1ª Trim. 2015 - JARDIM DA INFANCIA - Lição 11: O amigo e seu último jantar

1ª Trim. 2015 - JARDIM DA INFANCIA - Lição 11: O amigo e seu último jantar
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JARDIM DE INFANCIA – CPAD
1º Trimestre de 2015
Tema: A vida de Jesus
Comentaristas: Daniele  Pereira



LIÇÃO 11 – O AMIGO E SEU ÚLTIMO JANTAR


Ao Mestre
Professor (a) na lição de hoje abordaremos uma das ordenanças do Senhor para a sua Igreja – a Ceia. Na ultima Ceia com seus discípulos, Jesus ofereceu pão sem fermento e vinho comum, para serem símbolos e representação do que ELE é para a Igreja. A Ceia do Senhor deve ser celebrada como memorial (Lc. 22.19) até a segunda volta de Jesus, na ocasião do arrebatamento (1 Co 11.26). Todo os membros do Corpo terreno de Cristo – a Igreja, são convidados a participar tanto do pão quanto do suco da vide.      

Texto Bíblico:Mt. 26.20-30.


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a entender o que significa a Páscoa, e hoje o pão e o vinho na Ceia do SENHOR.


Versículo do dia
“Pois Cristo, nosso Cordeiro pascal, foi sacrificado”.  (1 Co. 5.7 – NVI)

Foi assim que João Batista apresentou Jesus ao povo israelita, “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo” (Jo. 1.29). Essa frase teve grande significado para todos –  o cordeiro que anualmente era sacrificado pelos pecados do povo – Jesus, o Messias seria sacrificado para que todos tenham acesso a Deus.


História Bíblica
Quem aqui sabe o que quer dizer a palavra ceia? Quem já ouviu falar de ceia de Natal? É um grande jantar. É muito bom quando estamos com os amigos num jantar especial.
E a Santa Ceia na igreja, vocês sabem como é?
Na história de hoje, vamos ver como foi o último jantar de Jesus, ou seja, a última Ceia de Jesus com Seus amigos.

Jesus sabia que estava chegando a hora Dele ser preso e crucificado, então Ele disse aos seus discípulos que entrassem na cidade, procurassem um homem e lhe dissessem: "O Mestre diz: ‘O meu tempo está próximo. Vou celebrar a Páscoa com meus discípulos em sua casa".
Os discípulos fizeram como Jesus os havia instruído e prepararam a Páscoa.
Ao anoitecer, Jesus estava reclinado à mesa com os doze, Ele se mostrava muito triste. E, enquanto estavam comendo, ele disse: "Digo-lhes que certamente um de vocês me trairá".

Todos ficaram muito tristes e começaram a dizer-lhe, um após outro: "Com certeza não sou eu, Senhor! "
Afirmou Jesus: "Aquele que comeu comigo do mesmo prato há de me trair, tudo vai acontecer como está escrito a meu respeito. Mas ai daquele que trai o Filho do homem! Melhor lhe seria não haver nascido".
Então, Judas, que haveria de traí-lo, disse: "Com certeza não sou eu, Mestre! " Jesus afirmou: "Sim, é você".

Enquanto comiam, Jesus tomou o pão, deu graças, partiu-o, e o deu aos seus discípulos, dizendo: "Tomem e comam; isto é o meu corpo". Em seguida tomou o cálice, deu graças e o ofereceu aos discípulos, dizendo: "Bebam dele todos vocês. Isto é o meu sangue da aliança, que é derramado em favor de muitos, para perdão de pecados. Eu lhes digo que, de agora em diante, não beberei deste fruto da videira até aquele dia em que beberei o vinho novo com vocês no Reino de meu Pai".

Compreenderam que coisa mais linda crianças? Jesus desejou estar nesse ultimo jantar com seus discípulos e disse que esperaria ansioso até p dia de se encontra com sua Igreja e juntos cearem. E até Ele voltar devemos participar do pão e do suco lembrando que Ele morreu na cruz pelos nossos pecados e ressuscitou para que também nós ressuscitamos e estejamos para sempre com Ele.


Aplicação da lição
Professor (a) enfatize aos pequenos que é por essa razão as igrejas têm o culto de Santa Ceia. Deve ser um momento muito especial e bem alegre. Nas nossas igrejas, participam da Santa Ceia as pessoas que já se batizaram e que tem um compromisso sério com Jesus e com a igreja. Todos vocês devem querer, um dia, participar da Santa Ceia. Ela nos lembra do que Jesus fez por nós na cruz, e quem um dia Ele voltará para nos buscar, e, juntos, no céu, vamos participar de um grande jantar com o Filho de Deus.


Atividades:
Imprimir o desenho no link abaixo para os pequenos pintar e fazer o exercício pedido:


Fontes consultadas:
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000

 http://www.portalebd.org.br/classes/jardim-da-infancia/item/3958-jardim-da-infancia.html
Colaboração para Portal Escola Dominical: Profª. Jaciara da Silva