ESCOLA DOMINICAL - Esboço e subsídio da lição 5 - Revista da Central Gospel


AULA EM___DE______DE 2015 - LIÇÃO 5
(Revista: Central Gospel - nº 41)

Tema: DEPOIS DE DIZER SIM

Texto Áureo: Mateus 19.6
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição será bom que você tenha uma experiência matrimonial para ministrar, todavia se você não tiver essa experiência, pode se preparar e pedir a graça de Deus que o Espírito Santo te capacitará.
“Maridos não vem prontos”, o casamento é uma faze da vida da pessoa, onde ela adquiri experiências que não conseguiria em nenhum outro lugar. Essas experiências vem no dia a dia nas dificuldades próprias da vida de casado.
“firmeza de um amor”, esse é o principal ingrediente de um casamento, obviamente que em um casamento há muitos outros itens a serem observados, mas o essencial é e sempre será o amor.
_______________________________________________
1. OS EVENTOS SOMBRIOS E A ROCHA ETERNA
- “rocha da obediência”, esse nome surge da afirmação de Cristo: “todo aquele, pois, que escuta as minhas palavras e as pratica” Mt 7.24, isso é obediência, praticar as palavras de Cristo e não somente conhecê-las.

1.1. O vento da infertilidade
- “apesar de o Senhor não abrir a madre de todas”, existem razões que muitas vezes não entendemos, são os motivos de Deus que estão acima de nosso frágil conhecimento.
“poderoso para fazê-lo”, existem muitos relatos de milagres desse tipo nos dias de hoje. Não podemos deixar de clamar pelo nosso milagre.

1.2. O vento da enfermidade
“firme-se na rocha”, não se deve buscar a Cristo somente nas doenças, alguns crentes ficam assíduos na igreja, na oração e na Palavra durante os períodos de enfermidades, mas ao passar eles se tornam crentes domingueiros novamente, sem compromisso na oração e nem na Palavra.

1.3. O vento da perda de um ente querido
“por meio da ressurreição”, com o mundo cada vez mais cético, está cada vez mais difícil ser operado esses milagres.
“alívio nas promessas de vida eterna”, quando a família está edificada nas promessas de Jesus os membros tendem a suportar melhor a dor da perda. Devemos ter a certeza de que veremos de novo os nossos ente queridos que partiram para a glória.

1.4. O vento que se abate sobre os filhos
“maior poder solapador”, solapar significa destruir com as bases de algo, os filhos quando estão em crise, acabam minando as bases do casamento.
“experimentam sexo fora dos padrões”, se refere ao sexo antes do casamento, conhecido como fornicação.
“podem promover uma reversão no quadro”, a família terá mais possibilidade de ajudar se a casa estiver edificada em Jesus, a Rocha.
________________________________
2. UM PROJETO DE VIDA À PROVA DO TEMPO E DAS ADVERSIDADES
- “sustentável”, é aquilo que tem condições de se manter. Um projeto de vida sustentável seria aquele que não precise de apoio financeiro de terceiros.
“princípios da Palavra de Deus”, se refere aos princípios que a Bíblia fala sobre casamento, como os deveres para os maridos e para as esposas.
“representações mentais esboçadas”, são os projetos de vida.

2.1. Foco
- “um modelo, para o lugar em que Ele se manifestaria”, assim como o tabernáculo, o casamento também tem um modelo a ser seguido. O de Cristo e a sua igreja. Ef 5.25
- No casamento o foco deve ser dos dois, ambos devem ter um único objetivo.

2.2. Planejamento
- “as adversidades”, adversidade é tudo aquilo que ocorre fora do comum e que por isso está fora do nosso controle.

2.2.1. A importância do grupo
- lista de prioridades”, quando se sabe o que quer evita-se os desperdícios e trapalhadas. Se o casal estabelece suas prioridades, eles focarão em seus objetivos.

2.3. Trabalho em equipe
- “dois extremos”, após ler sobre esses extremos podemos identificar que deve haver equilíbrio entre os conjugues.
______________________________________
CONCLUSÃO
“continuação biológica”, se refere à nossa herança genética que é passada para os nossos filhos.
- Prepare o esboço e corrija o questionário. 

Boa aula!
http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2015/01/escola-dominical-esboco-e-subsidio-da_28.html
Marcos André – professor