2º Trim. 2015 - Lição 2 - O nascimento de Jesus I Plano de Aula

2º Trim. 2015 - Lição 2 - O nascimento de Jesus I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2015
ADULTOS - JESUS, O HOMEM PERFEITO: o Evangelho de Lucas, o médico amado
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


PLANO DE AULA Nº 2
LIÇÃO Nº 2 – O NASCIMENTO DE JESUS
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Iniciando o estudo do Evangelho segundo Lucas, estudaremos o anúncio e o nascimento tanto de João Batista quanto de Jesus.
- A narrativa de Lucas do nascimento de Jesus mostra toda a realidade da encarnação do Verbo.
2º SLIDE    I – O ANÚNCIO DO NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA
- Haveremos de estudar, nesta lição, as narrativas dos anúncios e dos nascimentos de João Batista e de Jesus, assuntos que abrangem o texto de Lc.1:5 a 2:20, constituindo o início da primeira parte do evangelho que, como vimos na lição anterior, é a “narrativa da infância”.
- Lucas fala do princípio deste novo tempo, que se deu, como faz questão de frisar, “no tempo de Herodes, rei da Judeia”, trazendo, desde logo, uma característica de seu evangelho que é a de precisar tempo e lugar dos fatos que narra.
3º SLIDE
- Lucas, então, introduz a figura de “dois justos” que viviam naquele tempo: o sacerdote Zacarias, que era da ordem de Abias, e sua mulher, Isabel, que pertencia à família de Arão.
- Conquanto fossem justos e observadores de todos os mandamentos e preceitos do Senhor, Isabel era estéril e, por isso, não tinham filhos.
4º SLIDE
- Zacarias foi, então, selecionado, conforme o costume sacerdotal, para oferecer o incenso no templo do Senhor, quando o fazia, recebe a visita do anjo Gabriel que lhe fala a respeito do nascimento de um filho, a quem deveria pôr o nome de João.
- Segundo a mensagem do anjo, o menino seria um profeta no estilo de Elias e levaria o povo de Israel ao arrependimento de seus pecados, preparando o caminho do Messias.
5º SLIDE
- Embora fosse um sacerdote que havia orado para que sua mulher tivesse a madre aberta, Zacarias não crê na mensagem angelical e, por isso, acaba ficando mudo, o que o inutilizou para o ministério sacerdotal.
- Lucas mostra não só a intervenção divina sobrenatural, mas a imperfeição da humanidade, mesmo entre aqueles que eram justos e fiéis observadores da lei.
6º SLIDE
- A incredulidade de Zacarias, no entanto, não impediu que se cumprisse o desígnio divino. Zacarias retornou para a sua casa, em local que não é explicitado, tendo Isabel concebido, conforme havia sido dito pelo anjo, e se ocultou durante cinco meses, certamente temerosa de que algo lhe poderia acontecer, diante do emudecimento de seu marido (Lc.1:25).
- Sua demora no lugar santo para oferecer incenso e sua saída já sem poder falar foram sinais claros de que tinha ele tido alguma visão no templo e assim entendeu o povo (Lc.1:22). Vemos, pois, como Deus deixa, então, bem nítido que estava a iniciar um novo tempo para Israel.
7º SLIDE   II – O ANÚNCIO DO NASCIMENTO DE JESUS
- Depois de ter narrado o anúncio do nascimento daquele que prepararia ao Senhor um povo bem disposto, Lucas passa a narrar o anúncio do nascimento e Jesus, sendo também o único evangelista a fazê-lo, dentro do seu objetivo de narrar as coisas “desde o princípio”.
- Mais uma vez precisando o tempo em que os fatos ocorreram, Lucas indica que, no sexto mês da gravidez de Isabel, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, onde morava uma virgem que já estava desposada, ou seja, prometida em casamento a José, da casa de Davi, virgem esta cujo nome era Maria (Lc.2:26.27).
8º SLIDE
- O anjo saudou Maria, dizendo que ela era agraciada, pois Deus era com ela e bendita ela era entre as mulheres.
- Maria, numa reação contrária a de Zacarias, crê na mensagem angelical e aceita o desígnio divino, ainda que o mesmo lhe trouxesse inúmeros problemas.
