ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 2 - Revista da Editora Betel




AULA EM 12 DE ABRIL DE 2015 – LIÇÃO 2
(Revista: Editora Betel)

Tema: CONHECENDO AS LIMITAÇÕES DO TEMPO

Texto Áureo: Atos 7.25
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição apresente a vida de Moisés, mostre os detalhes do seu chamado.
“sendo cuidado pela sua mãe”, obviamente, ele não foi cuidado por sua mãe Joquebede até os quarenta anos. Enquanto esteve no Egito, Moisés aprendeu a legislar.
“passou no deserto vivendo como um pastor”, nessa vida de pastor ele aprendeu a humildade e aprendeu a conduzir um rebanho no deserto.
“sendo ensinado pelas provações”, as provações são as melhores fontes de ensinamentos para os que precisam aprender a caminhar no deserto.
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1. MOISÉS, ESCOLHIDO PARA SER LIBERTADOR.
- “descobre que depende de Deus”, quando um servo de Deus descobre isso, ele está aprendendo a maturidade cristã.

1.1. Moisés e o tempo da iniciação
- “planejou toda formação espiritual”, ela deve ter se preocupado em instruir Moisés no conhecimento do Deus dos patriarcas, das promessas e da profecia.
- “para firmar suas raízes hebreias”, professor(a), aqui você pode fazer perguntas ocasionais, pode perguntar, por exemplo, o seria “firmar raízes hebreias? A resposta é que Moisés começou a conhecer suas origens, a história do seu povo e com isso pode entender quem ele era.
“passou a ser uma satisfação”, criou o próprio filho para ser príncipe do Egito, uma posição que hebreu nenhum jamais teve.
“nós agimos observando oportunidades”, Deus fez o impossível para abrir uma oportunidade de Joquebede ser abençoada.

1.2. Moisés e o tempo da formação
“civilização mais adiantada daquele tempo”, o Egito detinha o conhecimento de agricultura, da astrologia, da engenharia, da escrita, sem contar o forte aparelhamento de guerra.
“aprendeu a administração”, boa pare do conhecimento de administração que os egípcios possuíam, foi herdado de José, o maior administrador que o Egito já viu.
“jamais o afastaram do que deveria ser”, professor(a), não se deve afirmar que Moisés sabia desde de pequeno qual seria sua missão.

1.3. Moisés e o tempo de justiça
- “rompimento provocado pela justiça”, ele tentou fazer justiça ao matar o egípcio e por isso teve que fugir. Professor(a), verifique se todos na classe conhecem a história da morte do egípcio.
“seu preparo no Egito seria usado”, por mais que ele tenha perdido seu cargo e sua posição social, o que ele aprendeu ninguém podia tirar dele. Professor(a), anime seus alunos a estudarem cada vez mais.
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2. DA RIQUEZA DO PALÁCIO À ESCASSEZ DO DESERTO
- “onde se tornou pastor de ovelhas”, a nova situação que Moisés passou a viver o ensinaria a humildade, a união, o conceito de família e o valor do trabalho. Só as adversidades podem nos mostrar o que há de maior valor na vida.

2.1. Assentando junto ao poço
- “assentar-se junto ao poço”, provavelmente ele assentou-se ali por não ter como tirar água.
- “Ele agiu na carne e estava colhendo”, se refere ao ato de matar o egípcio. Mais outras duas ocasiões Moisés age pela ira, quando quebra as tábuas dos Dez Mandamentos Ex 32.19 e quando ele feriu a rocha Nm 20.8-11. Cada vez que Moisés de irou e tomou uma atitude na ira, sofreu uma consequência.

2.2. Egípcio ou hebreu?
- “o hebreu se apossasse por completo de Moisés”, sentido figurado para afirmar que o lado hebreu de Moisés apareceu. Porém sabemos que Moisés não desejava ser libertador do povo e tentou resistir a Deus.
“quarenta anos para usá-lo ministerialmente”, se refere a condução do povo no deserto, que durou quarenta anos.
“Para todo vasto ministério existe um grande preparo”, professor(a), nesta parte você pode traçar uma comparação com alguns irmãos que ao se converterem resolvem sair pregando nas igrejas afora, sem nenhum preparo ou experiência. Obreiros que pulam a etapa do preparo correm o risco de terminarem frustrados.

2.3. Confortado pelo Senhor
- “dando lugar ao pastor de ovelhas”, esse era o ofício dos hebreus no Egito, Moisés estava voltando às suas raízes.
“esvaziá-lo para depois torna-lo a encher”, não se pode encher um copo que já está cheio, às vezes a pessoa está cheio de mundo dentro de si, assim é preciso ser esvaziado por Deus.
“mas humilde, submisso e totalmente dependente de Deus”, esse tipo de líder não serve para o mundo, mas é perfeitamente útil no Reino de Deus. Todo futuro líder cristão deve considerar isso.
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3.  O TEMPO E SEUS ENSINAMENTOS
“em que fase da vida se está vivendo”, considerando esse padrão das fases da vida de Moisés como referência.
“Moisés sabia que era o salvador de seu povo”, a base bíblica para essa afirmação está em At 7.25. (Na referência de At 7.25 afirma que Moisés esperava que o povo entendesse que ele seria o libertador, porém esse texto se refere a Moisés adulto e não uma criança, suponho que Moisés se autodenominou libertador já na fase adulta, ou talvez ele quisesse apenas julgar as causas do povo, mas duvido muito que ele tivesse consciência de sua missão desde de criança.)

3.1. Entendendo a vontade de Deus.
- “impaciência ministerial”, é quando o obreiro não espera o chamado tempo de Deus e tenta fazer as coisas no seu próprio tempo.
“não reinou após ter recebido a unção de rei”, todos que tem uma chamada especial devem entender essa palavra. Deus chama, mas para ser enviado a pessoa deve passar pelas escolas de Deus.
- “quando sabemos de algo tão grande e vemos que nada acontece”, a sociedade moderna está acostumada a correria e às vezes trazemos isso para a igreja, queremos que nossas causas sejam logo resolvidas.

3.2. Entendendo o tempo de Deus.
- “por não saber discernir o tempo de agir”, nós entendemos dessa forma, mas a grande verdade é que Deus estava controlando tudo e permitiu que Moisés passasse por isso para que ele fossa para a escola do deserto.
Deus não queria enviar alguém que se declarasse juiz do povo, mas Ele enviaria Moisés quando ele se sentisse incapaz.

3.3. Entendendo o preparo de Deus.
“se conhece a história da travessia do mar vermelho”, com a dependência de Moisés diante de Deus, o Senhor o conduziu ao Mar Vermelho e deu aquele grande livramento. Se Moisés tivesse deixado a empreitada de lado por qualquer motivo, o Senhor teria passado com o povo pelo mar, mas não seria o nome de Moisés que entraria para a História.
“os hebreus passaram a orar fervorosamente”, professor(a), você pode comentar que alguns irmãos só oram com o coração quando estão em situações semelhantes a de Moisés.
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CONCLUSÃO
“pode ser perigoso e frustrante”, frustrante é situação ou coisa da qual se esperava algo que não aconteceu. Quando alguém não espera o tempo de Deus, está esperando algo, mas com o tempo observa que aquilo não acontece como esperava.
- Elabore o resumo e apresente.
- Convide os alunos para a próxima lição.

Marcos André – professor
José Evaldo Barbosa - Colaborador
http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2015/04/escola-dominical-esboco-e-subsidio-da_7.html
Boa Aula!