2º Trim. 2015 - Lição 3 - A infância de Jesus I Plano de Aula

2º Trim. 2015 - Lição 3 - A infância de Jesus I Plano de Aula
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
SEGUNDO TRIMESTRE DE 2015
ADULTOS - JESUS, O HOMEM PERFEITO: O Evangelho de Lucas, o médico amado
COMENTARISTA: JOSÉ GONÇALVES

PLANO DE AULA - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO
ASSEMBLEIA DE DEUS - MINISTÉRIO DO BELÉM - SEDE - SÃO PAULO/SP

PLANO DE AULA Nº 3
LIÇÃO Nº 3 – A INFÂNCIA DE JESUS
1º SLIDE   INTRODUÇÃO
- Na continuidade do estudo do Evangelho segundo Lucas, estudaremos hoje a respeito da infância e adolescência de Jesus, o que é relatado no trecho de Lc.2:21-52.
- Lucas mostra-nos que Jesus, tendo Se feito homem, teve um desenvolvimento como qualquer outro ser humano, mas sem pecado.
2º SLIDE   I – A CIRCUNCISÃO E APRESENTAÇÃO DE JESUS
- Como qualquer criança judia do sexo masculino, Jesus foi circuncidado ao oitavo dia, ocasião em que se lhe deu o nome de Jesus, consoante a determinação do anjo Gabriel a Maria (Lc.2:21) e a José (Mt.1:21).
- A notícia da circunscisão de Jesus mostra-nos como Ele havia nascido de mulher e nascido sob a lei (Gl.4:4).
3º SLIDE
- A submissão à lei é repetida no relato da ida de Jesus ao templo para ser consagrado ao Senhor, primogênito que era (Ex.13:2; 22:29; 34:19; Nm.3:13; 8:17; 18:15), como também para cumprimento do mandamento da purificação de Sua mãe (Lv.12:1-4).
- Neste relato, temos a noção de que José e Maria eram pessoas humildes, a revelar o grande desapego do Senhor em Sua encarnação (Lc.2:24; Lv.12:6-8).
4º SLIDE
- Quando do cumprimento deste cerimonial, o Senhor dá novo alento à fé daquele casal, através das palavras proféticas proferidas tanto por Simeão quanto por Ana, que atestavam ser aquele menino o Cristo do Senhor.
- Simeão foi levado pelo Espírito Santo ao templo e lhe foi revelado que aquela criança de apenas quarenta dias de vida era o Messias prometido. Simeão, então, num ato de fé, tomou a criança em seus braços e louvou a Deus, confirmando, assim, mais uma vez, que Jesus era realmente o Cristo, o Messias, o Salvador.
5º SLIDE
- Simeão, ainda, profetiza que aquela criança seria o Messias, a salvação não só de Israel como de todas as nações, mas que seria contraditado, servindo de fator de dissensão entre os homens.
- Simeão abençoa José e Maria e diz a Maria que era teria grande sofrimento em virtude do que estava reservado a Jesus.
6º SLIDE
- Este sofrimento de Maria seria o fato de, como mãe, ser  testemunha ocular do sacrifício de Cristo na cruz do Calvário.
- Tal sofrimento, em absoluto, porém, dá qualquer participação de Maria na redenção da humanidade, como ensinam erroneamente os mariólatras. O sofrimento de Maria seria fruto da incompreensão da obra salvífica de Cristo no instante do sacrifício vicário na cruz, a mostrar como Maria nenhuma participação teria em tal obra.
7º SLIDE
- Além de Simeão, a profetisa Ana, uma viúva de quase oitenta e quatro anos, também passou a profetizar a respeito do menino no templo, o que servia de reforço à consolação de José e de Maria, diante das adversidades que cercaram o nascimento do menino.
- Não só Jesus foi apresentado ao Senhor no templo, mas também o Senhor apresentou o Seu Cristo ao povo de Israel, àqueles que devotamente serviam a Deus, ainda que fossem humildes e despercebidos pela sociedade israelita de seu tempo.
8º SLIDE  II – JESUS ASSUME SUA RESPONSABILIDADE PERANTE A LEI
- José e Maria voltaram à Galileia, para a cidade de Nazaré (Lc.2:39). Tal retorno não foi imediato, como sabemos pelo relato de Mateus.
- A infância de Jesus foi absolutamente normal, nada tendo de extraordinário. O evangelista diz-nos que “o menino crescia e se fortalecia em espírito, cheio de sabedoria e a graça de Deus estava sobre Ele” (Lc.2:40).
9º SLIDE
- O desenvolvimento de Jesus seguia os mesmos passos dos demais seres humanos. Quando o evangelista fala do crescimento de Cristo,  repete as mesmas palavras que utilizara para falar do desenvolvimento de João Batista: “crescia e se fortalecia em espírito” (Lc.1:80), a indicar que se tratava de algo absolutamente normal.
- Lucas, porém, realça que Jesus era cheio de sabedoria, o que já revela aqui um traço deste evangelho, qual seja, o de mostrar a Jesus como a “sabedoria de Deus” (Lc.11:49).
10º SLIDE
- Outro ponto importante enfatizado por Lucas era de que a graça de Deus estava sobre Jesus. Isto nos mostra, mais uma vez, a verdadeira humanidade de Cristo. Embora fosse Deus, o fato é que, como homem, necessitava da graça de Deus.
- Estes traços do desenvolvimento de Cristo mostram claramente o grave dever que têm os pais na educação de seus filhos. Como servos de Deus, devemos sempre fazer com que nossos filhos possam crescer e se fortalecer em espírito, sendo cheios de sabedoria e que vivam debaixo da graça de Deus. Para tanto, é indispensável que os criemos na doutrina e na admoestação do Senhor (Ef.6:4), ensinando-lhes o caminho em que devem andar (Pv.22:6).
