1º Trim. 2015 - Apêndice - O novo mandamento - esboço e plano de aula

1º Trim. 2015 - Apêndice - O novo mandamento - esboço e plano de aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2015
ADULTOS - OS DEZ MANDAMENTOS: valores divinos para uma sociedade em constante mudança

COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA
APÊNDICE AO TRIMESTRE - COMENTÁRIOS E PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

                                                                                                       

APÊNDICE Nº 1 – O NOVO MANDAMENTO
                              Em o novo mandamento, Jesus dá a síntese completa da lei de Deus.
Texto áureo
“Um novo mandamento vos dou: Que vos ameis uns aos outros como Eu vos amei a vós, que também vós uns as outros vos ameis.” (Jo.13:34).
INTRODUÇÃO
- Em apêndice ao trimestre, que se dedicou ao estudo dos dez mandamentos, estudaremos o “novo mandamento”, também chamado de “décimo primeiro mandamento”, que foi dado por Jesus aos Seus discípulos nas Suas últimas instruções.
- Em o novo mandamento, Jesus dá a síntese completa da lei de Deus.
I – A REGRA ÁUREA
- Em apêndice ao trimestre, que se dedicou ao estudo dos dez mandamentos, estudaremos o “novo mandamento”, que também é chamado de “o décimo primeiro mandamento”, que foi dado por Jesus aos Seus discípulos nas Suas últimas instruções.
- De início, para vermos até mesmo o porquê deste estudo, trazemos história narrada pelo príncipe dos pregadores britânicos, Charles Haddon Spurgeon (1834-1892): “…Sem dúvida, muitos de vocês já ouviram a história do encontro do arcebispo Usher com o Sr. Rutherford. Mas ela é tão apropriada a este assunto, que não deixarei de contá-la novamente. O arcebispo tinha ouvido sobre o maravilhoso poder da devoção de Rutherford e da beleza singular da ordem de sua casa e quis testemunhar por si mesmo. Contudo, ele não sabia como fazer isso, até que lhe ocorreu que poderia disfarçar-se como um viajante pobre. Seguindo essa ideia, ao cair da noite, ele bateu à porta do Sr. Rutherford, sendo recebido pela Sra. Rutherford. Perguntou se poderia ter abrigo para passar a noite. Ele respondeu: ‘Sim’, visto que costumavam receber estranhos. Ele o levou à cozinha e lhe deu algo para comer. Como parte de sua disciplina regular, a família catequizava os filhos e os empregados no sábado à noite. E, como é evidente, o homem pobre ficou entre eles na cozinha. A Sra. Rutherford fez a todos eles algumas perguntas sobre os mandamentos. Ao homem pobre perguntou: ‘Quantos são os mandamentos?’ Ele respondeu: ‘Onze’. ‘Ah! que coisa feia para um homem de sua idade, cujos cabelos estão grisalhos: não saber quantos são os mandamentos. Em nossa paróquia não há nenhuma criança maior de seis anos que não saiba isso’. O homem pobre nada disse em resposta, mas teve a sua refeição e foi para cama. Mais tarde ele se levantou e ouviu a oração de meia-noite de Rutherford. E ficou encantado com ela, se deu a conhecer, emprestou dele um casaco melhor e pregou por ele no domingo pela manhã, surpreendendo a Sra. Rutherford por usar estas palavras como seu texto: ‘Novo mandamento vos dou’. Ele começou com a observação de que isso poderia ser apropriadamente chamado de Décimo Primeiro Mandamento. Depois, o arcebispo foi embora, mas ele e Rutherford se revigoraram juntos. Esse é o Décimo Primeiro Mandamento. Na próxima vez que nos perguntarem quanto mandamentos existem, responderemos corretamente: onze.…” (SPURGEON, Charles H. O novo mandamento de Cristo. Sermão pregado no Tabernáculo Metropolitano em Newington, na noite do domingo, dia 14 de abril de 1875. Trad. de Wellington Ferreira. Disponível em: http://assembleianospuritanos.blogspot.com.br/2011/06/o-novo-mandamento-de-cristo-charles.html Acesso em 14 jan. 2015).



 http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/3996-1%C2%BA-trim-2015-ap%C3%AAndice-o-novo-mandamento-esbo%C3%A7o-e-plano-de-aula.html