1º Trim. 2015 - JUVENIS - Lição 7: Quem é o Espírito Santo?

1º Trim. 2015 - JUVENIS - Lição 7: Quem é o Espírito Santo?
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS – CPAD
1º Trimestre 2015
Tema: Respostas às dúvidas sobre a fé cristã
Comentarista: Rafael Luz


LIÇÃO 7 - QUEM É O ESPÍRITO SANTO?


TEXTO BÍBLICO (Jo 16. 7-14)

ENFOQUE BIBLICO
“E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Cosolador, para que fique convosco para sempre” (Jo 14.16)


Professor:
Enfatize o caráter do Espírito Santo.
Procure mostrar aos alunos que o Espírito Santo, não é uma força ativa de Deus. 
Ele mora em nós.

Objetivos
Conhecer  a respeito da pessoa e obra do Espírito Santo.
Reconhecer os símbolos do Espírito Santo.
Compreender que somos templo do Espírito Santo.

A DOUTRINA DO ESPÍRITO SANTO

QUEM É O ESPÍRITO SANTO?
Há necessidade em conhecer o que a Bíblia fala sobre o Espírito Santo, trata-se de uma necessidade urgente. O descaso com a Doutrina do Espírito Santo tem causado grandes prejuízos na vida espiritual de muitos. Alguns estão como aquele grupo de irmãos, que Paulo encontrou em Éfeso, que disseram:  “nós nem ainda ouvimos que haja o Espírito Santo” (At 19.2).

Porque conhecer o Espírito Santo?
Em primeiro lugar porque esta é a vontade de Deus (Os 6.3), segundo porque vivemos na dispensação do Espírito (2Co 3.6-8). E em terceiro lugar porque Deus prometeu derramá-lo nos últimos dias (At 2.17).

A Deidade do Espírito Santo
A Deidade é revelada pelo próprio Espírito, nos momentos em que ele age como Deus. Procurar provar que o Espírito santo é Deus seria ingênuo de nossa parte, pois, esta verdade está exarada em toda a Escritura Sagrada, não há como abrir a Bíblia e dizer que o Espírito Santo não é Deus. Ele é Eterno (Hb 9.14), Ele  é Onipresente, sua manifestação é total em toda parte (Sl 139.7-10; At 17.24-28; Jr 23.23-24), sua Onisciência é indescritível, Ele sabe tudo (1Co 2.11; Sl 139.11-13), ninguém pode se esconder dele. Sua capacidade de realização, sem estar limitado a circunstancias revela a sua Onipotência. Ele é um ser absoluto e livre de qualquer impedimento, chamado de Deus (At 5.3,4)

A Personalidade do Espírito Santo.
Há três elementos importantíssimos na personalidade: o intelecto; a sensibilidade e a vontade. Por essas razões compreendemos que o Espírito Santo não é uma mera influencia, como alguns querem afirmar ele não é um poder impessoal, pois, tem personalidade. Ele é uma pessoa:
Ele revela, motiva e capacita (2Pe 1.21)
Ele tem vontade (1Co 12.11)
Ele pensa (Rm 8.27)
Ele sente tristeza (Ef 4.30)
Ele tem nomes pessoais
Espírito Santo (Jo14. 26)
Espírito de Deus (1Co 3.16)
Espírito de Cristo (Rm 8.9)
Espírito da Grassa (Hb 10.29)
O Consolador (Jo 14.26)

Ele recebe tratamento pessoal
Pode-se mentir a ele (At 5.3)
Pode blasfemar contra ele (Mt 12.31,32)
Pode ser resistido (At 7.51)
Pode ser insultado (Hb 10.29)

