1º Trim. 2015 - Lição 7 - Honrarás pai e mãe I Plano de Aula

1º Trim. 2015 - Lição 7 - Honrarás pai e mãe I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2015
ADULTOS - OS DEZ MANDAMENTOS: valores divinos para uma sociedade em constante mudança
COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


PLANO DE AULA Nº 7
LIÇÃO Nº 7 – HONRARÁS PAI E MÃE
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na sequência do estudo dos dez mandamentos, estudaremos o quinto mandamento, que manda honrar pai e mãe.
- O quinto mandamento é o primeiro mandamento com promessa.
2º SLIDE   I – QUAL É O QUINTO MANDAMENTO
- O quinto mandamento é: Honra a teu pai e a tua mãe para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor, teu Deus, te dá” (Ex.20:7).
- “Honra a teu pai e a tua mãe, como o Senhor teu Deus te ordenou, para que se prolonguem os teus dias e para que te vá bem na terra que te dá o Senhor, teu Deus” (Dt.5:16).
3º SLIDE
- Há uma discussão se este mandamento é da “primeira tábua”, referente a um mandamento do relacionamento entre Deus e o homem ou se é um mandamento da “segunda tábua”, referente ao relacionamento entre os homens.
- Trata-se, na verdade, de um mandamento de transição, pois tanto traz aspectos de preceito vertical, quanto de preceito horizontal.
4º SLIDE
- Os judeus sempre consideraram este um preceito vertical, pois os pais são copartícipes na criação de uma vida com Deus e, portanto, são verdadeiros “representantes” de Deus. A honra aos pais é verdadeira honra a Deus.
- Outros entendem que o mandamento é o primeiro da segunda tábua, porque é o que encabeçaria o amor devido ao próximo, a começar por aqueles que nos deram a vida.
5º SLIDE  II – O QUINTO MANDAMENTO
- O quinto mandamento consiste em “honrar” os pais. “Honra”, no original hebraico, é “kabad” ou “kabed” (כבד), cujo significado é “honrar, glorificar, dar o devido peso, a devida consideração”.
- “Honrar” significa dar o devido respeito, a devida consideração, reconhecer o “peso” e a “autoridade” dos pais.


