2º Trim.2015 - PRE ADOLESCENTES - Lição 6: Um Mordomo de Deus

2º Trim.2015 - PRE ADOLESCENTES - Lição 6: Um Mordomo de Deus
PORTAL ESCOLA DOMINICAL
PRE ADOLESCENTES – CPAD
2º Trimestre 2015
Tema: Quem sou?
Comentaristas: Evelini Ventura



LIÇÃO 6- UM MORDOMO DE DEUS


Texto Bíblico  1 Co 6.19,20  Gl 2.20
Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos?
Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o corpo de vocês.
Fui crucificado com Cristo. Assim, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim. A vida que agora vivo no corpo, vivo-a pela fé no filho de Deus, que me amou e se entregou por mim.


Objetivos         Devemos entender o que é ser um mordomo,reconhecendo que todas
                         as coisas vem de Deus, e devemos cuidar bem delas.


Introdução
Seguindo a sequencia das lições deste trimestre sobre a vida pessoal do adolescente, estudaremos a condição de mordomos de Deus , pois Deus nos concedeu uma nova vida, bem como muitos dons e talentos que devemos administrar.

I-  Tudo sob controle
Definição
A palavra mordomo tem um significado profundo para a vida cristã. Dizer a um crente, entretanto, que ele é mordomo de Deus, nem sempre desperta o seu coração para os incontáveis privilégios e responsabilidades dessa função, por ser pouco conhecido o significado da palavra.

Mordomo quer dizer, literalmente, ecônomo, isto é, aquele que é incumbido da direção da casa, o administrador. É aquela pessoa a quem é entregue tudo quanto o senhor possui para ser cuidado e desenvolvido. É aquele a quem o senhor incumbe o governo daquilo que lhe é mais precioso. Em linguagem bíblica isto quer dizer não só terras, dinheiro, jóias e os bens materiais em geral, mas também o cuidado da esposa e dos filhos, a reputação do senhor e até sua própria vida. Daí se depreende o que o Senhor exige de nós quando nos constitui mordomos seus. É com temor e tremor que devemos assumir nossa responsabilidade mas, de outro lado, com regozijo em nossos corações, por ele nos ter confiado um lugar de tantas oportunidades para glorificar seu santo nome.
fonte; http://www.palavraprudente.com.br/estudos/walter_k/mordomia/cap01.html

A palavra “mordomia” define a relação entre o homem e Deus. O homem há de usar as dádivas confiadas por Deus para promover os interesses de Deus no mundo. Um mordomo é aquele a quem são confiados os bens de outros.
O termo grego “mordomo” significa “administrador da casa” (Lc 16:2)

No livro Colossenses diz:

“Porque por Ele foram criadas todas as coisas, tanto as que estão nos céus, como as que estão na terra; quer visíveis, quer invisíveis, sejam tronos, domínios, principados, ou potestades; tudo foi criado por ele e para ele."

Jesus Cristo não deseja ser apenas o seu Salvador. Ele quer ser também o Senhor de sua vida. No Novo Testamento Jesus é chamado de “Salvador” 24 vezes! Ele é também chamado de “Senhor” cerca de 700 vezes! Tudo o que temos e tudo o que somos pertence a Ele, porque o nosso coração pertence a ele.

Dizer que você é um “Mordomo de Cristo” implica em reconhecer que Ele é o Senhor e que você é um administrador do que Ele lhe confiou
Em Romanos 14:7-9 diz : “Pois nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si. Se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, quer vivamos quer morramos, somos do Senhor. Pois para isto Cristo morreu e tornou a viver, para ser. Senhor tanto dos mortos como dos vivos.”

Você já pode dizer que sua vida pertence a Jesus?


 TEMOS O PRIVILÉGIO DE SER MORDOMO DO SENHOR
Somos mordomos de Deus o Pai. O que quer isto dizer? Qual o significado da palavra mordomo?

UM MORDOMO
é um administrador de uma casa, ou de um estabelecimento por conta de outro; é alguém que administra os bens de outro, que toma conta daquilo que não é seu.
Nada do que existe no mundo pertence aos homens. Tudo é de Deus. Quando um ser humano nasce não traz consigo coisa alguma; quando morre, do mesmo modo, não leva nada consigo ( nem mesmo o corpo). Esta é prova, evidente, de que nada do que existe no mundo nos pertence.
Esta é uma verdade aplicada a toda a gente, quer acredite, quer não. Há pessoas que se preocupam muito com a aparência pessoal, com as possessões materiais - o meu carro, a minha casa, a minha piscina, o meu dinheiro, etc - esquecendo-se que na verdade, nada lhes pertence! Tudo aquilo que existe na terra está à nossa disposição, enquanto aqui vivermos. Os homens nascem e morrem. Os bens materiais ficam na terra passando de uns para os outros.

