1º Trim. 2015 - Lição 13 - A Igreja e a lei de Deus IV

1º Trim. 2015 - Lição 13 - A Igreja e a lei de Deus IV
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRIMEIRO TRIMESTRE DE 2015
ADULTOS - OS DEZ MANDAMENTOS: valores divinos para uma sociedade em constante mudança
COMENTARISTA: ESEQUIAS SOARES DA SILVA
COMENTÁRIOS - PB. OSVALDO RENÉ
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SETOR 45 TABOÃO DA SERRA/SP


LIÇÃO 13 - A IGREJA E A LEI DE DEUS

INTRODUÇÃO. Consiste nos princípios éticos e morais do Velho Testamento a lei que o crente é obrigado a cumprir. Envolve vários apectos o relacionamento entre o crente e a lei de Deus. É preciso que se cumpram na vida dos cristãos as exigências espirituais da Lei de Deus.Esta última lição consite em ratificar a legitimidade dos mandamentos não somente os 10, mas também todos os que constam do pentateuco (todos os cinco primeiros livros da Bíblia)
I. O QUE SIGNIFICA CUMPRIR A LEI? Significa que Cristo veio completar, Ele veio tornar explícito o que antes era implícito, o Senhor, portanto, confirma a lei como legítima. Semmpre o Senhor Jesus declarou em seu ministério o cumprimento que estava escrito (João 9.36 por exemplo). Toda mensagem que está contida nas escrituras é absolutamente Cristocêntrica.
II. O SENHOR JESUS VIVEU A LEI. As exigências morais absolutas dos Dez Mandamentos repetiu-se no Novo Testamento para os crentes do Novo Concerto. Os tipos encontrados no livro de Êxodo prenunciam Cristo e a redenção. A morte de Cristo cumpriu a Lei e tornou a igreja privilegiada, (Mateus 21.43).
III. A LEI NÃO PODE SER REVOGADA. Confusão é achar que Cristo era contra a lei, pois viveu sob a lei e declarou que não se pode omiti-la até que os céus e a terra se passem (Mateus 5.18).
IV. E LEI E O EVANGELHO. A lei foi dada para revelar e condenar o pecado. Paulo disse que devemos estabelecê-la e não anular. A ideia da não obediência que era regada erroneamente, pois diziam que a Graça dispensa a obediência, mas Paulo refutou refutou essa ideia (Gálatas 5.13). O crente não deve considerar a lei como sistema através do qual se pode obter mérito para o perdão e salvação. Deve ser vista como código moral para os que já vivem com Deus (Gálatas 2.16-19).
CONCLUINDO. Os crentes, tendo sido libertos do poder do pecado pela Graça de Deus, sendo agora servos de Deus, seguem o princípio da Fé pois estão debaixo da lei de Cristo. (1 Coríntios 9.21). Amém.
 http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/4001-1%C2%BA-trim-2015-li%C3%A7%C3%A3o-13-a-igreja-e-a-lei-de-deus-iv.html
Fonte: http://www.adbtaboaodaserra.com.br/portal/1o-trimestre-2015-licao-13-a-igreja-e-a-lei-de-deus/ Acesso em 25 mar. 201