6º SLIDE
- O mandamento consiste, portanto, em dar aos pais, reconhecendo-os como verdadeiros representantes de Deus, a devida honra, respeito e consideração.
- Esta honra, respeito e consideração devem se dar nos limites do primeiro mandamento, ou seja, não pode se transformar numa idolatria aos pais, como ocorre com o “culto aos antepassados”, tão comum em religiões orientais.
7º SLIDE
- Formas de se honrar os pais (I):
a) “amor filial” ou “piedade filial” - demonstração de um coração cheio de amor e carinho para com os pais;
b) intercessão pelos pais;
c) obediência;
8º SLIDE
- Formas de se honrar os pais (II):
d) zelo pela imagem social dos pais;
e) socorro material e espiritual aos pais;
9º SLIDE
- Além dos pais propriamente ditos, este mandamento, também, é uma ordem para que sejamos obedientes e honremos todos quantos são postos em posições de eminência na sociedade, como as autoridades, os patrões e, mesmo, as pessoas mais velhas, a começar de nossos familiares (tios, avós etc.).
- “As palavras ‘pai’ e ‘mãe’, no quinto mandamento, abrangem não somente os próprios pais, mas também todos os superiores em idade e dons, especialmente todos aqueles que, pela ordenação de Deus, estão colocados sobre nós em autoridade, quer na Família, quer na Igreja, quer no Estado” (Catecismo Maior de Westminster, p.124). 
10º SLIDE   III – O DESCUMPRIMENTO DO QUINTO MANDAMENTO
- O descumprimento deste mandamento é a desonra aos pais, ou seja, a desconsideração, o desrespeito para com eles.
- A lei de Moisés prescrevia a morte como punição para os filhos que maldissessem seus pais [Ex 21.17; Lv 20.9; Pv 20.20], cojmo também para os filhos contumazes e rebeldes [Dt 21.18-21].
11º SLIDE
- A desonra e desobediência aos pais representa rebeldia, rebelião, pecado grave que as Escrituras dizem ser correspondente ao pecado de feitiçaria (I Sm.15:23).
- Quem deliberadamente desonra e desobedece a seus pais corre o risco de ser rejeitado por Deus e ter um triste fim. Deus entrega tais pessoas à própria sorte, não os auxiliando em coisa alguma. Foi o que ocorreu com Absalão, por exemplo.
12º SLIDE
- A desconsideração e a desonra para com os que são superiores traz o comprometimento do tecido social.
- Quando a ideia de autoridade se desfaz, quando não há mais o respeito e a consideração por qualquer superior, temos uma situação de anarquia, de falta de estabilidade dos relacionamentos sociais, de ausência de limites, que leva a uma crise de autoridade que compromete a própria organização social, a própria vida em sociedade.
13º SLIDE
- Jamais os rebeldes e revolucionários tiveram o apoio do Senhor. Muito pelo contrário, quem resiste às autoridades, resiste a Deus e, dizem as Escrituras, trará sobre si mesmo a condenação (Rm.13:2).
- Sigamos o exemplo do Senhor Jesus que, mesmo sendo injustiçado pelas autoridades judaicas, não foi desrespeitoso nem desonroso com elas romanas (Mt.26:57-68; 27:11-14), como também o de Davi, que sempre deu a devida honra ao rei Saul, conquanto fosse ele um ímpio, injusto e cruel perseguidor (I Sm.24 e 26).
14º SLIDE
- Isto não significa que devamos concordar e apoiar todas as iniciativas das autoridades, pois nosso limite de obediência e honra é a Palavra de Deus.
- Por isso, por exemplo, não é violação deste mandamento a tomada de ações para se pregar o Evangelho quando há uma proibição proveniente da autoridade civil neste sentido, como ocorre nos países comunistas ou muçulmanos.
15º SLIDE  IV – A PROMESSA ANEXA A ESTE MANDAMENTO
- O quinto mandamento é “o primeiro mandamento com promessa”.
- Esta promessa diz respeito a uma vida longa e próspera sobre a face da Terra, uma vida abençoada por Deus.
16º SLIDE
- A promessa de longevidade não impede que um filho obediente tenha morte prematura, mas tal morte deve ser entendida como um livramento da parte de Deus para o cumpridor deste mandamento.
- Como diz o Catecismo Maior de Westminster: “…’para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”, é uma promessa de longa vida e prosperidade, tanto quanto sirva para a glória de Deus e para o bem de todos quantos guardem este mandamento. Ex 20.12; Dt 5:16; I Rs 8:25; Ef 6:2,3” (pergunta 133).
17º SLIDE   V – O ALCANCE DADO AO SENHOR JESUS A ESTE MANDAMENTO
- O Senhor Jesus reafirmou este mandamento quando foi interpelado pelos escribas e fariseus de Jerusalém a respeito da tradição dos anciãos (Mt.15:1-20).
- O Senhor Jesus deu a este mandamento o caráter de preceito moral, que não admite qualquer exceção.



18º SLIDE
- O Senhor Jesus cumpriu este mandamento:
a) sendo sujeito a Seus pais, mesmo tendo consciência de sua missão de Salvador do mundo (Lc.2:49,51,52);
b) como que dando uma pausa em Sua morte vicária, para dar amparo a Sua mãe, entregando-a aos cuidados de João (Jo.19:26,27).
19º SLIDE
- Se Jesus, na Sua obra singular de salvar a humanidade, como que faz uma pausa neste importantíssimo trabalho, para cumprir o quinto mandamento, como nós, Seus discípulos, podemos querer justificar o abandono ou o desleixo para com nossos pais por causa da obra de Deus? Pensemos nisso!
- O novo alcance do quinto mandamento dado pelo Senhor Jesus é complementado pelos apóstolos, que mostram que devemos cumpri-lo por questão de consciência, a partir de nosso interior (Ef.6:1-8; I Pe.2:13-17).
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
 http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/3855-1%C2%BA-trim-2015-li%C3%A7%C3%A3o-7-honrar%C3%A1s-pai-e-m%C3%A3e-i-plano-de-aula.html