Nós, os filhos de Deus devemos levar mais a sério esta grande verdade: nada é nosso, tudo é de Deus! Por conseguinte, nós, somos apenas mordomos - administradores dos bens de Deus.
Na revista anterior, compartilhei algo que Deus me mostrou ultimamente: algumas pessoas na igreja, não recebem cura divina simplesmente porque a vida delas não está de acordo com a vontade de Deus - elas não têm dado a Deus todas as áreas da sua vida. Lembram-se de vos ter dito que a nossa vida pode ser comparada a uma casa com vários quartos? Jesus quer ser Senhor de toda a nossa casa! Não apenas da sala de visitas, ou de um outro quarto. Ele deve ser Senhor de toda a casa; mesmo, até, dos quartos menos bem arrumados!
fonte; http://mordomodosenhorservofiel.blogspot.com.br/



II- Sim, Senhor!
BASE DA MORDOMIA CRISTA

1) Deus é o dono de tudo. Davi declarou esta verdade: “Do Senhor é a terra e a sua plenitude; o mundo e aqueles que nele habitam” (SI 24.1). Todas as coisas foram feitas por Deus (Gn 1.1; Hb 11.3). Não existem dois princípios criadores. Apenas um, e este princípio é Deus. Portanto, Ele é o proprietário da sua criação.

2) O homem é mordomo de Deus. Deus constituiu o homem como seu mordomo, seu despenseiro, depois de criar tudo: “E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que rasteja pela terra” (Gn 1.28). “Disse o Senhor: Qual é, pois, o mordomo fiel e prudente, a quem pôs sobre os seus servos, para lhes dar a tempo a ração? Bem-aventurado aquele servo a quem o seu senhor, quando vier, achar fazendo assim” (Lc 12.42,43).

3) O crente tem um motivo próprio. “Porque fostes comprados por bom preço. Glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus” (ICo 6.20). Não nos pertencemos a nós mesmos. Pertencemos a Deus duas vezes: primeira, porque Ele no fez; segunda, por­que Ele nos remiu (comprou). Esta é a nossa motivação para servi-lo.

4) Deus exige uma prestação de contas de cada mordomo. Este é o ensino de Jesus: “Muito tempo depois veio o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles” (Mt 25.19). Jesus está dizendo que haverá um tempo de acerto de contas. Feliz será o mordomo que for achado fiel.


A EXTENSÃO DA MORDOMIA

1) A mordomia da igreja. A igreja, como instituição, recebeu de Deus uma mordomia. Ela é responsável diante de Deus pelo bom desempenho dessa mordomia. Em Ap 2.1-3, o Senhor encontrou na igreja de Efeso um bom desempenho da mordomia. Todavia, foi achada em falta em algumas coisas (v.4). Das sete igrejas da Ásia, apenas duas estavam desenvolvendo fielmente a mordomia que recebera do Senhor: Esmirna e Filadélfia.

2) A integridade de um fruto da mordomia. Jesus ensinou, por pa­rábola: “O seu senhor lhe disse: Bem está, servo bom e fiel. Sobre o pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei. Entra no gozo do teu senhor” (Mt 25.21). O mordomo fiel, ainda que tenha recebido poucos talentos, será colocado sobre o muito. O infiel, no pouco ou no muito, será punido pelo Senhor.

3) As possessões materiais. As propriedades têm um papel social. Deus nunca teve a intenção de acumular um mordomo com bens materiais sem que este fizesse a distribuição proporcional de suas rendas: a) O Estado tem a sua porcentagem e Deus também: “Então ele lhes disse: Dai a César o que é de César, e a Deus o que é de Deus” (Mt 22.21); b) As viúvas e os órfãos têm sua parte: “As viúvas despediste vazias, e os braços dos órfãos foram quebrantados. Por isso, é que estás cercado de laços, e te perturbou um pavor repentino” (Jó 22.9,10); c) Os pobres perceberão a sua parte: os apóstolos faziam a distribuição das contribuições, atendendo aos pobres também (At 4.34,35). Deus estabelece para cada mordomo as devidas prioridades.

4) As dádivas do próprio mordomo. O mordomo contribui com dízimos, ofertas voluntárias, tempo, talentos, trabalhos etc. (Gn 4.1-7; Is 6.8; Ml 3.10). A igreja foi fundada por Jesus Cristo. Ela é a agência do Reino de Deus na terra. Cada membro da igreja é um mordomo e tem responsa­bilidades. A igreja está apta para receber as dádivas do mordomo e administrá-las para o crescimento do Reino de Deus na terra.

5) Habilidades e dons. Somos mordomos, também, dos dons: “E ele mesmo concedeu uns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, outros para pastores e mestres, com vistas ao aperfeiçoamento dos santos…” (Ef 4.11,12). Em ICo 12.1-11, Paulo fala da diversidade dos dons que o Espírito Santo deu à igreja. No v.7 ele declara que: “a manifesta­ção do Espírito é dada a cada um para o que for útil”.
fonte; https://josiasmoura.wordpress.com/2010/01/29/estudo-biblico-do-culto-de-doutrina-o-que-e-a-mordomia-crista/


III- O dia "D"
A PRESTAÇÃO DE CONTAS

Cristo também nos ensinou que a mordomia é um cuidado temporário do que pertence a uma outra pessoa e que o verdadeiro dono exigirá uma prestação de contas da administração depois.

