2º Trim. 2015 - JARDIM DA INFANCIA - Lição 2: Pedro pesca muitos peixes

2º Trim. 2015 - JARDIM DA INFANCIA - Lição 2: Pedro pesca muitos peixes
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
JARDIM DE INFANCIA – CPAD
2º Trimestre de 2015
Tema: O meu amigo Jesus é poderoso
Comentaristas: Karen Bandeira



LIÇÃO 2 - PEDRO PESCA MUITOS PEIXES


Ao Mestre
Prezado (a) a lição de hoje traz um tema de suma importância para a Igreja de nosso Senhor Jesus Cristo - o porquê de ainda permanecermos na terra - resgatar vidas das garras destruidoras do pecado e reconduzi-las a Deus.

Igreja que não resgata vidas, não é Igreja (corpo de Cristo). A Missio Dei, ou seja, a missão de Deus a nós confiada é que a humanidade se volte a ELE. Que vidas libertas e justificadas pelo poder remidor de Cristo, finalmente retorne a Imago Deia imagem de Deus, perdida no Éden por ocasião da queda espiritual da humanidade.

Prepare sua aula, ore apresentando cada um dos pequenos ao SENHOR e peça-lhe sabedoria, para que através de seu ensino, cada um seja despertado para ser um pescador para o Reino dos céus.
Deus continue a abençoar seu ministério.



Texto Bíblico:Lc 5.1-11.


Objetivo
Ministre sua aula de forma a conduzir os pequenos a conscientizar-se do poder de Jesus, o Filho de Deus, sobre a natureza e todas as demais coisas e a missão que nos foi confiada.


Versículo do dia
“"Não tenha medo; de agora em diante você será pescador de homens”.  (Lc 5.10 – NTLH)

A palavra grega para pescador é  ζωγρων que significa "capturar algo vivo", e em seu tempo sugere uma ação contínua. Isso denota que daquela hora em diante Pedro e os demais discípulos deveriam resgatar vidas das profundas águas turvas do pecado.                  


História Bíblica
Quem de vocês já viu um barco? Para que serve um barco? (deixe responderem).
Na história de hoje vamos conhecer uns homens que tem uma profissão que dificilmente vemos na cidade - pescadores. Pescam sardinhas, atum, bacalhau e uma infinidade de outros moradores de águas doces ou salgadas. Geralmente, os pescadores saem com seus barcos pelo mar ou rio para pescar, e passam horas ali pescando.

A nossa história fala de pescadores que saíram à noite para pescar, mas não pegaram nada. No dia seguinte, eles estavam na praia lavando suas redes para que na outra noite pudessem pescar novamente.

Jesus estava ali por perto falando e ensinando a muitas pessoas. Como havia tanta gente ali, Jesus entrou no barco de Pedro e pediu que ele afastasse um pouco da praia assim poderia ensinar melhor. Depois que Jesus acabou de falar para a multidão, disse a Pedro: “Leve o barco para um lugar onde o lago é bem fundo. E você e os seus companheiros joguem as redes para pescarem” (Lc 5.4).

Pedro achou estranho, porque já havia passado a noite toda tentando pescar e não havia conseguido nada, e agora Jesus(que nem pescador era) estava mandando jogar a rede novamente? E tinha mais, na Palestina se pescava a noite, porque era nessa hora que os cardumes se aproximavam mais da praia para comer os peixes menores.

Mas era Jesus quem estava mandando, então ele obedeceu. Quando jogaram as redes na água, pescaram tanto peixe que quase afundaram. Naquela hora Pedro reconheceu que Jesus é realmente o Filho de Deus, e como ELE é poderoso. Jesus lhe disse: “Não tenha medo, de hoje em diante você será pescador de homens”(Lc 5.10).

Pedro e seus companheiros arrastaram os barcos para a praia, deixaram tudo e seguiram a Jesus.


Aplicação da lição
Enfatize aos pequenos que assim como Pedro escolheu seguir a Jesus, eu e você também podemos fazer. É claro que não precisamos deixar tudo, ou esperar "isso" ou "aquilo" acontecer. Hoje nós seguimos a Jesus obedecendo aos Seus ensinamentos que estão na Palavra de Deus. Você pode fazer isso obedecendo aos seus pais, não brigando, não mentindo, etc.

Assim como Jesus, no passado, escolheu alguns homens para trabalharem na Sua obra, ainda hoje Ele chama homens, mulheres e crianças para serem pescadores de pessoas. E então? Vamos aceitar esse convite? Que maravilha todos nós somos pescadores para Jesus Cristo.


Atividades:
Desenhe peixinhos para os pequenos colorir. Depois auxílios a recortá-los e colar em uma folha de sufite.


Fontes consultadas:
Bíblia Almeida Revista e Corrigida - SBB
Bíblia NTLH – SBB
Bíblia Shedd – Editora Mundo Cristão – 2ª Edição
Bíblia Ilustrada Infantil – Editora Geográfica – Redatora Elvira Moraes Lustosa – São Paulo /SP, 2000
 http://www.portalebd.org.br/classes/jardim-da-infancia/item/4039-jardim-da-infancia.html

Colaboração para Portal Escola Dominical: Profª. Jaciara da Silva