2º Trim. 2015 - Lição 2 - O nascimento de Jesus I

2º Trim. 2015 - Lição 2 - O nascimento de Jesus I
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2015
ADULTOS - JESUS, O HOMEM PERFEITO: o Evangelho de Lucas, o médico amado
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

     

ESBOÇO Nº 2

LIÇÃO Nº 2 – O NASCIMENTO DE JESUS
                                                       A narrativa de Lucas do nascimento de Jesus mostra toda a realidade da encarnação do Verbo.

INTRODUÇÃO
- Iniciando o estudo do Evangelho segundo Lucas, estudaremos o anúncio e o nascimento tanto de João Batista quanto de Jesus.

- A narrativa de Lucas do nascimento de Jesus mostra toda a realidade da encarnação do Verbo.

I – O ANÚNCIO DO NASCIMENTO DE JOÃO BATISTA

- Dando início ao estudo do evangelho segundo Lucas, depois de uma visão introdutória, haveremos de estudar, nesta lição, as narrativas dos anúncios e dos nascimentos de João Batista e de Jesus, assuntos que abrangem o texto de Lc.1:5 a 2:20, constituindo o início da primeira parte do evangelho que, como vimos na lição anterior, é a “narrativa da infância”.


- Lucas, como avisa no introito de seu evangelho, tinha o objetivo de narrar tudo quanto Jesus começou não só a fazer mas também a ensinar (At.1:1) desde o princípio (Lc.1:2) e, fiel a este objetivo, quis iniciar sua narrativa pelo anúncio do nascimento de João Batista, que foi o precursor de Cristo e aquele que pôs fim ao silêncio profético que já perdurava cerca de quatrocentos anos. Sem dúvida alguma, é a partir daí que se iniciará um novo tempo não só para Israel como para toda a humanidade.
 http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/4021-2%C2%BA-trim-2015-li%C3%A7%C3%A3o-2-o-nascimento-de-jesus-i.html