Dinâmica da Lição 6: Ouvi o Teu Chamado (Adolescentes)

,

Professores e professoras observem alguns pontos importantes e valiosos para o bom crescimento e desenvolvimento de seu aluno e de sua sala:
1– Procure manter os dados pessoais de seus aluno(a)s sempre atualizados (endereço, telefone, e-mail, redes sociais, etc)
2– Antes de iniciar a aula procure se aproximar de cada aluno de sua classe:
- Cumprimente-os, abrace-os.


- Procure saber como foi a semana de cada um deles, e escute-os.
- Preste bastante atenção se há alguém que precise de algum tipo de atenção ou oração especial.
- Observe se existe algum visitante e/ ou aluno novato e faça-lhes uma apresentação muito especial para que ele sinta-se desejoso de voltar a sua sala.
3– Aconselhamos que antes da aula procure ver com seu secretário o nome dos aniversariantes para que após a aula você possa parabeniza-los, dando-lhes um abraço, oferecendo um versículo ou quem sabe uma simples lembrancinha.
4– Ao final da aula procure ver com o secretário de sua sala o nome das pessoas ausentes e durante a semana separe um momento onde você possa entrar em contato com ele(a), por meio de uma visita, um telefone ou rede sociais.
5– É importante que você como professor entenda a importância de cada atitude como a que recomendamos logo acima, a fim de que você possa desenvolver um vínculo afetivo com cada aluno, ele compreenderá o quanto você o ama e se importa com ele.
6 – Agora, você inicia o estudo da lição. Veja sugestões abaixo:
- Apresente o título da lição: Ouvi o teu chamado.
- Em seguida diga-lhes: hoje, vamos estudar sobre o chamado de Samuel.
- Narre a história de Samuel e seu chamado divino.
- Logo em seguida, trabalhem os pontos levantados na lição, sempre de forma participativa e contextualizada.
- Depois, aplique a dinâmica “Conhecendo a voz de Deus e seu chamado”.

Dinâmica: Conhecendo a voz de Deus e seu chamado
Objetivo:
Levar os alunos a conhecer a voz de Deus e entender o Seu chamado
Material:
Quatro voluntários
Desenvolvimento:
Escolha um local adequado para essa dinâmica. Os quatro voluntários deverão ficar a frente dos alunos. Peça para que os quatros voluntários chamem cada aluno, um a um, pelo nome. Cada adolescente deverá ir até os voluntários de olhos vedados, um a um, e encontrá-lo apenas ouvindo a sua voz. A cada chamado escolha um voluntário em que o aluno chamado deverá identifica-lo pela voz. Por exemplo: Digamos que os voluntários se chamem Carlos, José, Marcos e Felipe. Você pedirá para que os quatros voluntários chamem cada aluno, mas o aluno terá que identificar onde está o voluntario por nome de Marcos, o próximo também será chamado pelos quatros voluntários, mas terá que identificar onde está o voluntario por nome de José, depois deve ser identificado o Carlos, em seguida o Felipe, e assim será feito até o final da dinâmica. Concluir este momento com uma reflexão .

Palavra de reflexão:
Pergunte se eles tiveram dificuldade de identificar o voluntário sem vê-lo, apenas pela sua voz. Diga-lhes que em nossa caminhada como cristãos, enfrentamos muitas dificuldades, e muitas dúvidas aparecem, como por exemplo: Qual é a vontade de Deus pra minha vida?, Será que estou fazendo a vontade de Deus?, Como faço pra ganhar a minha família pra Jesus? Será que sou/estou apto pra fazer a vontade de Deus? A resposta para essas questões é, Deus quer que você faça a obra d’Ele e atenda ao Seu chamado, e Ele nos capacita para isso! O que Ele que são corações voluntários e pessoas atentas a ouvir o seu chamado, como Samuel. Viver na doação de si é, pois, já preparar-se para responder à vontade de Deus. Samuel escuta, mas não reconhece a voz. Para discernir o chamado de Deus é preciso a ajuda de uma pessoa experimentada, conhecedora da voz do Senhor, de sua maneira de falar. Samuel responde dizendo: “fala que teu servo ouve”. Sua resposta manifesta a oferta de sua voluntariedade a Deus. Ele o permite revelar sua palavra. Portanto, Deus nos chama, nos comissiona, nos capacita a sermos cumpridores da Palavra de Deus, fazendo sua obra, não olhando para nossas limitações, nossas falhas, mas sim olhando para aquele que nos chamou, para que sejamos cumpridores de Sua obra e da Sua vontade.

Professor, antes de dar esta aula pesquise com muito afinco todos os pontos abordados em seu Plano de Aula, pois não adianta falar só de achismo, ou porque conheceu este Blog e acha suficiente para dar aula. Entenda que eu não conheço a realidade social, psicológica, física e espiritual de seus alunos, por isso, tente chegar no âmago das dúvidas de seus alunos, não os faça de meros espectadores de um "show" de conhecimento, pois isso não será suficiente, o conteúdo precisa de aplicabilidade para a situação de vida de seus alunos e isso é o mais importante. Deguste à vontade o conhecimento, mas não ache que irá inculcá-lo de uma hora pra outra nos seus alunos, por isso procure ser criativo na exposição do assunto.

Desejamos que esta aula seja portadora de grandes frutos para vida de seus alunos!


Por Escriba Digital


Read more: http://euvoupraebd.blogspot.com/2015/05/dinamica-da-licao-6-ouvi-o-teu-chamado.html#ixzz3ZUL7jmrl