11º SLIDE
- José e Maria eram pessoas tementes a Deus, cumpridoras dos mandamentos, tanto que iam a Jerusalém todos os anos por ocasião da festa da páscoa (Lc.2:41).
- Tendo atingido os doze anos e, assim, entrado no décimo terceiro ano de vida, Jesus, conforme a tradição, foi levado ao templo para que assumisse a sua responsabilidade diante da lei de Moisés.
12º SLIDE
- Após as festividades, José e Maria, inadvertidamente, seguiram juntamente com a caravana que viera de Nazaré, de volta, sem perceber que o menino Jesus havia ficado no templo.
- Foram três dias de busca pelo menino, enquanto que o Senhor Jesus estava a conversar com os doutores.
13º SLIDE
- Jesus, primeiramente, ouviu os doutores. Isto é mais uma prova de que Jesus era a Sabedoria encarnada, pois o sábio primeiramente ouve para depois falar (Pv.1:5; 18:13; Ec.5:1; Tg.1:19).
- Mas, após ter ouvido, passou a interrogar os doutores, demonstrando uma inteligência incomum, que causou a admiração de todos os que ali estavam (Lc.2:46,47).
14º SLIDE
- Após três dias, José e Maria vão ao templo e lá encontram o adolescente Jesus no meio dos doutores.
- Perguntado pelos seus pais a respeito deste Seu comportamento, Jesus responde que estava a tratar dos negócios de Seu Pai (Lc.2:49). Na Sua assunção de responsabilidade perante a lei, Jesus tinha adquirido a plena consciência de Sua obra salvífica, obra exclusiva, tanto que Maria não compreendeu o que Jesus falou.
15º SLIDE   III – A ADOLESCÊNCIA E JUVENTUDE DE JESUS
- Apesar desta magistral e maravilhosa “estreia” no templo de Jerusalém, Jesus retornou para Nazaré na companhia de Seus pais, voltando a ter a mesma vida normal que todo adolescente judeu tinha.
- Lucas mostra o total desapego de Cristo e o real significado de Sua humilhação. Não havia ainda chegado a hora do início do ministério de Jesus e, por isso, o Senhor retornou para Nazaré, para uma vida anônima e de sujeição aos pais, enquanto que Maria continuava a guardar todas estas coisas em seu coraão (Lc.2:51).
17º SLIDE
- Jesus tinha de ter uma vida normal, passar por tudo que os homens passam para poder cumprir o Seu ministério  (Hb.2:10,11,16-18).
- Jesus tinha de aprender a obediência (Hb.5:8) e somente se aprende a ser obediente a partir da obediência e sujeição aos pais.
18º SLIDE
- A maior parte da vida de Jesus se deu em Nazaré. Dos trinta e três anos que viveu sobre a face da Terra, Jesus passou cerca de 25 anos ali.
- Isto nos mostra que a maior parte de nossas vidas sobre a Terra deve ser dedicada à obediência, à sujeição aos nossos superiores, à piedade e ao anonimato.
19º SLIDE
- Em Nazaré, o Senhor Jesus dá três importantes lições:
a) a lição do silêncio;
b) a lição da vida familiar;
c) a lição do trabalho.
20º SLIDE
- A lição do silêncio mostra-nos que nenhum ministério, nenhuma obra para Deus se faz sem que antes tenhamos o desenvolvimento de uma intimidade com Deus, assim como teve Jesus em Sua adolescência e juventude.
- A lição da vida familiar ensina-nos que não há outro lugar onde se possa iniciar um verdadeiro contato com Deus senão a família. É a família o local adequado e divinamente determinado para aprendermos a fazer a vontade de Deus, amando a Deus e amando ao próximo.
21º SLIDE
- A lição do trabalho ensina-nos que nenhum chamado para a obra de Deus nos dispensa de cumprir a determinação divina de sobrevivermos com o suor do nosso rosto, de obtermos, pelo trabalho, o sustento nosso e de nossa família.
- Através do silêncio, da vida familiar e do trabalho, Jesus pôde ter um crescimento equilibrado, indispensável para realizarmos a vontade de Deus aqui na Terra: um crescimento em sabedoria, em estatura e em graça para com Deus e os homens.
22º SLIDE
- A sabedoria faz com que os jovens não se esqueçam, ao desfrutar do vigor de sua idade, que deverão prestar contas a Deus de tudo que fizerem e que, portanto, devem, na alegria da juventude, fugir da carnalidade e da ira (Ec.11:9,10;12:1)
- O crescimento em sabedoria e em graça para com Deus e os homens exige um ambiente familiar para jovens e adolescentes, tanto em casa quanto na igreja local, e não uma segregação que lhes fará apenas receber a mentalidade mundana de apologia ao instinto e à carne.
23º SLIDE
- O crescimento equilibrado de Jesus, exemplo para todos nós, envolve, assim, tanto o crescimento espiritual, da intimidade para com Deus; como o desenvolvimento social a partir do ambiente familiar e, por fim, uma vida social baseada no trabalho e na obtenção sincera do pão de cada dia.
- Se levarmos nossos jovens e adolescentes a este caminho, certamente estaremos a preparar vigorosas testemunhas de Jesus Cristo no meio da sociedade.

 http://www.portalebd.org.br/classes/jovens-e-adultos/item/4044-2%C2%BA-trim-2015-li%C3%A7%C3%A3o-3-a-inf%C3%A2ncia-de-jesus-i-plano-de-aula.html
COLABORAÇÃO PARA O PORTAL ESCOLA DOMINICAL - EV. CARAMURU AFONSO FRANCISCO