O Ministério do Espírito Santo
De uma coisa já estamos certos, não podemos saber muito sobre o Espírito Santo, porque, Ele é Eterno, isso, foge do alcance de qualquer mente finita (Is 40.13).  O Espírito Santo ministra ao mundo incrédulo, sua função é convencer o pecador (Jo 16.8,9), sem forçar e nem obrigar, o Espírito Santo, procura levar o homem pecador a reconhecer suas falhas (Hb 4.12). É o Espírito Santo quem revela a retidão de Nosso Senhor Jesus Cristo, ele opera no sentimento do homem, não basta ser convencido, precisa ser decidido, tomar decisão e servir a Cristo (Rm 3.21-25).  Por mais que procuramos trazer as pessoas a igreja e aconselhá-las, a deixar o pecado, elas não nos ouvem, pois, os nossos argumentos são frágeis. Enquanto que o Espírito Santo as convence do juízo, operando na vontade da pessoa, promovendo a decisão do pecador em se arrepender. O pecador se certifica que a cruz, significou o pagamento da divida do pecado, entende que se continuar pecando existira a penalidade. (1Jo 1.9). É o Espírito Santo quem ministra aos crentes, Jesus disse aos seus discípulos que era necessário ele ir, para que o Espírito Santo viesse (Jo 16.7,8,13). Ele comunica a nossa regeneração (Jo 3.5-7), em nosso testemunho (At 1.8). O Espírito Santo é o nosso intercessor (Rm 8.26), Ele nos guia em direção a uma vida de vitórias (Rm 8.1-14). Depende da importância que damos a esta verdade, demonstraremos  o nosso caráter, se somos de Deus produziremos o Fruto (Gl 5.22,23), do contrario satisfaremos a vontade da carne (Gl 5.16).

Os Símbolos do Espírito Santo
Os símbolos são coisas visíveis que representa as invisíveis, contribuem para o conhecimento da verdade.
Fogo – serve para queimar as impurezas, iluminar e unir os objetos por ele incendiados (Ef 1.17,18; 5.13; Rm 12.19,20; Jr 20.9; Sl 104.4; Lc 24.32).
Vento – é soberano, invisível, incompreensível, indispensável, irresistível,  e produz vida (Jó 3.8ª ; Jó 4.15; Jo 3.8; Ez 37.4-8, 8,9,14).
Óleo – era o elemento que servia para ungir os reis, os profetas, não podia ser falsificado (1Rs 19.16; 1Jo 2.20; Ex 30.22-33)
Água – (Jo 7.37-39)
Selo – é a garantia da qualidade do produto (Ef  1.13; 2Tm 2.19)
Pomba – representa mansidão, a vida e a pureza (Mt 3.16)


A Santificação
O primeiro efeito da santificação é alivio,  quanto a divida impagável, que tínhamos, hoje somos justificados. O segundo aspecto é a mudança que acontecerá na ação do Espírito Santo, somo regenerados, e a medida que nós santificamos, nos identificamos mais nesta relação, Pai e filho, pelo processo chamado adoção.
Santificação é o processo de separação entre o crente e o mundo. Já fomos separados para viver uma vida em prol do Reino de Deus, mas ainda não estamos prontos. Estamos justificados, podemos resistir ao pecado através do processo da regeneração, glorificamos a Deus  pelas vitórias, sentimos em nossos corações, que somos filhos de Deus, pois, somos tratados como tal. Mas o processo da santificação é progressivo, enquanto nós aqui vivermos.

O crente pode crescer espiritualmente na medida em que ele se santifica, separa-se do mundo. Depois da doutrina da salvação, a santificação é a mais importante doutrina, para o crente entender e viver uma vida santa e reta diante de Deus e dos homens. O ato de viver uma v ida santa não significa perfeição, mas sim, progressão. Porque precisamos do Espírito Santo, no processo da santificação? A observação deve ser feita do ponto de vista bíblico. Deus não reduziu os seus padrões ao nível do homem, Ele apresentou ao crente o alvo da salvação: santificação é perfeição ao seu próprio caráter (Mt 5.48). Deus nunca exigiu a pratica da santificação máxima, absoluta, como padrão para a salvação (Jo 14.23), mas deve haver um esforço de nossa parte, em sempre melhorar (Fp 3.12), é o Espírito Santo quem nos aperfeiçoa.   

A Morada do Espírito Santo
Uma das promessas de Jesus, era a vinda do Espírito Santo, que moraria no crente (Jo 14.16-26). Sendo assim há um ponto a ser observado: “quem gostaria de morar numa casa suja e desordenada?” O que nos torna diferente é o Espírito santo em nós, sua essência, faz com que tenhamos a sua natureza e produzamos o seu fruto. (Gl 5.22,23)
Resumo
É impossível ser cristão e viver sem a presença do Espírito Santo.


OBRAS CONSULTADAS
HORTON, Stanley M. – Teologia Sistemática, CPAD, RJ, 2005
BERKHOF, Louis, Ed. Cultura Cristã, SP, 2007
BANCORFT, Emery H. Teologia Elementar, Ed. Batista Regular, SP, 2006
 http://www.portalebd.org.br/classes/juvenis/item/3887-juvenis.html
Colaboração para o Portal Escola Dominical - Pr Jair Rodrigues