“E dizia também aos seus discípulos: Havia um certo homem rico, o qual tinha um mordomo; e este foi acusado perante ele de dissipar os seus bens. E ele, chamando-o, disse-lhe: Que é isso que ouço de ti? Presta contas da tua mordomia, porque já não poderás ser mais meu mordomo.” (Lucas 16.1,2)

Temos exemplos bíblicos de uma boa mordomia sendo louvada e também de uma má mordomia sendo punida. Ninguém pode fugir da prestação de contas. Vemos isto nos exemplos que Jesus deu na Parábola das Dez Minas e na Parábola dos Talentos:

“E aconteceu que, voltando ele, depois de ter tomado o reino, disse que lhe chamassem aqueles servos a quem tinha dado o dinheiro, para saber o que cada um tinha ganhado, negociando.” (Lucas 19.15)
“E, muito tempo depois, veio o senhor daqueles servos e ajustou contas com eles.” (Mateus 25.19)

Esta é uma ênfase encontrada em toda a Bíblia. Na Carta aos Hebreus, fica evidente que a prestação de contas é para todos, e que nada passará despercebido aos olhos de Deus:

“E não há criatura que não seja manifesta na sua presença; pelo contrário, todas as coisas estão descobertas e patentes aos olhos daquele a quem temos de prestar contas.” (Hebreus 4.13)


SEGUNDO A CAPACIDADE DE CADA UM

Alguns ficam com medo da prestação de contas, como se não fossem capazes de lidar com o que Deus lhes confiou, mas há um princípio inquestionável na mordomia instituída por Deus: Ele, em Sua sabedoria e justiça, nunca pedirá a ninguém para fazer alguma coisa que não consiga fazer.

Ele nunca trata conosco da mesma maneira com que Ele trata com outros, como que lidando por atacado. Ele conhece as nossas limitações e também a nossa capacidade. Ele sabe que não somos iguais uns aos outros e que uma soma de fatores coloca a cada um de nós em posições bem diferentes diante d’Ele.

“Porque isto é também como um homem que, partindo para fora da terra, chamou os seus servos, e entregou-lhes os seus bens, e a um deu cinco talentos, e a outro, dois, e a outro, um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.” (Mateus 25.14,15)

O conselho divino dado a Faraó, por uma palavra de sabedoria pela boca de José, foi que era necessário alguém capaz, para assumir a mordomia da colheita dos sete anos de prosperidade que estavam por vir:

“Portanto, Faraó se proveja agora de um varão inteligente e sábio e o ponha sobre a terra do Egito.” (Gênesis 41.33)

De modo semelhante, Deus, que inspirou esta palavra dada por José, escolhe pessoas de capacidade para darem conta do que Ele lhes confiará. Primeiramente, Deus nos dá a capacidade, e depois Ele nos confia algo. Mesmo assim, Ele jamais nos deixa entregues à nossa própria capacidade, mas Ele mesmo Se incumbe de nos capacitar ainda mais para podermos fazer a Sua obra. Paulo falou disto, escrevendo aos irmãos da Igreja de Corinto:

“E é por Cristo que temos tal confiança em Deus; não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual nos fez também capazes de ser ministros dum Novo Testamento, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata, e o Espírito vivifica.” (2 Coríntios 3.4-6)

Estas palavras não retratam alguém com uma consciência de capacidade própria, mas justamente o contrário! Precisamos entender que, no que diz respeito a nossos bens e recursos materiais, Deus também nos dará a capacitação para correspondermos ao Seu propósito. Mas isto não cairá do Céu, como uma fruta madura cai de uma árvore. É preciso buscarmos isto de Deus. Este é o conselho que recebemos de Tiago:

“E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e não o lança em rosto; e ser-lhe-á dada.” (Tiago 1.5)

Assim como devemos buscar a sabedoria do alto mediante a oração e a fé, assim também devemos buscar o entendimento bíblico mediante o estudo e a meditação. Desta forma, alcançaremos uma boa mordomia!
fonte; http://www.orvalho.com/compreendendo-a-mordomia-por-luciano-subira/

Conclusão
Deus nos concedeu uma nova vida, da qual devemos cuidar  bem , assim como de todos os dons pois um dia havemos de prestar contas a Ele, que possamos ser achados como bons mordomos de Deus.

Colaboração para o Portal Escola Dominical - Jair Cesar Silva Oliveira

 http://www.portalebd.org.br/classes/pre-adolescentes/item/4140-pre-adolescentes.html