9º SLIDE
- Neste anúncio do anjo Gabriel a Maria, vemos importantes lições que devem aqui ser relembradas, para evitar as distorções doutrinárias que levaram à mariolatria, a saber:
a) Maria é “agraciada”, não “cheia de graça”;
b)Maria era bendita entre as mulheres, não era uma mulher “diferente”, de “imaculada conceição”;
c)Maria se identifica como “serva do Senhor” e não como “Nossa Senhora”;
d)O anjo diz que Jesus seria o Rei e não que Maria seria “rainha”;
10º SLIDE
- Maria apareceu grávida e isto foi percebido não só por seus pais mas por toda a cidade de Nazaré.
- Maria, certamente, passou por momentos angustiantes, correndo risco de vida e esta é a razão pela qual, apressadamente, foi para a casa de Isabel (Lc.1:39), aquela que o anjo lhe dissera ter concebido e estar grávida de seis meses (Lc.1:36).
11º SLIDE
- Mais uma vez, vemos em Lucas a demonstração das imperfeições da humanidade mesmo diante da intervenção divina.
- A mulher que havia achado graça diante de Deus é obrigada a fugir de sua cidade, por ter aceitado o desígnio do Senhor. Ao mesmo tempo, entendemos porque o anjo Gabriel dissera a Maria a respeito da gravidez de Isabel, como que dando o escape que Maria precisaria ter.
12º SLIDE III – A VISITA DE MARIA A ISABEL
- Maria, por circunstâncias não reveladas nas Escrituras, mas que podemos inferir pelo contexto bíblico, incompreendida em sua gravidez, foge para a casa de Isabel.
- Maria, ao chegar a casa de Isabel, a saudou e, no mesmo instante, a criancinha que estava no ventre de Isabel, saltou, sendo cheia do Espírito Santo, cumprindo-se, assim, o que fora dito pelo anjo Gabriel a Zacarias.
13º SLIDE
- Lições que nos dá o encontro de Maria com Isabel (I):
a) O homem precisa ser cheio do Espírito Santo para poder realizar a obra de Deus, o ministério determinado pelo Senhor;
b) Jesus é o Senhor, não, Maria a “Senhora”;
c) Deus sempre consola aqueles que estão em momentos difíceis por aceitar cumprir a vontade do Senhor;
14º SLIDE
- Lições que nos dá o encontro de Maria com Isabel (II):
d) o caminho da bem-aventurança é o caminho da fé;
e) como predito pelo anjo, João Batista foi cheio do Espírito Santo ainda no ventre de sua mãe;
f) a vida humana começa desde a concepção;
f) Jesus dá o Espírito Santo a todos que n’Ele creem.
15º SLIDE
- Diante das palavras proferidas por Isabel, Maria é reanimada pelo Espírito Santo e também é cheia do Espírito Santo, tanto que proferiu um cântico, conhecido como o “Magnificat”.
- Neste cântico, Maria, mostra-se, mais uma vez, que não é “Nossa Senhora”, mas, sim, a “serva do Senhor”.
16º SLIDE
- Como se isso fosse pouco, Maria considera-se uma “serva na sua baixeza“ (Lc.1:48) e reafirma o que já fora dito por Isabel, ou seja, que seria bem-aventurada por ter crido e dado seu “sim” ao Senhor.
- Maria reconhece que o Poderoso era Deus e que santo era o Seu nome, de modo que também Maria aqui, neste seu cântico, não aceita, em absoluto, ser chamada “Santa Maria, Mãe de Deus”, como fazem os mariólatras.
17º SLIDE
- Jesus é apresentado, neste cântico de Maria, como a demonstração da misericórdia divina, como um sinal de elevação da humildade e amparo aos necessitados, sendo a posteridade prometida a Abraão, que faria benditas todas as famílias da Terra (Gn.12:1-3), um conceito que, certamente, Lucas havia aprendido com o apóstolo Paulo (Gl.3:16).
- Por este cântico, Jesus é anunciado como sendo Aquele que promoveria a humildade e o amparo aos aflitos e necessitados, como a encarnação da própria misericórdia divina, enfim, como diz Fritz Rienecker, como um médico que viera curar a humanidade.
18º SLIDE  IV – O NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA
- Logo após a saída de Maria, Isabel deu à luz o menino.
- Ao oitavo dia, quando da circuncisão do menino, todos o chamavam de Zacarias, mas o pai escreveu que seu nome seria João, o que causou perplexidade a todos.
