A parte da Igreja que é comandada pelos homens

A parte da Igreja que é comandada pelos homens

“ Uma Reflexão Momentânea ”

- A parte da Igreja que é comandada pelos homens -


Francisco Jacob Ferreira*
Francisco Jacob Ferreira Jacob

(...) Pois também eu te digo que tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela;

                        Sem dúvida nenhuma, sabemos que a Igreja é do Senhor JESUS CRISTO. Ele mesmo disse-nos que edificaria a Sua Igreja sobre uma pedra de esquina, pedra forte e indestrutível que é Ele mesmo, e o fez, (Mateus 16:10). Ele é DEUS, logo não precisa do ser humano para fazer a Sua Igreja funcionar, prosperar, fortalecer-se a cada dia. DEUS não necessita de nada que temos para que Sua Obra caminhe perfeitamente bem e segura na terra, DEUS é DEUS e ponto final.
                        Porém, o nosso DEUS, por misericórdia, pois Ele é a misericórdia, utiliza-Se do homem que Ele criou para que anuncie a outros homens, incrédulos, a Sua Palavra e Obras de Salvação e para que Ele, DEUS, possa resplandecer a Sua glória em nossa vida para que todos saibam que Ele é DEUS, dando-nos o privilégio de sermos, em Suas mãos, ferramentas para anunciarem as Boas Novas de Salvação. Caso contrário, o homem, que não possui nada, não é nada, não sabe nada e não pode nada, morreria na inutilidade que o é, porém, o homem só tem, em si mesmo, a desconfiança no seu intimo, a incredulidade, a maldade no coração, como também podemos observar em nós mesmos que o nosso espírito luta contra a carne que puxa e procura colocar o homem nas supostas benesses que o mundo pode oferecer, de dia e de noite, e que, ao final da vida, estas tais benesses levam, como que de imediato, o homem, a criatura das mãos de DEUS, a benfeitoria do trabalho das mãos de DEUS, para o inferno eterno.
                        DEUS, em Sua infinita bondade e misericórdia no passado como o faz hoje também, utilizou-Se de muitos homens, como, por exemplo, Noé (Gênesis 8:15) para que ele, Noé, evangelizasse o povo de então e construísse a Arca da Salvação para os que criam na mensagem pregada por Noé nos tempos antes do dilúvio, que consumiu toda carne.
                    Utilizou-Se também de Jonas(Jonas 1:1), a ponto de colocá-lo no ventre de um grande peixe pressionando-o para que ele fosse a Nínive pregar para um povo corrupto de maus hábitos, pecadores ao extremo, dando assim aquele povo a oportunidade de Salvação.
                    DEUS ainda serviu-Se de Elias (I Reis 21:17), utilizou-Se de Abraão (Gêneses 12:1), foram muitos os homens que DEUS Se utilizou para mostrar a Sua glória, homens que escolheram e preferiram estar com DEUS, perto d’Ele e não longe d’Ele, homens que foram felizes por terem com DEUS fidelidade.
                    É bem verdade que alguns destes tais homens escolhidos por DEUS, por Sua soberania,  fraquejaram, pecaram a ponto de serem homicidas como o Rei Davi (I Crônicas 29:26), mas houve nele o arrependimento e a Palavra do Senhor nos mostra que, se com a nossa boca confessarmos os nossos pecados, DEUS é fiel e justo para perdoar os nossos pecados (1 João 1:9).
                        As gerações passaram-se e, depois de 14 delas, DEUS utilizou-Se de uma mulher, virgem, pura, de mente e de alma, ela servisse de mãe de Seu Filho JESUS CRISTO aqui na terra, iniciando assim a última oportunidade de Salvação pela graça. (Mateus 1:17). Então nasceu JESUS CRISTO, Filho do homem, vindo por uma mulher, Maria.(Mateus 1:16).
1 -  (...) E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e pôr-lhe-ás o nome de Jesus. 
2 - (...) Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus.
                        E, desta forma, o Reino dos céus vem sendo construído na terra desde os primórdios da criação do mundo, pois, em todas as etapas da vida em que o homem caiu, o Senhor nosso DEUS sempre teve, e tem, um plano em mente de Salvação para este homem caído, feitura de Suas Santas mãos, e o Senhor JESUS CRISTO é a última oportunidade que temos de sermos salvos pela graça preciosa de nosso DEUS (Efésios 2:8), a maneira que DEUS trabalha não muda, pois DEUS é imutável e n’Ele não existe sombra de variação.
(...) Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação.
                        Então, voltando aqui na terra dos viventes, DEUS seleciona homens que são consagrados a pastores, evangelistas, diáconos e a cooperadores, homens que, para serem consagrados, DEUS dá determinações e precisam se encaixar perfeitamente em regras divinas, quesitos dados por DEUS aos Apóstolos que a nós foram transmitidos pela Palavra de DEUS, a Bíblia Sagrada, e estes quesitos devam ser observadas para esta consagração que é feita na terra por homens já consagrados e aprovados por DEUS. Nada pode ser feito sem a autorização do nosso DEUS, que toca no coração do anjo da Igreja e mostra qual é a pessoa que Ele quer que seja consagrada e para que área este homem deva ser consagrado e qual o tipo de trabalho específico terá dentro de Sua obra de Salvação.
(...) E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
“ Regras Bíblicas basilares para que se seja consagrado um bom Obreiro “

