1º Trim. 2015 - JUVENIS - Lição 13: Haverá uma segunda vinda de Jesus? I

1º Trim. 2015 - JUVENIS - Lição 13: Haverá uma segunda vinda de Jesus? I

PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JUVENIS – CPAD
1º Trimestre 2015
Tema: Respostas às dúvidas sobre a fé cristã
Comentarista: Rafael Luz



LIÇÃO  13 -  HAVERÁ UMA SEGUNDA VINDA DE JESUS?


TEXTO BÍBLICO(1Ts 5.1-5)


ENFOQUE BIBLICO
E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto, sede sóbrios e vigiai em oração” (1Pe 4.7)

Professor:
Enfatize a segunda volta de Jesus.
Procure mostrar aos alunos que será duas fases distintas.
Arrebatamento/Vinda Gloriosa
.
Objetivos
Reconhecer alguns sinais da vinda de Jesus
Descrever as duas fases da segunda vinda de Cristo
Refutar a equivocada idéia ufóloga da abdução alienígena.

HAVERÁ UMA SEGUNDA VINDA DE JESUS?

Bem quem afirmou isto foi o próprio Jesus, “... e se eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez e vos levarei para mim mesmo, para onde eu estiver estejais vós também” (Jo 14.3), podemos ainda afirmar com outros versículos, aonde Cristo afirma a sua volta (Ap 22.20). Jesus nasceu cresceu e habitou entre os homens, como disse o apostolo João (Jo1.14), foi crucificado e morto como afirma as Escrituras (At 2. 22-24), e que ao terceiro dia ressuscitou (At 2.24; 17.31), após a sua ressurreição esteve alguns dias com os seus discípulos, até que foi visto sendo assunto ao céus. E foi no memento de sua ascensão que se ouviu a maior promessa de sua volta, os anjos anunciaram que o Jesus que por hora era recebido no céu, seria o mesmo que viria, assim como todos viram subir o veriam descer (At 1.10,11).
Não foi dito em que data seria o retorno, mas que o intervalo seria acompanhado por sinais (Mc 13.14-31). Sinais estes, já conhecidos pela igreja, que são: aparição de falsos Cristos (Ungidos) – Mt 24.5; Guerras e rumores de guerras (Mt 24.6). E por ai vai conforme o Capitulo 24 de Mateus, terremoto, fome etc. Não foi só o Evangelista de Mateus, quem registrou os sinais, mas o apostolo Paulo, falou em Multiplicação da Iniqüidade (2Tm 3.1-5), os Profetas já no Antigo Testamento alertava (Dn 12.4; Na 2.3,4; Is 60.8). A volta dos Judeus para sua terra Israel (Jr 32.36-42; Am 9.14,15). Todos esses sinais já são satisfatoriamente conhecidos e estudados por nós. E o que falta? Está se aproximando o dia da volta de Jesus, e a expectativa da igreja é grande (1Co 11.26)

A extensão da vinda de Jesus, quanto a Israel, Jesus virá como o Messias Salvador e libertador para introduzi-los no Milênio, o Reino já prometido (Is 2.2,3). Quanto aos gentios, Jesus virá como Juiz, Rei dos reis e Senhor dos senhores. Para a igreja que é composta de judeus e gentios (gregos) (1Co 10.32), Jesus virá secretamente, aquilo que chamamos de Arrebatamento dos Salvos, que em linguagem humana, ocorrerá o rapto da igreja (1Ts 4.17), sete anos de Tribulação, e ai sim Jesus aparecerá em Gloria (Zc 14.4,5). No rapto Jesus ficará nos ares (1Ts 4.17), na revelação virá ao monte (Zc 14.4,5), no rapto virá aos crentes (santos) (1Ts 4.17), na revelação virá com os santos (Jd 14; 1Ts 3.13). No arrebatamento haverá grande alegria (1Jo 3.12), na revelação em Gloria, haverá profunda lamentação (Mt 24.30; Zc 12.10), na ocasião do arrebatamento os incrédulos serão deixados (Mt 25.1,2) e na revelação serão destruídos (Mt 25.41).