19º SLIDE
- Zacarias teve a sua fala restaurada, como, aliás, havia sido dito pelo anjo Gabriel, e o velho sacerdote começou a louvar a Deus e foi, também, cheio do Espírito Santo, tendo, então, entoado um outro cântico, conhecido como “Benedictus”.
- Neste cântico, o velho sacerdote tornava público o desígnio divino, anunciando que havia chegado o tempo da salvação, a chegada do Messias, também dizendo a respeito do ministério de preparação que estaria a cabo de João.
20º SLIDE
- Desde a circuncisão de João Batista, vemos que a vida deste profeta estava vinculada ao anúncio do Salvador, ao anúncio do Cristo.
- Lucas, então, mostrando sua ênfase no aspecto humano, termina a narrativa a respeito da infância de João Batista, dizendo que ele crescia e se robustecia em espírito e esteve nos desertos até ao dia em que havia de mostrar-se a Israel (Lc.1:80), a indicar que João teve um desenvolvimento normal como o de qualquer criança, ainda que se tenha feito um nazireu e, desde cedo, tivesse um comportamento de eremita, isolando-se da sociedade.
21º SLIDE   IV – O NASCIMENTO DE JESUS
- Maria retornou para sua casa, em Nazaré, onde foi recebida por José como mulher. Aguardava o tempo de dar a luz ao menino, mas algo sobreveio que mudou todos os planos daquele casal.
- Sobreveio um decreto da parte de César Augusto, então o imperador romano, mandando que todo mundo se alistasse. Lucas faz questão de dizer que este alistamento se deu quando Cirênio era o presidente da Síria, a província romana a que estava subordinada a Judeia (Lc.2:2). Isto nos mostra a grande preocupação que tinha Lucas de mostrar que estava a relatar fatos históricos, comprovados, não se tratando, portanto, de mito ou lenda.
22º SLIDE
- Diante deste decreto do imperador romano, José e Maria tiveram de sair de Nazaré para irem até Belém, pois ambos eram da casa de Davi e deveriam se alistar na cidade de sua família.
- A concepção sobrenatural, a circunstância de Jesus ser o Filho de Deus, o Santo de Deus, não impediu que tivessem seus pais de, como todo e qualquer súdito do Império Romano, ter de se deslocar para Belém, a fim de que cumprisse a ordem imperial.
23º SLIDE
- Maria foi, então, para Belém e lá acabou por dar à luz o menino.
- Lucas deixa registrado que a criança nasceu em uma manjedoura, ou seja, num estábulo, porque o casal não encontrou lugar para eles em qualquer estalagem de Belém (Lc.2:7).
24º SLIDE
- O relato de Lucas enfatiza a humildade de Jesus, a Sua completa humilhação, outro conceito caro ao apóstolo Paulo (Fp.2:5-8).
- Jesus era Aquele que viera para servir, não para ser servido e, já no Seu nascimento, demonstra todo este despojamento, toda este desapego.
25º SLIDE
- Dentro ainda desta noção de humilhação e de elevação dos humildes (Lc.2:52), será aos pastores de Belém que será dada a notícia do nascimento de Jesus.
- Os pastores percebem então o grande paradoxo do nascimento do Messias: um anjo proclama Seu nascimento; uma multidão de anjos O louva, mas o sinal de Seu nascimento é um menino envolto em panos deitado numa manjedoura.
26º SLIDE
- Lucas enfatiza a humanidade do Cristo recém-nascido, uma criança indefesa envolta em panos.
- Lucas mostra também a fé dos pastores que, mesmo diante de um quadro totalmente contrário ao do imaginário religioso, crê no anúncio e, após verificarem que o Messias era um menino envolto em panos numa manjedoura, louvam e glorificam a Deus, divulgando esta boa nova para todos.
27º SLIDE
- A mensagem angelical mostra que a glorificação se deu nas alturas e que havia paz e boa vontade para com os homens na Terra, embora não houvesse qualquer reconhecimento ou aparência de tal glória no menino deitado na manjedoura.
- Maria guardou estas coisas em seu coração, já que isto servia de mais uma confirmação de que dera à luz o Messias, apesar de todo quadro “non-sense” que ela estava a presenciar.

COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO

 http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/4020-2%C2%BA-trim-2015-li%C3%A7%C3%A3o-2-o-nascimento-de-jesus-i-plano-de-aula.html