ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 9 - Revista da Central Gospel




AULA EM___DE______DE 2015 - LIÇÃO 9
(Revista: Central Gospel - nº 41)

Tema: PERDÃO: LIBERDADE PARA A ALMA

Texto Áureo: Marcos 11.25
 _________________________________________
 PALAVRA INTRODUTÓRIA
- Professor(a), nesta lição ensine o valor do perdão e confronte os alunos com perguntas do tipo, você tem perdoado? Ou você já perdoou a quem te ofendeu?
“restauração do clã”, o clã é a família que permanece unida e fechada dentro de uma ideologia, esse clã aqui é a família de Jacó.
“um cenário bastante afortunado”, se refere ao momento em que José está como governador do Egito e toda a sua família está morando com ele.
“libertar-nos daquilo (ou daquele) que nos sequestrou”, parece se referir ao sentimento de vingança, que prende a alma da pessoa e não a deixa receber as bênçãos do Senhor.
_______________________________________________
1. A ARTE DE TRANSFORMAR TRAGÉDIA EM BENÇÃO
- “mulher que lhe roubara o coração”, Raquel era a mulher que Jacó amava e isso parece ter tido grande influência no amor por José.
Convém lembrar que todos esses acontecimentos estavam no controle de Deus porque fazia parte de um plano maior de Deus.

1.1. Caminhos percorrido por José
“ele é preso”, até mesmo na prisão José atraiu responsabilidades, pois o carcereiro chefe entregou os cuidados dos presos nas mãos de José, até na cadeia ele tinha moral de homem de Deus. Gn 39.22,23
- “materiais oníricos”, são sonhos.

1.2. Apesar das dificuldades
- Aonde José passou Deus mostrou Seu poder na vida dele, pois ele sabia ser homem de Deus em todos os lugares. Precisamos viver essa grande lição de José, ser homens e mulheres de Deus em todos os lugares e ambientes.
- Não há registros de José reclamando de sua sorte.

1.3. Perdão: uma insígnia do servo
“Diante dele duas oportunidades”, o Senhor sempre nos deixa diante dessas possibilidades, de fazer o bem ou fazer o mal, podemos escolher entre amor ou o ódio, entre o perdão ou a vingança.
“aprisionar pelas cadeias emocionais”, se refere aos sentimentos de angústia, ódio, vingança, rancor e outros, que prendem a mente e coração das pessoas que se entregam a eles.
________________________________
2. AFINAL, O QUE É O PERDÃO?
- “como se essa fosse um direito adquirido”, alguns veem dessa forma, como se per terem sido ofendidos eles têm também o direito de ofender. Perdoar é abrir mão desse direito.
“desemocionalizamos”, seria tirar a emoção das lembranças dos fatos e tratarmos de forma racional.

2.1. O que o perdão não é
- “o não perdoar”, não perdoar pode sair muito caro, aparentemente a pessoa não sente no momento, mas com o passar do tempo a amargura e rancor vai aumentando.

2.2. O caminho do perdão
- “ter cuidado com o que falamos”, para não sermos nós os agressores, é uma advertência ao julgamento precipitado.
“enfrentamento”, a ideia principal é colocar em panos limpos, chegar ao irmão e falar, se nada for dito, ele provavelmente fará de novo, por não saber ou por não ter conhecimento da gravidade.
“ter como tônica a brandura”, a repreensão citada aqui não pode ser com arrogância, se traduz em mostrar que a pessoa errou. Uma repreensão com dureza fará mais mal do que bem.
“sete vezes ao dia”, sete aqui é um número simbólico, ninguém deve contar até completar sete, mas serve para mostrar a instabilidade das emoções humana, quer dizer que alguns irmãos teremos que perdoar muitas vezes.

2.2.1. Setenta vezes sete
- “manter o relacionamento a qualquer custo”, liberar o perdão não é o mesmo que restaurar a confiança. Alguns se acostumam a ofender e a trair, porque não sentem o peso de um relacionamento abalado ou destruído. Todos devem perdoar, mas restaurar a amizade ao ponto que estava leva um tempo, confiança se constrói com anos. Ajudaremos as pessoas a quererem mudança, se mostrarmos para elas que a nossa amizade pode ser abalada com seus erros. 

_________________________________
3. PERDÃO: O LIBERTADOR DA ALMA
- “não pensamos em nos esquivar”, geralmente estamos preparados para se defender contra os agressores, mas quando vem de um amigo, estamos com a guarda baixa, o ferimento e quase mortal.
“peçonha”, substancia venenosa ou tóxica.
“limitações impostas pela Queda”, se refere ao pecado de Adão que limitou toda a raça humana.
“somos capazes de perdoar”, só pela fé no que Cristo fez na cruz podemos conseguir perdoar os entes queridos que erraram contra nós.

3.1. Perdão na família
- “desnudam a vontade do coração”, deixam aparecer qual a real intenção do coração.
“preocupado em ter a família por perto”, nem sempre teremos perto de nó os nossos familiares, a morte por certo levará alguns deles antes de nós, e não sabemos o momento que isso pode ocorrer, por isso devemos ter em mente que o conjugue, irmão, filho ou pai, pode partir a qualquer momento, então a hora de perdoar é hoje.

3.2. Humildade e reconhecimento da fragilidade humana
“aceitar a si mesmo com suas falhas”, normalmente buscamos a falha dos outros, por isso temos tanta dificuldade em perdoar. Quando alguém consegue ver suas falhas, consegue também entender as dos outros e dessa forma fica mais inclinado a liberar perdão.
“erros de dimensões ainda maiores”, se alguém se encher de arrogância e não assumir seus erros enquanto eles são pequenos, cairá em grandes tentações e laços. Não conseguirá se defender do ataque de Satanás que é o maior de todos os soberbos.
______________________________________
CONCLUSÃO
“preferem apenas ser ressarcidas”, infelizmente existem crentes que declaram ser assim e não querem mudança, acham que estão bem.
“caos psíquico”, o perdão além de resolver problemas espirituais livra a pessoa de problemas psicológicos.

Boa aula!
http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2015/02/escola-dominical-esboco-e-subsidio-da_26.html
Marcos André – professor