Dinâmica da Lição 08: A Ameaça do Terrorismo (Juvenis)

,
Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.
- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, trabalhem o conteúdo da lição. Vejam as sugestões abaixo:
- Apresentem o título da lição: A ameaça do Terrorismo.
- Coloquem em 01 quadro ou cartolina reportagens ou figuras sobre terrorismo que vem acontecendo nestes últimos anos.

Reflitam sobre o que tem originado esta onde de terrorismo, quais as localidades onde estão acontecendo e quem promove este tipo de violência.
- Destaque que somente no Senhor podemos encontrar a verdadeira proteção.
- Enfatize que precisamos valorizar mais toda proteção oferecida por Deus.
- Depois, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
- Para concluir, utilizem a dinâmica “Proteção 24 horas”.

Dinâmica: Proteção 24 horas
Objetivo:
Refletir sobre a proteção humana e a segurança que somente encontramos em Deus.
Material:
Figuras de fortalezas e torres(faróis).
Procedimento:
- Inicie a aula mostrando o quadro de insegurança que estamos vivendo. São assustadores os números apontados nas estatísticas da onda de violência que se alastra no Brasil e no mundo. O noticiário nos assusta diariamente com o registro de assassinatos, estupros e outros crimes de agressões aos valores, às leis e as normas vigentes na ordem social estabelecida. Multiplicam-se as zonas de vulnerabilidade. Ficamos todos numa sensação de impotência diante de um quadro assustador que estamos vivendo. O sentimento de medo e insegurança toma conta da população.
- Agora pergunte: O que devemos fazer como cidadãos, para termos uma maior proteção e segurança?
-Ouça cada resposta atentamente e discuta com os alunos cada uma delas se isto que eles estão apresentando realmente resolveria o problema.
- Leia o texto de Zacarias 2. 4, 5 (ausência de muro ao redor da cidade e a glória de Deus como um muro de fogo) falem que historicamente as cidades tinham muros que serviam de proteção para o povo contra os ataques dos inimigos.
- Busque na internet figuras de fortalezas e torres construídas em localização estratégica nas cidades litorâneas que serviram para promover segurança. Além disso, fale sobre as torres que possuem faróis que serviam e servem até hoje para orientar a navegação à noite, promovendo também segurança para os navegantes.
- Agora, leiam:
 Pv 18.10 “Torre forte é o nome do Senhor, para ela corre o justo e está seguro”.
Sl 46.1 “Deus é o nosso refúgio e fortaleza, socorro bem presente na angústia”
Perguntem: Quem é a nossa fortaleza? E torre forte?
Espera-se que os alunos tenham observado o que dizem os versículos e falem que é Deus e o nome do Senhor!
- Falem: Temos uma torre forte na qual podemos nos refugiar, nos orientar através de Sua palavra que é luz para nosso caminho.
- Depois, perguntem se há algum aluno que está se sentindo inseguro, precisando se sentir amparado.
Certamente, haverá.
Então, peçam para que a turma faça um círculo ao redor do(s) colega(s). Orientem para que os alunos deixem o círculo bem fechado, simbolizando uma fortaleza, para que se sintam fortalecidos pelo cuidado e proteção dos colegas.
Depois, façam uma oração pelos que estão dentro do círculo, para que sintam segurança e proteção 24 horas da torre forte e da fortaleza que é Deus.
- Para concluir, leiam conjuntamente:
Sl 4.8 “Quando me deito, durmo em paz, pois só tu, ó Senhor, me fazes viver em segurança.
Sl 78.53. “E os guiou com segurança, e não temeram; mas o mar cobriu os seus inimigos” (Fale sobre a grande proteção de Deus para o povo de Israel a caminho da Terra prometida).

Ideia original: Sulamita Macedo – Blog Atitude de Aprendiz

Adaptação da Dinâmica: Escriba Digital

Dinâmica – O Cuidado de Deus
Objetivo: 
Destacar o cuidado e proteção de Deus para as nossas vidas
Material: 
Palitos de fósforos
Procedimento:
O professor chama à frente um aluno e lhe entrega um palito de fósforo e em seguida pede para ele quebrar o palito – esta será uma tarefa muito fácil.
Em seguida o professor convida a frente outro aluno e lhe entrega outro palito e lhe fazer o mesmo procedimento.
Ao convidar o terceiro aluno, o professor não dá o palito a ele, mas coloca o palito na palma da mão do aluno convidado. Pede para ele fechar a mão e tentar quebrar o palito enquanto mantém a mão fechada. Agora eles vão perceber a grande dificuldade.
Explique que um palito de fósforo quando está sem nenhuma proteção é muito frágil, por isso qualquer pessoa pode quebra-lo até mesmo uma criança. Mas quando você coloca este mesmo palito na palma de sua mão ele agora não pode ser mais quebrado. Assim é o cristão, como pessoa humana somos fracos. Enquanto ele está sem a proteção divina facilmente ele pode ser quebrado pelos problemas da vida e pelas investida do inimigo. Mas se você estiver guardado debaixo da proteção do Altíssimo pode descansar tranquilo (Leia com eles Salmos 91). Se você está nas mãos de cristo saiba que Ele lhe garante proteção total (leia com eles João 10.28, 29). Talvez você diga: “Mas eu sou tão falho e fraco”. No entanto saiba que sua fortaleza vem do Senhor, Ele te garante proteção e cuidado. Encerre a dinâmica refletindo com eles o Salmo 121. (Convide seus alunos para orarem juntos agradecendo ao Senhor por sua proteção).

Autor: Desconhecido

Adaptação da dinâmica: Escriba Digital

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/05/dinamica-da-licao-08-ameaca-do.html#ixzz3aX4DZF7i