ESCOLA DOMINICAL - Esboço e Subsídio da Lição 5 - Revista da CPAD



AULA EM 03 DE MAIO DE 2015 – LIÇÃO 5
(Revista: CPAD)

Tema: JESUS ESCOLHE SEUS DISCÍPULOS

Texto Áureo: Lucas 14.27
  
INTRODUÇÃO
- Querido(a) professor(a), nesta lição ensine o que é ser um discípulo de Jesus
“Palavra tem para a construção do Reino de Deu”, a Palavra de Deus é a base do Reino e se alguém não medita na Palavras perde a base, então Satanás vem com seus ataques para derrubar o crente.
“ensinou mais do que pregou”, naquele tempo o conceito de pregar não era como o conhecemos hoje. Pregar era simplesmente anunciar o Reino de Deus Mc 16.15, e ensinar era doutrinar o novo crente. A ênfase maior era para o ensino, porém hoje a ênfase maior é para a pregação, erradamente, pois Jesus era um ensinador.
“eram recheadas de conteúdo pedagógico”, em Jesus a pregação e o ensino se confundiam, Ele anunciava ensinando.
__________________________________________
1. O MESTRE

1. Seu ensino.
“dedicada a ensinar e a preparar os seus discípulos”, Jesus precisava prepará-los para ao que eles enfrentariam. Assim nós temos que fazer com os novos convertidos, nossos jovens e todos.
“as pessoas ficavam maravilhadas com o ensino do Senhor”, embora o ensino de Jesus fosse carregado de conteúdo as pessoas se maravilhavam pela graça de Deus que havia nas palavras de Jesus e outros se maravilhavam da Sua autoridade no falar Mt 7.29. Note que não é o muito conteúdo que chama a atenção das pessoas, mas a forma de transmiti-lo, para ensinar tem que ter graça e autoridade.
“seu ensino era de origem divina”, só tem autoridade para ensinar e pregar quem recebeu de Deus, quem não recebe de Deus fica imitando e fingindo.

2. Seu exemplo.
“Porque eu vos dei o exemplo”, o exemplo tem o poder de convencimento melhor do que mil palavras, Jesus nunca mandou ninguém subir o monte, mas porque ele fazia nós fazemos hoje. Essa é a melhor técnica pedagógica se alguém ensina deve utilizar o exemplo.
“fariseus que ensinavam, mas não praticavam”, essa é uma das características de quem é somente religioso. Ensina e exige aquilo que não faz. As pessoas percebem com o tempo e o ensino perde a credibilidade.
“nada adianta a beleza das palavras”, atualmente os ministros se aprimoraram na eloquência, isso pode ser bom, mas infelizmente muitos usam para o mal, pregam bonito e convencem o povo a fazer coisas terríveis que não tem nada a ver com o evangelho.
“O povo se convence mais rápido pelo que vê do que pelo que ouve”, essa grande verdade deve ser repetida para a classe, para fixar.
__________________________________________
2. O CHAMADO

1. O método.
- “Dessa forma, todas as classes foram alcançadas por Jesus”, Jesus não se preocupou se eram pessoas de difícil trato, ou letrados ou problemáticos.
“dentre esses seguidores que Jesus chamou doze”, os seguidores eram aproximadamente setenta discípulos, mas desses, ele chamou setenta apóstolos.

2. O custo.
“deixa bem claro quais são as implicações”, Jesus não os enganou e nem iludiu, como muitos líderes fazem hoje, tentam passar para o povo que no evangelho é tudo uma maravilha. Muitos crentes que vem com essas promessas acabam recuando na primeira dificuldade.
“Tornar-se discípulo é bem diferente”, a palavra “discípulo” é sinônimo de “aluno”, mas no meio cristão há uma diferença. O discípulo é aquele que segue aprendendo, discípulo é um seguidor e aluno é somente o que é instruído. Só para acrescentar, a palavra “apóstolo”, significa “enviado”.
“o seguidor passa a conviver com o mestre”, dessa forma o discípulo passa a aprender com os gestos e atitudes do mestre.
“não queria que o seguisse apenas por empolgação”, a empolgação acontece no início da caminhada, quando estamos empolgados e fazemos coisas que nunca fizemos, mas quando esse momento passa precisamos ter aprendido as lições de Jesus para ficarmos firmes e continuar na caminhada.
“abrir mão de algumas coisas para seguir”, o crente deve ter consciência de que nem todos em sua casa vão entender e aceitar a sua chamada, muitos não terão o apoio do conjugue ou dos pais. Tudo isso deve ser pesado e a recompensa no final deve ser levada em conta.
__________________________________
3. O TREINAMENTO