O arrebatamento será intrigante, pois, uma parte da população desaparecerá. Em principio será muito assustador, mas com certeza entrará em voga, muitos dos planos que Satanás hoje não consegue emplacar. Desde 1935 quando Erick Von Däniken lançou um livro ufólogo, com o titulo “Recordações do Futuro” ou como se chamou em português “Eram deuses os astronautas?”. Na época trouxe muitos aplausos entre os céticos, e revoltas no meio evangélico, pois, segundo Däniken o desenvolvimento da humanidade se deu devido às constantes visitações de extraterrestres. Segundo o autor do livro, houve influencia na nossa genética, portanto os terrestres tem sido um tipo de cobaia dos ETs. Em resumo ele mesmo sem ter provas, nada de concreto, afirma que todas as civilizações tiveram algum tipo de influencia extraterrestre, mesmo sem fatos para evidenciar suas idéias malucas, ele afirma tais coisas. Há muitos que são adeptos da Ufologia e acreditam que os mentores galácticos, aguardam uma nova era, quando o ser humano ultrapassará a ciência do conhecimento. Um novo código civil será elaborado a nível mundial e trará paz ao planeta. Ai o homem será liberto, ou seja, se divinizará. Mas para isto é preciso tirar um pouco para outros planetas.

Assim como Darwin mudou a idéia de muita gente com a teoria da evolução, o livro e as idéias de Däniken(escritor suíço), vem aos poucos dando a entender que o arrebatamento é história da religião, mas o pensamento dele é o certo, os ETs, vão transferir uma parte da população para outros planetas. Embora a vida de Däniken seja complicada, e ele é duvidado pela ciência e tal, mesmo assim, são dezenas de livros, editados em português, inglês e alemão. E uma longa metragem do qual ele participa, produzido em Curitiba PR. (Revista Defesa da fé – pgs 17-26)
Examinando as Escrituras é possível ver dezenas de textos, mostrando que Jesus vem arrebatar a sua igreja. Há mais de 15 passagens bíblicas, mostrando diferenças entre as duas fazes da vinda de Cristo. Sendo bem claro que o arrebatamento será o desaparecimento de um povo, isto será secretamente como já vimos, e o aparecimento público, todo olho verá.

Concluindo não haverá abdução, haverá sim o arrebatamento da igreja. Assim disse o poeta:
“Vem, outra vez, nosso Salvador;
Quem dera hoje vir!
Para reinar com poder e amor!
Quem dera hoje vir!
Já por Sua Esposa, vem esta vez;
Que O espera em oração;
Fora do mundo de entremez;
Quem dera hoje vir!
Glória, glória, gozo sem fim, trará;
Glória, glória, ao coroar o fiei;
Glória, glória, nos arrebatará;
Glória, glória! Cristo vem Outra vez!
2
Terminará o poder do mal;
Quem dera hoje ser!
Começará o prazer sem igual;
Quem dera hoje ser!
Todos os mortos em Cristo serão
Arrebatados por seu Senhor;
Quando estas glórias aqui virão?
Quem dera hoje ser!
3
Em santidade nos deve achar,
Eis quEle pode vir.
Todos, velando, com gozo e paz,
Eis quEle pode vir.
Multiplicados os sinais estão;
No oriente se vê o alvor;
Breve, os crentes subirão;
Quem dera hoje vir! (J.T.L – 125 HC)


OBRAS CONSULTADAS
HORTON, Stanley M. – Teologia Sistemática, CPAD, RJ, 2005
BERKHOF, Louis, Ed. Cultura Cristã, SP, 2007
BANCORFT, Emery H. Teologia Elementar, Ed. Batista Regular, SP, 2006

Colaboração para o Portal Escola Dominical - Pr Jair Rodrigues
http://www.portalebd.org.br/classes/juvenis/item/4006-juvenis.html