1 - (...) Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento;
2 - (...) Porque convém que o bispo seja irrepreensível, como despenseiro da casa de Deus, não soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem espancador, nem cobiçoso de torpe ganância;
3 - (...) Que a ninguém infamem, nem sejam contenciosos, mas modestos, mostrando toda a mansidão para com todos os homens.
 4 - (...) Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância;

                        É bem verdade que hoje vemos muitíssimos homens considerados  homens eclesiásticos que, olhando para algumas atitudes cometidas por eles, diante do povo que estão sendo por eles pastoreados, dentro da congregação que eles têm sobre seus cuidados, chega, em muitos momentos a até criar dentro de nós uma dúvida, uma desconfiança quanto às atitudes que são cometidas diante do povo de DEUS, e tais atitudes nos deixa entristecidos e, ao mesmo tempo, pensativos, e pensamos e falamos conosco mesmos, como seres humanos que somos, como se pode fazer tais coisas dentro da Casa do Senhor? Visam somente valores, praticam o desdém, e estes pensamentos que nos vêm a mente faz-nos pecar com o pecado de murmuração, pecado este que fez com que o povo de Israel lá no deserto não entrasse em Canaã. Precisamos tomar cuidados especiais para não cometermos este tipo de pecado que DEUS abomina, mas as atitudes que são cometidas por alguns pastores, bispos, evangelistas, anciãos, ou seja qual nomenclatura que tenha quem está na direção da igreja, não pode por nós serem julgadas, questionadas, pois não temos esta autoridade, porque todo julgamento pertence a DEUS, e somos ensinados que, com a mesma medida que medimos, seremos também medidos ( Mateus 7:2).
                     O rei Davi teve o rei Saul em suas mãos e ele era por Saul, perseguido, sem trégua,  e nada fez, pois sabia ele que nunca poderia tocar em um ungido do Senhor. (I Samuel 24:5).
                        Devemos entender que DEUS olha e anota todas as coisas que fazemos ou pensamos, e que tem já em Sua norma este cuidado de julgar a cada um dos que Ele consagrou. É explícito isto na Bíblia Sagrada, pois o Senhor nosso DEUS Se expressando diz: Aí de vós pastores (Ezequiel 34 a 22 – Jeremias 23:1 – Zacarias 11 a 17 Jeremias 3 a 15). Não precisa existir em nós a necessidade de nos preocuparmos com o que faz ou deixa de fazer o que está na frente do trabalho do Senhor JESUS CRISTO na terra e, sim, somente deva ser a nossa preocupação a preocupação de orarmos por eles, mesmo que as atitudes não sejam a nossos olhos incoerente.
                      Devemos orar, orar e orar. Na Igreja do Senhor JESUS CRISTO aqui na terra. tudo pertence a DEUS, porém a parte que fica sobre os cuidados dos homens, por serem eles falhos, seres humanos e passíveis de falhas e de pecados, pecam, eu sei que, muitas vezes, não conseguimos ficar debaixo de algumas injustiças, mas não devemos ter preocupações de julgamento, porque o nosso DEUS, Senhor da seara, tudo vê e, a Seu tempo, tudo cobrará de cada um independentemente de outros.
                        Porém, necessitamos estar atentos às atitudes desvairadas que, em muitos casos, nos são visíveis aos olhos, Neste caso, recomendo ficar-se muito atento para não compartilharmos destes desvarios cometidos, fiquemos atentos à Palavra de DEUS, busquemos conhecer a Palavra de DEUS. A Bíblia ensina-nos ouvirmos de tudo e retermos o que é bom (ITessalonicenses 5:21).Hoje, neste século em que tudo é considerado normal, não nos acostumemos com qualquer coisa, ousemos, analisemos e, em nosso coração, desvinculemos certas atitudes, maneiras de tratar a um ou a outro, desdéns que são cometidos, porque também nosso DEUS não faz acepção de pessoas,(Atos dos Apóstolos 10:34), e alguns, hoje, são até elitistas, gostam de uma pessoa ou de um grupo porque possuem algo de interesse próprio em muitos casos e não gostam de outros ou de outros grupos porque não possuem algo também, isto hoje é comum, visam bens materiais, visam posições no meio da sociedade e no meio político, no meio até da Igreja do Senhor, visam poder controlador, porém, não se esqueçam que:
(...) Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não devem os pastores apascentar as ovelhas?

(...) Comeis a gordura, e vos vestis da lã; matais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.
(Ezequiel 34:2-3)
                        Sirvamos a DEUS com alegria e dedicação e sinceridade, sejamos fiéis, abundantes na Obra do Senhor, porque o nosso trabalho não é vão no Senhor (ICoríntios 15:58), mesmo que não concordemos com alguma coisa, porque somos servos, e servo, somente  serve,  e o Senhor nosso DEUS ensina-nos.

(...) Obedecei a vossos pastores, e sujeitai-vos a eles; porque velam por vossas almas, como aqueles que hão de dar conta delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil.
                        Todo o resto, deixemos com o nosso DEUS que é o autor e consumador da fé.
(...) Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.
(...) Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
(...) Sabendo que o homem não é justificado pelas obras da lei, mas pela fé em Jesus Cristo, temos também crido em Jesus Cristo, para sermos justificados pela fé em Cristo, e não pelas obras da lei; porquanto pelas obras da lei nenhuma carne será justificada.

*Membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus - Ministério do Belém - Setor 5 (Osasco/SP) - Jardim Rochdale I/Vista Alegre
http://www.portalebd.org.br/atualidades/reflexoes/item/4036-a-parte-da-igreja-que-%C3%A9-comandada-pelos-homens.html 
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - FRANCISCO JACOB FERREIRA