2º Trim. 2015 - Lição 5 - Jesus escolhe Seus discípulos I

2º Trim. 2015 - Lição 5 - Jesus escolhe Seus discípulos I
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2015
ADULTOS - JESUS, O HOMEM PERFEITO: O Evangelho de Lucas, o médico amado
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES
COMENTÁRIOS - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP


ESBOÇO Nº 5
LIÇÃO Nº 5 – JESUS ESCOLHE SEUS DISCÍPULOS
                                   Ser discípulo de Jesus é crer n’Ele e seguir-Lhe as pisadas.
INTRODUÇÃO       
- Na sequência do estudo do Evangelho segundo Lucas, analisaremos o conceito de discípulo de Cristo Jesus neste Evangelho.
- Ser discípulo de Jesus é crer n’Ele e seguir-Lhe as pisadas.
I –  O CONTEÚDO DA MENSAGEM DO MINISTÉRIO TERRENO DE JESUS
- Na sequência do estudo do Evangelho segundo Lucas, nosso comentarista propõe que analisemos o conceito de discípulo no terceiro evangelho.
- Sabemos que ser “discípulo” é ser aprendiz, é ser aluno, pois é isto que significa a palavra discípulo. O seguidor de Cristo é, sobretudo, um “discípulo”, alguém que está sempre a aprender de Jesus, que é o Mestre por excelência (Mt.23:8,10). A propósito, se houve um título que Jesus jamais recusou foi o de Mestre (Jo.13:13).
- Não é à toa que, no relato dos Evangelhos, Jesus apareça mais ensinando do que pregando, a nos mostrar que seguir a Cristo é um contínuo aprendizado, pois somente aprendendo d’Ele encontraremos descanso para as nossas almas (Mt.11:29).
- Jesus disse que nenhum discípulo é superior ao seu mestre e que somente seremos perfeitos se nos amoldarmos ao Mestre (Lc.6:40), se nos conformarmos à imagem de Deus, que é Cristo (Rm.8:29; II Co.4:4; Cl.1:15; Hb.1:3).
- Portanto, a vida espiritual é um contínuo aprendizado, no qual nós nos transformamos pela renovação do nosso entendimento, para que possamos experimentar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus (Rm.12:2), e, fazendo a vontade de Deus, podermos desfrutar da vida eterna, pois só quem faz a vontade do Senhor permanece para sempre (I Jo.2:17).