1. Mudança de destino.
- “um lugar central nos ensinamentos do Mestre”, a cruz foi o último ensinamento, Jesus preparou eles para aquele momento, mas quando o momento chegou eles demoraram a entender, mês depois entenderam.
“aparece como um divisor de águas”, é aquilo que faz a separação entre um coisa e outra, está dizendo que a cruz faz a divisão entre o que quer servir a Jesus de verdade e o que só estava esperando o Messias para a nação Israel.
“Uma mudança de rumo ou destino”, diante da cruz os discípulos puderam entender que a obra de Jesus era muito mais ampla do que simplesmente o livramento da nação naquela época.
“somente para aqueles que morrerem para este mundo”, o nosso preparo é para a vida eterna com Deus e não para vivermos bem nesse mundo. Muitos crentes investem e sonham em uma vida próspera aqui, mas a prioridade do crente deve ser o céu.

2. Mudança de valores.
- “mudança de mentalidade dos discípulos”, é a mudança de valores, os discípulos passaram a valorizar outras coisas. Existe um evangelho sendo pregado, que não provoca a mudança de valores nas pessoas, pelo contrário, as ensina a serem mais materialistas e avarentas.
- “possuir uma mente materialista”, não poderiam ter uma mente focada nos bens materiais.
“o Bom Pastor, supre cada uma das nossas necessidades”, se estamos seguindo a Jesus devemos deixar de se preocupar com as coisas materiais e deixá-las nas mãos de Jesus, nossa preocupação deve ser as coisas espirituais.
____________________________________
4. A MISSÃO
1. Pregar e ensinar.
“vemos Jesus enviando os doze”, por isso eles passaram a se chamar apóstolo, que significa “enviado”.
“deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios”, e essas virtudes são repassadas a todos aqueles que assumem a missão dos apóstolos de Jesus, a missão de levar o evangelho aos quatro cantos da Terra.
“possui o sentido de "proclamar como um arauto"”, como dissemos anteriormente, pregar é simplesmente “anunciar”. Essa é a principal missão do povo de Deus. Jesus também mandou fazer discípulos em todas as nações Mt 28.19, e fazer discípulos é pelo ensino da profundidade do evangelho. Então nossa missão é pregar e ensinar.
“Quando a Igreja se esquece desse princípio, ela perde o seu foco”, pergunte aos alunos se eles conhecem igrejas que esqueceram esse princípio.

2. Libertar e curar.
“ libertação para todos aqueles que se achegavam”, se refere à libertação do pecado, embora sabemos que Jesus também expulsou demônios.
“Frank Stagg”, foi um teólogo batista, professor, escritor e pastor nos Estados Unidos, morreu em 2001.
“Ele já era redentor da doença e do pecado”, Jesus curava e administrava a receita: “vá e não peques mais!”, Ele já estava mostrando para que veio.
_____________________________________
CONCLUSÃO
“o ensino tem na formação do caráter cristão”, o caráter cristão que é mencionado aqui, se refere aos valores de Cristo, é ter a mente de Jesus, todos que recebem Jesus devem ser ensinados nas doutrinas do Evangelho, e assim aos poucos os crentes vão adquirindo essa mente de Cristo.
“precisa ser acompanhada pelo exemplo”, professor(a), foque nisso, pois vivemos em um momento em que o exemplo não é mais importante em muitos lugares, mas no Reino de Deus é importantíssimo.
“recursos didáticos eficientes”, se refere a técnicas, métodos e materiais para o ensino.
“hiato existente entre o professor e o aluno”, hiato é o encontro de duas vogais na palavra, mas que não estão na mesma sílaba, ex: pa-ís, as vogais estão juntas mas são separadas. Assim acontece em muitas salas de aula, o professor está no mesmo ambiente do aluno, mas há um universo que os separa. Jesus foi o Mestre que acabou com todos os hiatos que existiam entre Ele e todo mundo.
- Elabore o resumo e apresente e não se esqueça de corrigir os exercícios.

Marcos André – professor
http://marcosandreclubdateologia.blogspot.com.br/2015/05/escola-dominical-esboco-e-subsidio-da.html

Boa Aula!