianças de volta para as mesas.

Materiais:
·         Lápis de Cor
·         Giz de Cera
·         Lápis Grafite
·         Canetinhas Hidrocor
·         Uma folha de cartolina de 1m.

Confeccione um cartaz na folha de cartolina, junto com todas as crianças, incentivando-as a trabalhar em equipe, emprestar materiais, fazendo desenhos sobre os dias da criação, colorindo-os.

Quando o cartaz estiver pronto, tente expô-lo para a Igreja, de forma que as crianças sintam-se satisfeitas e reconhecidas por seu trabalho. Isso as incentivará a continuar se esforçando.

Conclusão da Aula
1.      Faça com que as crianças relembrem do versículo esforçando-as parte por parte a lembrá-lo todo. Não dê a resposta até que alguém lembre ou todos desistam.
2.      Relembre, com o mesmo esquema do item anterior, os dias da criação com tudo o que foi criado neles.

Encerramento.
Cante um hino, tire as ofertas, e ore com todos juntos, de mãos dadas em círculo.


Colaboração para o Portal Escola Dominical – Prof. Matheus Araújo da Silva
http://www.portalebd.org.br/classes/primarios/item/3754-primarios.html