1º Trim. 2015 - JARDIM DA INFANCIA - Lição 6: Presentes para o amigo

1º Trim. 2015 - JARDIM DA INFANCIA - Lição 6: Presentes para o amigo
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JARDIM DE INFANCIA – CPAD
1º Trimestre de 2015
Tema: A vida de Jesus
Comentaristas: Daniele  Pereira



LIÇÃO 6 – PRESENTES PARA O AMIGO


Texto Bíblico: Mateus 2.1-12


Ao Mestre
Prezado (a) na lição de hoje abordaremos o tema dos presentes dos três sábios trouxeram ao Rei dos reis. Eles vieram da Pérsia (Irã) para adorar o recém-nascido Rei que nascera em Belém da Judéia. Através de Herodes, Satanás mais uma vez, tentou evitar que Deus cumprisse Sua promessa de salvação da humanidade por meio de Seu Filho – Jesus. Mas Deus os avisou em sonho, e voltaram a sua pátria por outro caminho.

Alguns estudiosos descrevem a objetividade dos presentes trazidos pelos magos, da seguinte forma: o ouro simbolizava a divindade e pureza de Jesus; oincenso fala da fragrância de sua vida e a mirra anunciava sua morte.

Ore por cada um de seus alunos, desenvolva em cada pequenino o respeito e ao amor pela leitura da Bíblia sagrada, tendo uma Bíblia sempre a mão. A Palavra de Deus é a única ferramenta usada pelo Espírito Santo para transformar vidas e conduzi-las a Deus.
Deus continue abençoando sua vida e ministério.


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a compreender Jesus mesmo estando como um bebezinho, já era o Rei dos reis, e entenderque o Ele quer receber de nós, é gratidão e boas ações.


Versículo do dia
“Então Natanael declarou: "Mestre, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel!”(Jo. 1.49 – NTLH)

Jesus, o Filho de Deus, o Rei de Israel, Rei de reis, Senhor de senhores. E nasceu em uma humilde manjedoura, mas como Rei que é, em seu nascimento recebeu a visita de três sábios que O adoraram e ofertaram presentes.


História Bíblica
Quando crianças nascem recebem muitas visitas que trazem presentes para o recém nascido. Com Jesus não foi diferente. Três sábios vieram de um país muito, muito longe daqui – da Pérsia (Irã). Estes homens haviam lido nos livros que quando uma nova estrela surgisse no céu, seria pelo nascimento de um rei muito importante.

Quando eles avistaram uma nova e brilhante estrela no céu, não tiveram dúvidas – Ele nasceu – disseram uns aos outros e começaram a se preparar para a grande viagem. Uma das preocupações era o presente que trariam ao novo e importante rei. Prepararam uma quantia de ouro, de incenso e de mirra para trazer de presente.

Mas como eles encontrariam onde Jesus nasceu? Eles eram sábios, já havia aprendido que deveriam seguir a estrela que encontrariam o local onde a criança estava. Assim partiram. Mas levaram meses para chegar a Judéia, pois além de ser longe de onde moravam ainda só podiam viajar durante a noite. Finalmente chegaram a região onde Jesus nascera, mas ao perguntar, ninguém sabia. Foi quando alguém disse: “Perguntem no palácio do rei Herodes, se nasceu um novo rei ele saberá dizer onde está”. Os magos então foram depressa para lá. Mas o rei Herodes não sabia, e quando soube ao invés de ficar feliz, ficou muito zangado, pois não queria saber de nenhum outro rei por lá. Homem mau e egoísta que era, teve logo um plano – matar esse novo rei.

Assim Herodes disse aos magos que não sabia, mas que quando o encontrassem que dissessem a ele para que também fosse adorar. Os magos seguiram seu caminho, dizendo uns aos outros que foi perda de tempo perguntarem as pessoas, deveriam ter continuar seguindo a estrela. E assim fizeram.

Dias depois a estrela parou em cima de uma casa, eles respiraram fundo. Será que depois de tanto tempo viajando seria ali, em uma casa tão humilde? Bateram na porta, e uma jovem senhora abriu: “E aqui que está o novo rei que nasceu”? – eles perguntaram.
“Sim, entrem” – disse ela.

Ao verem o pequenino, se ajoelharam e adoraram o Rei de reis que ali estava, e rapidamente entregaram os presentes que trouxeram. Após se alimentarem, foram dormir, e em sonhos Deus os avisou que não voltassem por Belém, pois Herodes queria saber do menino para matá-lo. Ao acordarem eles partiram para sua terra por outro caminho.

Quando Herodes notou que os magos haviam partido por outro caminho, ficou furioso. Então enlouquecido de raiva e ambição, ordenou que matassem todos os meninos de dois aninho para baixo nascidos em toda a região da Judéia. Mas um anjo avisou José, o pai adotivo de Jesus, que pegassem Maria e o bebê e fugisse rapidamente. Assim mais uma vez o plano de Satanás de impedir o cumprimento da promessa de Deus à humanidade – sua salvação – foi frustrado.



Aplicação da lição
Enfatize aos pequenos que Deus sempre cumpriu suas promessas, e ao enviar seu Filho não era apenas uma promessa, mas a maior prova de amor já vista – Ele mandou seu único Filho para vir a terra sofrer por nós. Assim como os três sábios trouxeram presentes a Jesus, nós também podemos dar. Há presentes muito mais importantes que os que os sábios trouxeram, que O deixa muito feliz se dermos – é nossa gratidão – nosso amor a Ele por Sua Bondade para com todos.


Oficina criativa
Estrela de palitos de sorvete
Para encontrar o menino Jesus, os sábios do Oriente seguiram uma estrela. Hoje para nos ajudar a encontrar Jesus, Deus nos providenciou a Bíblia e pessoas que dedicam suas vidas a serviço de Deus para nos ensinar.

Material:palitos de sorvete; arame dourado (ou encape com papel laminado dourado); fechos (para amarrar sacos plásticos; ex: como os que vêem em pacotes de pão de forma), guache amarelo e pinceis.

Observação: Para cada aluno 4 palitos, um arame e um fecho.

Fazer é fácil:
Pinte os palitos de sorvete e os fechos de amarelo. Caso não tenha encontrado o arame dourado, encape-os com o papel laminado. Corte o arame com 15cm cada, faça ganchos em ambas as extremidades.
Oriente os pequenos a que cada um apanhe 4 palitos, cruze-os formando uma estrela :
Em seguida amarre-os com o feixe, prenda uma extremidade do arame no fecho, deixando o outro para que os pequenos pendure em algo em suas residências


Fontes consultadas:
·         Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
·         Bíblia NTLH – SBB
·         Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
·         Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000

Colaboração para Portal Escola Dominical: Profª. Jaciara da Silva
http://www.portalebd.org.br/classes/jardim-da-infancia.html