2º Trim. 2015 - Lição 4 - A tentação de Jesus V

2º Trim. 2015 - Lição 4 - A tentação de Jesus V
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2015
ADULTOS - JESUS, O HOMEM PERFEITO: O Evangelho de Lucas, o médico amado

COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
COMENTÁRIOS - SUPERINTENDÊNCIA DAS EBD'S DAS ASSEMBLEIAS DE DEUS EM RECIFE/PE
LIÇÃO 04 – A TENTAÇÃO DE JESUS - 2º TRIMESTRE 2015
(Lc 4.1-13)

INTRODUÇÃO
            Em Lucas 4-1.13 encontramos o registro da tentação de Jesus. O Filho do Homem foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto, a fim de ser tentado pelo diabo. Neste ambiente hostil e sobre fortes e sedutoras tentativas diabólicas, o nosso Senhor conseguiu vencer as artimanhas do Maligno utilizando-se da espada do Espírito – a Palavra de Deus. 

I – A TENTAÇÃO DE JESUS SEGUNDO O EVANGELHO DE LUCAS
            Após ser batizado por João Batista no Jordão (Lc 3.21,22), Jesus foi conduzido pelo Espírito Santo ao deserto para ser tentado. Mas alguém pode perguntar: como era possível que o Jesus sem pecado fosse tentado? Devemos antes de mais nada observar que o que foi tentado foi sua natureza humana. Jesus não só era Deus; ele era também homem. O episódio da tentação estáregistrado nos três evangelhos sinóticos (Mt 4; Mc 1.13; Lc 4). No entanto, o registro lucano nos fornece alguns detalhes a respeito desse fato que abaixo iremos destacar:


1.1 O lugar da tentação (Lc 4.1). O referido texto nos mostra que Jesus foi tentado no deserto “E Jesus […] foi levado [...] ao deserto”. A palavra deserto no grego “eremía” e “éremus” significam, ambos, “deserto” ou “lugar ermo”, ou seja, não somente um verdadeiro deserto, mas também um lugar desabitado ou escassamente habitado. “A zona desabitada da Judéia ocupava a parte central que era o espinho dorsal da parte sul da Palestina. Entre esta zona e o Mar Morto havia um deserto terrível, de cinquenta quilômetros por vinte e cinco. As colinas eram como acumulações de pó; a pedra calcária parecia amolada e descascada; as rochas nuas e trincadas; o solo parecia oco sob os cascos dos cavalos; brilhava com o calor como uma grande fornalha e terminava em precipícios de quatrocentos metros de altura, que se precipitavam ao redor do Mar Morto. Nesta aterradora desolação Jesus foi tentado” (BARCLAY, 1955, p. 39).

http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/4063-2%C2%BA-trim-2015-li%C3%A7%C3%A3o-4-a-tenta%C3%A7%C3%A3o-de-jesus-v.html 
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - PROF. PAULO AVELINO