Criança com leucemia precisa com urgência de doação de sangue

{6bea07343b8e018ab4b7c2ca26f58bd5}_sangue_1__250x154x0_crop
 O pequeno Guilherme Henrique Santos Leite, 8 anos, da Assembleia de Deus em Chã de Bebedouro, está precisando de doação de sangue de qualquer fator sanguíneo e de plaquetas tipo A+. Guilherme foi diagnosticado com leucemia e está internado para fazer tratamento contra a doença na Santa Casa de Misericórdia de Maceió.
Os voluntários devem procurar o banco de sangue da Santa Casa e fazer as doações em nome de Guilherme Henrique Santos Leite.
Critérios para doações de plaquetas
É considerado apto, o voluntario que estiver em boas condições de saúde, ter peso superior a 60 quilos, não usar medicação que contenha AAS e outros antiinflamatórios, possuir acesso venoso calibrosa, possuir contagem de plaquetas superior a 170.000UI e ter disponibilidade de, pelo menos uma hora e meia para o procedimento. Os cuidados após a doação são os mesmos da doação de sangue.
A doação de plaquetas beneficia pacientes em tratamento para leucemias e outros tipos de câncer, os submetidos a transplante de medula óssea, a cirurgias cardíacas, as vítimas de trauma, dentre outros. Pode ser realizada a cada 72 horas, não ultrapassando 24 doações em 12 meses. A reposição das plaquetas pelo organismo é rápida e ocorre em torno de 48 horas.
Critérios para doação de sangue
Para ser doador de sangue é preciso estar em boas condições de saúde, pesar mais 55 quilos, ter descansado no mínimo 6 horas nas últimas 24 horas, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas, não ter feito tatuagem a menos de dois anos e ter entre 16 e 69.


FONTE: AD AL